00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - TEATRO - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15801
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Couto, Lara Barbosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0137525443525215pt_BR
dc.contributor.referee1Saraiva, Camila-
dc.contributor.referee2Gianini, Marcelo-
dc.creatorValentim, Emily Pinheiro de Figueiredo-
dc.date.accessioned2025-03-20T15:52:39Z-
dc.date.available2025-03-20-
dc.date.available2025-03-20T15:52:39Z-
dc.date.issued2024-03-28-
dc.identifier.citationVALENTIM, Emily Pinheiro de Figueiredo. Pina Bausch e Bertolt Brecht: a relação entre transformação e repetição de Bausch com gestus social de Brecht. 2025. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro) – Instituto de Ciências Humanas Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15801-
dc.description.abstractAbstract: This work aims to reflect on the body that communicates, based on the principles and pedagogical practices of the director, poet and playwright Bertolt Brecht and German choreographer and director Pina Bausch, responsible for the Wuppertal Tanztheater company since 1973. It is a brief critical analysis of the composition of the social gesture developed and conceptualized by Brecht and used by Bausch in his dance theater. Therefore, the writing of the text is presented in three moments. First, I briefly explain what Brecht's epic theater is and the concept of social gesture. Next, I present a brief history of how Bausch's dance theater developed. And finally, I show the approaches between Brecht and Bausch, analyzing two works, one produced by Bausch and the other produced by Brecht.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Teatro - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCorpomídiapt_BR
dc.subjectGestus socialpt_BR
dc.subjectDança-teatropt_BR
dc.subjectTeatro épicopt_BR
dc.subjectBodypt_BR
dc.subjectSocial gesturept_BR
dc.subjectDance theaterpt_BR
dc.subjectEpic theatept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpt_BR
dc.titlePina Bausch e Bertolt Brecht: a relação entre transformação e repetição de Bausch com gestus social de Brechtpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoResumo: Este trabalho tem como propósito refletir sobre o corpo que comunica a partir de princípios e práticas pedagógicas do encenador, poeta e dramaturgo Bertolt Brecht e da coreógrafa e diretora alemã Pina Bausch, responsável pela companhia Wuppertal Tanztheater entre os anos de 1973 até a sua morte, em 2009.Trata-se de uma breve análise sobre a composição do gestus social desenvolvido e conceituado por Brecht e utilizado por Bausch em sua dança-teatro. Com isso, a escrita do texto apresenta-se em três momentos. Primeiro, exponho de forma breve o que é o teatro épico de Brecht e o conceito do gesto social. Em seguida, apresento uma breve história de como se desenvolveu a dança-teatro de Bausch. E por fim, mostro as aproximações entre Brecht e Bausch, fazendo uma reflexão de fragmentos de duas obras, uma produzida por Bausch e outra produzida por Brecht.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - TEATRO - ICHCA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.