Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15808
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Uma experiência construida: o impacto do estágio no processo da docência em história |
Autor(es): | Silva, Edjane Tavares da |
Primeiro Orientador: | Bezerra, Antônio Alves |
metadata.dc.contributor.referee1: | Baumgarten, Lidia |
metadata.dc.contributor.referee2: | Marques, Danilo Luiz |
Resumo: | As experiências que se constroem durante a graduação relacionadas às teorias abordadas, bem como através do estágio, são impactantes no processo de formação docente em História. Sobre este aspecto, o presente trabalho faz uma análise sobre a formação discente no curso de História, considerando as disciplinas de Estágio Supervisionado I, II, III e IV, que de forma direta permitem o exercício das teorias associadas à prática no ensino básico, notando a importância do envolvimento de todos que colaboram no percurso da aprendizagem e desenvolvimento do acadêmico durante o curso. Dentro da Universidade, encontra-se o lugar da formação, interligadas a vivencias pessoais que definem nossas subjetividades enquanto sujeitos sociais. Assim, este estudo, realizando uma reflexão no que diz respeito à história como disciplina, utilizando como fonte o memorial de estágio, teve como objetivo geral apresentar uma análise reflexiva a respeito da trajetória discente rumo à docência, determinante para decisão do oficio de ser professor. Neste interim, é abordado, neste Trabalho de Conclusão de Curso, a respeito do professor de história, o estágio como campo de conhecimento, as disciplinas de estágio, a importância do trabalho em equipe na realização e execução de projetos, bem como sobre a necessidade de deter o conhecimento de sua área e saber compartilhá-lo com os estudantes. Ao final do trabalho, evidenciou-se a importância de se fazer uso de ferramentas essências ao professor, como; o plano de aula e o uso de metodologias diferenciadas que permitam ao discente (professor em formação inicial) se sentir preparado a ministrar aulas nas mais diversas situações, compreendendo o aluno como parte ativa deste processo de resgate de memorias. Memórias que definem as características fundamentais para o exercício da docência. |
Abstract: | The experiences that are built during graduation related to the theories addressed, as well as through the internship, have an impact on the process of teacher education in History. In this regard, the present work makes an analysis of student training in the History course, considering the disciplines of Supervised Internship I, II, III and IV, which directly allow the exercise of theories associated with practice in basic education, noting the importance of the involvement of everyone who collaborates in the course of learning and development of the academic during the course. Within the University, there is the place of formation, interconnected to personal experiences that define our subjectivities as social subjects. Thus, this study, carrying out a reflection on history as a discipline, using the internship memorial as a source, had as its general objective to present a reflective analysis about the student trajectory towards teaching, decisive for the decision of the profession of being a teacher. In the meantime, this Course Completion Work deals with the history teacher, the internship as a field of knowledge, the internship disciplines, the importance of teamwork in the realization and execution of projects, as well as the need to hold the knowledge of their area and to know how to share it with the students. At the end of the work, the importance of making use of essential tools for the teacher, such as; the lesson plan and the use of differentiated methodologies that allow the student (teacher in initial training) to feel prepared to teach classes in the most diverse situations, understanding the student as an active part of this process of retrieving memories. Memories that define the fundamental characteristics for the exercise of teaching. |
Palavras-chave: | Experiência Docência em formação - História Estágio Experience Teacher in training - History Internship |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de História - Licenciatura |
Citação: | SILVA, Edjane Tavares da. Uma experiência construída: o impacto do estágio no processo da docência em história. 2025. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Instituto de Ciências Humanas Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15808 |
Data do documento: | 18-jul-2022 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - HISTÓRIA - ICHCA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Uma experiência construida o impacto do estágio no processo da docência em história.pdf | 953.36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.