00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) EENF - ESCOLA DE ENFERMAGEM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - EENF Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENFERMAGEM - EENF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15846
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cardoso, Danielly Santos dos Anjos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6020493201445668pt_BR
dc.contributor.referee1Sales, Maria Lucélia da Hora-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9480625935283424pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Keila Cristina Pereira do Nascimento-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8839846984656013pt_BR
dc.creatorEgues, Dandara Medeiros de Holanda-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3725197887032064pt_BR
dc.date.accessioned2025-03-31T20:31:10Z-
dc.date.available2026-03-31-
dc.date.available2025-03-31T20:31:10Z-
dc.date.issued2025-02-25-
dc.identifier.citationEGUES, Dandara Medeiros de Holanda. Comunicação em saúde na atenção básica em tempos de emergência sanitária. 2025. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) – Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15846-
dc.description.abstractHealth communication goes beyond the mere transmission of information, serving as a strategic tool for building relationships, promoting autonomy, and democratizing care. In primary care, especially in the context of the pandemic, communication became fundamental to the effectiveness of health practices, including conflict mediation, multiprofessional teamwork, and active listening. This study aims to analyze the communication process among management, health teams, and SUS users in primary care during the COVID-19 pandemic in Delmiro Gouveia. It is a qualitative study designed as a case study, conducted in Delmiro Gouveia, Alagoas, within the primary care context. Data were collected through discussion circles with health teams, managers, and SUS users, and analyzed using thematic analysis techniques. The results revealed important factors such as the protagonism of the Community Health Agent and their dialogical practice with users for building bonds and improving care. The fundamental role of interprofessionalism was also identified as a determinant for integrated community health care. Regarding technologies, the results indicate that the primary digital means used by workers to maintain contact and ensure continuity of care for the population was the cell phone, primarily through the WhatsApp application. The main method of conducting consultations was through telemedicine. Thus, the research reinforces the importance of investments in both technological infrastructure and continuing education, promoting the enhancement of interprofessional and communication skills.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Enfermagem - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectAtenção Primária à Saúdept_BR
dc.subjectComunicação - WhatsApp (Aplicativo de mensagens)pt_BR
dc.subjectTecnologiaspt_BR
dc.subjectPandemia da COVID-19 - Delmiro Gouveia (AL)pt_BR
dc.subjectPrimary Health Carept_BR
dc.subjectCommunication - WhatsApp (Messaging App)pt_BR
dc.subjectTechnologiespt_BR
dc.subjectCOVID-19 Pandemic - Delmiro Gouveia (AL)pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpt_BR
dc.titleComunicação em saúde na atenção básica em tempos de emergência sanitáriapt_BR
dc.title.alternativeHealth communication in primary care in times of health emergencypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA comunicação em saúde vai além da simples transmissão de informações, sendo estratégica para a construção de vínculos, promoção da autonomia e democratização do cuidado. Na Atenção Básica, especialmente no contexto da pandemia, a comunicação se tornou fundamental para a efetividade das práticas em saúde, incluindo mediação de conflitos, trabalho multiprofissional e escuta qualificada. Este estudo tem como objetivo geral analisar o processo de comunicação entre a gestão, equipes de saúde e usuários do SUS na atenção básica diante da pandemia de COVID-19 em Delmiro Gouveia. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa e delineado como estudo de caso, realizado em Delmiro Gouveia, Alagoas, no contexto da atenção básica. Os dados foram coletados por meio de rodas de conversa com equipes de saúde, gestores e usuários do SUS, analisados com base na técnica de análise temática. Nos resultados, foram evidenciados fatores importantes como o protagonismo da (o) Agente Comunitária (o) de Saúde e sua prática dialógica com os usuários para a construção de vínculo e melhora do cuidado. Foi identificado também o papel fundamental da interprofissionalidade, sendo determinante para um cuidado integrado à saúde da comunidade. No que tange às tecnologias, os resultados apontam que os principais meios digitais utilizados pelos trabalhadores para manter o contato e dar continuidade para o atendimento da população foi o celular, através principalmente do aplicativo WhatsApp. O principal modo de realizar consultas foi através da telemedicina. Dessa forma, a pesquisa reforça a importância de investimentos tanto em infraestrutura tecnológica quanto em educação permanente, promovendo o aprimoramento das competências interprofissionais e comunicativas.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENFERMAGEM - EENF

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Comunicação em saúde na atenção básica em tempos de emergência sanitária.pdf
  Until 2026-03-31
1.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.