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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15785
Tipo: | Dissertação |
Título: | Concepções de educação de jovens e adultos: uma análise de conceitos e sentidos a partir dos dizeres dos professores |
Autor(es): | Silva, Eunice Maria da |
Primeiro Orientador: | Prado, Edna Cristina do |
metadata.dc.contributor.referee1: | Oliveira, Maria Olívia de Matos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Mercedes Bêtta Quintano Carvalho Pereira dos |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo central analisar as concepções de Educação de Jovens e Adultos (EJA) que fundamentam as práticas dos professores dessa modalidade educativa da rede pública de ensino do município de Paulo Afonso - BA. Entendemos como Moron e Brito (2001) que concepções são maneiras próprias de elaborar, interpretar, representar idéias e agir de acordo com as mesmas. A relevância do estudo realizado consiste em fazer emergir discussões em torno do processo de formação de jovens e adultos como sujeitos de direito; contribuir para as compreensões das concepções de EJA mobilizadas pelos professores e o modo como estas se relacionam com suas práticas pedagógicas; oferecer subsídios para propostas de formação continuada de professores de EJA que considerem suas vozes e os saberes sobre suas práticas; suscitar curiosidades em torno da temática a fim de que outras incursões no campo das concepções docentes sejam realizadas. Constituiu-se numa pesquisa de abordagem qualitativa desenvolvida através de estudos bibliográficos e investigação de campo, utilizando-se a técnica de grupo focal como instrumento de coleta de dados, que foram submetidos à análise de conteúdo, agrupados nas seguintes categorias: conceitos e sentidos da EJA, o aluno jovem e adulto e as mediações didáticas. A investigação revelou um desencontro entre as concepções de EJA dos professores e as proclamadas nos documentos de referência (Constituição Federal de 1988; Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996; Declaração de Jomtien de1990; Declaração de Hamburgo de 1997; Parecer CNE/CEB 11/2000), entre as quais destacamos: o enunciado de concepções nas quais a conquista do direito de todos à educação não se faz ouvir; a visualização da EJA como segunda chance de escolarização não realizada antes da vida adulta em contraposição à concepção do direito universal de aprender, ampliar e partilhar conhecimentos e saberes apropriados ao longo da vida; a vinculação da EJA, predominantemente, à perspectiva do emprego, silenciando-se a emergência e o fortalecimento do sujeito como prioridade educativa. Embora apresentando distanciamentos das formulações teórico-conceituais de referência, as falas dos professores revelam também o gosto do pelo trabalho e a contribuição da EJA para a elevação da auto-estima dos alunos; atribuem significativa importância à dimensão relacional para a permanência dos adultos no espaço escolar; expressam sentimentos de solidariedade quanto às condições de estudo do aluno trabalhador e evidenciam o investimento destes na realização do desejo de aprender. Esses dados apontam para uma consciência (em formação) do direito à aprendizagem por toda a vida. |
Abstract: | L’objectif central de ce travail a été d’analyser les conceptions d’Education des Jeunes et des Adultes (EJA) sur lesquelles sont basées les pratiques des professeurs de cette modalité éducative dans le système d’éducation publique de la commune de Paulo Afonso, état de Bahia, au Brésil. Nous comprenons comme Moron et Brito (2001) que les conceptions sont des manières particulières d’élaborer, d’interpréter, de représenter des idées et d’y réagir. L’importance de cette étude consiste à inciter des discussions autour du processus de formation des jeunes et des adultes comme sujets de droit ; contribuer à la compréhension des conceptions d’EJA mobilisées par les professeurs ET leur rapport avec les pratiques pédagogiques ; proposer un soutien aux projets de formation continue de professeurs d’EJA prenant en compte leurs opinions et leur savoir concernant leurs pratiques ; susciter des curiosités autour de la thématique afin que d’autres incursions dans le domaine des conceptions chez les enseignants soient réalisées. Il s’agissait d’une recherche d’approche qualitative développée à travers dês études bibliographiques et une investigation de terrain en utilisant la technique de réunions de groupes de discussion comme instrument de récolte de données, qui ont été soumises à des analyses de contenu et regroupées dans les catégories suivantes : concepts et sens de l’EJA, l’étudiant jeune et adulte et les médiations didactiques. L’investigation a révélé un désaccord entre les conceptions d’EJA chez les professeurs et celles annoncées dans les documents de référence (Constitution Brésilienne de 1988 ; Loi de Directives et Bases de l’Education de 1996 ; Déclaration de Jomtien de 1990 ; Déclaration d’Hambourg de 1997 ; Rapport CNE/CEB 11/2000), où nous soulignons : l’énoncé de certaines conceptions où l’acquis du droit de tous à l’éducation n’est pás pris en compte, la visualisation de l’EJA comme une seconde chance de se scolariser, qui n’a pas été réalisée avant la vie adulte en opposition à la conception du droit universel d’apprendre, de développer et de partager des connaissances et savoirs appropriés tout au long de la vie ; le fort attachement de l’EJA à la perspective professionnelle, ce qui ne considère pas le développement du sujet comme la priorité éducative. Malgré le fait que les témoignages des professeurs s’éloignent dês formulations théoriques et conceptuelles de référence, ils révèlent le goût par le travail et la contribution de l’EJA pour le soulèvement de l’auto-estime des élèves ; ils attribuent une importance significative au côté relationnel pour la présence des adultes dans l’environnement scolaire ; ils expriment des sentiments de solidarité quant aux conditions d’étude des étudiants salariés et met en évidence leur investissement dans La réalisation de leur désir d’apprendre. Ces données tendent vers une conscience (em formation) du droit à l’apprentissage pour toute la vie. |
Palavras-chave: | Educação de jovens e adultos Professores - Formação Professores – Percepção Éducation des jeunes et des adultes Professeurs - Formation Professeurs - Perception |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | SILVA, Eunice Maria da. Concepções de educação de jovens e adultos: uma análise de conceitos e sentidos a partir dos dizeres dos professores. 2025. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15785 |
Data do documento: | 28-abr-2010 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
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