Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15810
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Melo, Adriana Almeida Sales de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7571440852975071 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Verçosa, Élcio de Gusmão | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4788477290200059 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Cêa, Georgia Sobreira dos Santos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0367133856835297 | pt_BR |
dc.creator | Silva, Copérnico Mota da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5750268289458575 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-03-20T20:01:48Z | - |
dc.date.available | 2025-03-20 | - |
dc.date.available | 2025-03-20T20:01:48Z | - |
dc.date.issued | 2008-04-21 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Copérnico Mota da. Gestão estratégica da educação no Colégio da Polícia Militar da Bahia: realidades e perspectivas. 2025. 208 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2008. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15810 | - |
dc.description.abstract | This work aims to analyze the contributions of the strategic management to the improvement of the learning and teaching process. In this research we will analyse how the strategic management, if adopted by the staff and the management team of Colégio da Polícia Militar (CPM), can contribute, based on the relation between school knowledge (school practice) and the requirements of the contemporary world, to the empowerment of the students’ autonomy and criticism. We will use the contributions from the Administration Theory, in order to present a comment about its assimilation by the school administration and to do an analyze of this process toward the social transformation. In the school, the strategic management is seen by some authors as a process that completely improve the school management, connecting the strategic planning to the others management systems, offering a concept review of the school, based on its interior and on its environment analyze, reinforcing the educational practice with focus on formation and school management as team administration which can contribute to attend the real necessity of those who adopt it. The qualitative research was shaped as a case study whose subjects are teachers and the management team of the school, and the instruments to collect the data are observation, questionnaire and documental research. The experience confirms the systematically and non-systematically utilization of the strategic management by the mentioned school, since the implementation of the School Development Planning (SDP), in 1999, and the Pedagogical Political Project, in 2004. We noticed that nowadays such process is been presented as a tendency in the school management area. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
dc.subject | Gestão estratégica – Escolas | pt_BR |
dc.subject | Administração escolar | pt_BR |
dc.subject | Colégio Militar da Bahia | pt_BR |
dc.subject | School management | pt_BR |
dc.subject | Strategic Management – Schools | pt_BR |
dc.subject | Military College of Bahia | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Gestão estratégica da educação no Colégio da Polícia Militar da Bahia : realidades e perspectivas | pt_BR |
dc.title.alternative | Strategic management of education in the Colégio da Polícia militar da Bahia: realities and perspects | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho objetiva analisar as contribuições da gestão estratégica para a melhoria da qualidade dos processos de ensino e aprendizagem. Nesta pesquisa analisaremos como a gestão estratégica, se apropriada pelos dirigentes e docentes do Colégio da Polícia Militar (CPM), poderá contribuir, a partir das relações entre o saber escolar e as exigências do mundo contemporâneo, para a inserção autônomo-crítica dos seus educandos neste contexto. Recorre-se às contribuições das teorias da Administração para se apresentar uma critica da sua assimilação pela administração escolar e fazer a análise desta orientada à transformação social. A gestão estratégica na escola é vista, pelos autores que a defendem, como um processo que visa a melhoria integral da gestão escolar, ligando o planejamento estratégico a outros sistemas de gestão, propiciando uma revisão conceitual da escola a partir do seu interior e da análise do seu ambiente, reforçando a prática educativa focada na formação e a gestão escolar como administração colegiada – imperativos para o atendimento das reais necessidades dos que dela se servem. A pesquisa qualitativa foi concebida na forma de estudo de caso, tendo como sujeitos a serem pesquisados docentes e dirigentes do colégio e utilizando como instrumentos de coleta de dados a observação, o questionário e a pesquisa documental. A experiência confirma a utilização da gestão estratégica pelo citado colégio, de forma tanto sistemática quanto assistemática, desde a implantação do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE), em 1999 e do Projeto Político Pedagógico, em 2004. Observamos que tal realidade se apresenta, na contemporaneidade, como uma tendência no campo da gestão escolar pública. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Gestão estratégica da educação no Colégio da Polícia Militar da Bahia realidades e perspectivas.pdf | 1.24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.