Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15832
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Proposta de unidade didática e material de mídia para o ensino das danças regionais na educação física escolar |
Autor(es): | Santos, Rosiane Gomes dos |
Primeiro Orientador: | Rodrigues, Natália de Almeida |
metadata.dc.contributor.referee1: | Manfroi, Miraíra Noal |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lima Filho, Antônio Passo |
Resumo: | O presente trabalho tem como tema norteador o ensino das danças folclóricas no componente curricular da Educação Física no Ensino Fundamental. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular, a unidade temática de dança deve ser ofertada aos alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental explorando danças regionais, danças Brasil e mundo, de matriz indígena e africanas, populares, urbanas e de salão. Apesar da obrigatoriedade de seu ensino, o conteúdo de dança na escola fica restrito a eventos festivos e jogos escolares em decorrência de uma série de problemáticas como: falta de afinidade e experiência/formação (inicial ou continuada) do professor de Educação Física, esportivização do ensino e preconceito. Essa problemática e dificuldade no ensino da dança na Educação Física escolar despertou inquietações sobre como as aulas poderiam ser organizadas pensando em um conteúdo acessível ao professor e ao aluno. Assim, esse trabalho tem como objetivo geral apresentar uma proposta de unidade didática para o ensino das danças regionais (quadrilha e frevo) e de um material de mídia para o apoio do professor de Educação Física direcionado para os primeiros anos do Ensino Fundamental. Este trabalho se caracteriza como um produto técnico aracterizado como produto educacional e tipificado como sequência didática e material de mídia. Para a unidade didática foram elaborados oito planos de aula norteando-se pela metodologia crítico-superadora para o ensino da quadrilha (4 aulas) e frevo (4 aulas). Na sequência, foram apresentados dois vídeos disponíveis na plataforma youtube e com duração entre 4 e 7,5 minutos. Nesses vídeos há uma breve explicação da dança, história e características e passos básicos para que o professor possa consultar. A proposta desse produto educacional é por entender que a dança é essencial nas aulas de Educação Física enquanto conteúdo obrigatório desde as séries iniciais até os anos finais, pois é riquíssima em assunto para ser trabalhado nas escolas, sendo fundamental para o desenvolvimento do aluno, tanto no aspecto social quanto no aspecto emocional e cognitivo. Ademais a proposta desse trabalho é apresentar caminhos, que não se cessam neles mesmos, mas que abrem possibilidades para o ensino da dança. |
Abstract: | The guiding theme of this work is the teaching of folk dances in the curricular component of Physical Education in Elementary School. According to the National Common Curricular Base, the dance thematic unit must be offered to students in the 1st to 9th year of elementary school exploring regional dances, dances from Brazil and the world, indigenous and African, popular, urban and ballroom dances. Despite its mandatory teaching, dance content at school is restricted to festive events and school games due to a series of problems such as: lack of affinity and experience/training (initial or continued) of the physical education teacher, sportivization of teaching and prejudice. This problem and difficulty in teaching dance in school physical education raised concerns about how classes could be organized with content accessible to teachers and students. Thus, this work has the general objective of presenting a proposal for a didactic unit for teaching regional dances (quadrilha and frevo) and media material to support physical education teachers aimed at the first years of Elementary School. This work is characterized as a technical product characterized as an educational product and typified as a didactic sequence and media material. For the didactic unit, eight lesson plans were created, guided by the critical-overcoming methodology for teaching square dancing (4 classes) and frevo (4 classes). Next, two videos available on the YouTube platform were presented, lasting between 4 and 7.5 minutes. In these videos there is a brief explanation of the dance, history and characteristics and basic steps for the teacher to consult. The purpose of this educational product is to understand that dance is essential in Physical Education classes as a mandatory content from the initial grades to the final years, as it is very rich in subject matter to be worked on in schools, being fundamental for the development of the student, both in the social aspect as well as in the emotional and cognitive aspect. Furthermore, the purpose of this work is to present paths that do not end in themselves, but that open up possibilities for teaching dance. |
Palavras-chave: | Danças folclóricas Dança - Ensino Educação física escolar Dance - Teaching Folk dances School physical education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Educação Física - Licenciatura |
Citação: | SANTOS, Rosiane Gomes dos. Proposta de unidade didática e material de mídia para o ensino das danças regionais na educação física escolar. 2025. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15832 |
Data do documento: | 25-jul-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Proposta de unidade didática e material de mídia para o ensino das danças regionais na educação física escolar.pdf | 467.8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.