00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) EENF - ESCOLA DE ENFERMAGEM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - EENF Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENFERMAGEM - EENF
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Atuação da enfermagem no Programa saúde na Escola: desafios, limites e possibilidades
Título(s) alternativo(s): Nursing the Health at School Program: challenges, limits and possibilities
Autor(es): Costa, Layla Lívia Maranhão
Primeiro Orientador: Cardoso, Danielly Santos dos Anjos
metadata.dc.contributor.referee1: Rozendo, Célia Alves
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Laís de Miranda Crispim
Resumo: A estratégia de saúde da família a partir de ações intersetoriais com a educação atua em parceria com as escolas para o desenvolvimento de ações de saúde através do Programa de Saúde na Escola, visando contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde (BRASIL, 2009). Nesse contexto a enfermagem tem um papel estratégico de promotora de saúde, fazendo com que a atenção prestada ultrapasse os muros das unidades de saúde. O trabalho tem por objetivo analisar a atuação da enfermeira no contexto escolar a partir do desenvolvimento do Programa de Saúde na Escola em um município de Alagoas. Trata-se de um estudo qualitativo do tipo exploratório descritivo. Foi realizado com enfermeiras da estratégia de saúde da família em um município de Alagoas. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista semiestruturada e utilizou-se a análise temática.No estudo apresentado identificamos três categorias: enfermagem na Escola: desafios no contexto do PSE, o Programa Saúde na Escola: trabalho compartilhado? e a atuação da enfermeira no PSE: O que ainda não é, mas pode vir a ser. A primeira mostrando todos os percalços enfrentados para a execução das ações em ambiente escolar. A segunda mostrando a falta de parceria da escola nesse processo e a descontinuidade do cuidado, diante da ineficiência do NASF e pôr fim a trazendo uma visão positiva de como poderia ser essa atuação da enfermagem na escola, sendo a escola um ambiente tão importante na atenção a criança e ao adolescente na atenção primária.A partir dos resultados deste estudo, evidenciou-se que os enfermeiros enfrentam diferentes entraves no desenvolvimento das ações no cenário escolar no contexto do PSF, porem vislumbram uma atuação melhor diante da importância da atuação da enfermagem no ambiente escolar, visando à melhoria na atenção primária à saúde da população.
Abstract: The family health strategy based on intersectoral actions with education works in partnership with schools for the development of health actions through the School Health Program, aiming to contribute to the integral formation of students of the public basic education network by prevention actions, promotion and health care (BRASIL, 2009). In this context, nursing plays a strategic role as a health promoter, causing the care provided to surpass the walls of the health units. The objective of this study is to analyze the nurse 's performance in the school context, based on the development of the School Health Program. This is a descriptive exploratory qualitative study. It was performed with nurses of the family health strategy in the interior county of Alagoas. The data were collected through a semi-structured interview and the thematic analysis was used. In the study presented, we can see three categories: Nursing in the School: challenges in the context of the PSE, the Health in School Program: shared work? And the nurse's role in the PSE: What is not yet, but can be. The first one showing all the mishaps faced for the execution of the actions in school environment. The second one shows the lack of partnership of the school in this process and the discontinuity of care, in the face of inefficiency of the NASF and put an end to bringing a positive vision of how it could be this nursing action in school, with school being such an important environment in attention the child and the adolescent in primary care. From the results of this study, it was evidenced that nurses face different obstacles in the development of actions in the school setting in the context of the PSF, but they envisage a better performance in view of the importance of nursing performance in the school environment, aiming at the improvement in primary care health of the population.
Palavras-chave: Enfermagem
Programa Saúde na Escola - Brasil
Saúde escolar
Promoção da saúde
Nursing
Health at School Program - Brazil
School health
Health promotion
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Enfermagem - Bacharelado
Citação: COSTA, Layla Lívia Maranhão. Atuação da enfermagem no Programa saúde na Escola: desafios, limites e possibilidades. 2025. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) – Escola de Enfermagem e Farmácia, Curso de Enfermagem, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15834
Data do documento: 9-nov-2017
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