00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15821
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Almeida, Jacqueline Praxedes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8079389802609076pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Cirlene Jeane Snatos e-
dc.contributor.referee2Calazans, Denis Rocha-
dc.creatorRodrigues, Karine Gabrielle de Lima-
dc.creatorOliveira, Diego Rafael Cavalcante dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4762421101702494pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7702244676229130pt_BR
dc.date.accessioned2025-03-24T13:46:00Z-
dc.date.available2025-03-24-
dc.date.available2025-03-24T13:46:00Z-
dc.date.issued2023-10-09-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Karine Gabrielle de Lima; OLIVEIRA, Diego Rafael Cavalcante dos Santos. O uso das tecnologias nas aulas de geografia no ensino remoto. 2025. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15821-
dc.description.abstractCovid-19 worsened the difficulties already existing in the Brazilian education system during the pandemic period, making the adoption of Information and Communication Technologies (ICTs) in education urgent to enable the implementation of Emergency Remote Education (ERE). ICTs have become the main tool for maintaining educational activities, highlighting their importance as a teaching resource in contemporary education. Given this perspective, this research analyzes the view of Integrated Technical High School students at the field school of the Institutional Program for Initiation to Teaching (PIBID) Geography subproject, in relation to the use of ICTs during the ERE in the Geography discipline. Data collection was carried out through the application of questionnaires, which received a response from 54% of the target audience in relation to the sample universe of the investigation. The results showed that high school students are immersed in a technological world, where instant access to information is a striking feature. However, the use of technologies by students in Remote Education did not occur equally or in a way that surprised face-to-face classes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Geografia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino remoto emergencial,pt_BR
dc.subjectTICspt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.subjectEmergency remote teachingpt_BR
dc.subjectICTspt_BR
dc.subjectGeography teachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.titleO uso das tecnologias nas aulas de geografia no ensino remotopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA Covid-19 agravou as dificuldades já existentes no sistema de ensino brasileiro no período pandêmico, fazendo com que a adoção das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) na educação fosse urgente para possibilitar a implantação do Ensino Remoto Emergencial (ERE). As TICs se tornaram a principal ferramenta para a manutenção das atividades educacionais, destacando sua importância como recurso de ensino na educação contemporânea. Diante dessa perspectiva, essa pesquisa analisa a visão dos alunos do Ensino Médio Técnico Integrado da escola campo do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) subprojeto de Geografia, em relação ao uso das TICs durante o ERE na disciplina de Geografia. A recolha dos dados se deu por meio da aplicação de questionários, os quais tiveram retorno de 54% do público-Alvo em relação ao universo amostral da investigação. Os resultados evidenciaram que os alunos do Ensino Médio estão imersos em um mundo tecnológico, onde o acesso instantâneo à informação é uma característica marcante. No entanto, o uso das tecnologias pelos discentes no Ensino Remoto não ocorreu de forma igualitária e nem de modo a suprir as aulas presenciais.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O uso das tecnologias nas aulas de geografia no ensino remoto.pdfO uso das tecnologias nas aulas de geografia no ensino remoto921.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.