00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA ENSINO A DISTÂNCIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15783
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Sobral, Marcos Paulo de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2250848145374993pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Nóelia Rodrigues dos-
dc.contributor.referee2Cavalcante, Valéria Campos-
dc.creatorMachado, Maria Clarice Lima-
dc.creatorRocha, Maria Moema Magalhães da-
dc.date.accessioned2025-03-19T18:45:33Z-
dc.date.available2025-03-19-
dc.date.available2025-03-19T18:45:33Z-
dc.date.issued2024-02-15-
dc.identifier.citationMACHADO, Maria Clarice Lima. ROCHA, Maria Moema Magalhães da. Jogos e brincadeiras: sua importância no contexto escolar nos anos iniciais do ensino fundamental. 2024. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15783-
dc.description.abstractEste estudio aborda la relevancia del juego como un elemento intrínseco al desarrollo humano y su aplicación en el proceso de enseñanza y aprendizaje en la Educación Primaria. Con el objetivo de investigar cómo la ludicidad contribuye a la educación de los niños, se identifica una brecha en el uso efectivo de juegos y actividades lúdicas como herramientas pedagógicas en las aulas. La metodología adoptada consiste en una revisión teórica, respaldada en las obras de autores renombrados como BRASIL (1998), HUIZINGA (1980) y KISHIMOTO (1997), además de un análisis cualitativo de los impactos de estas prácticas lúdicas en el aprendizaje. Los resultados señalan hacia un aprendizaje más dinámico, placentero y eficaz, destacando la importancia de integrar lo lúdico en el currículo escolar para desarrollar el razonamiento, la afectividad, la socialización y la capacidad de expresión de los niños. Se concluye que los juegos y actividades lúdicas son mediadores esenciales en el proceso de enseñanza, cuya eficacia está vinculada a la formación continua de los profesores, enfatizando la necesidad de planificación y reflexión en la incorporación de estas actividades como estrategias didácticas. Este estudio reitera la esencialidad de la ludicidad no solo en la educación infantil, sino como un elemento fundamental en la educación primaria, resaltando que el niño no pierde su esencia al avanzar en los niveles educativos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectJuegospt_BR
dc.subjectActividades lúdicaspt_BR
dc.subjectAprendizajept_BR
dc.subjectEducación Primariapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleJogos e brincadeiras: sua importância no contexto escolar nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste estudo aborda a relevância do brincar como elemento intrínseco ao desenvolvimento humano e sua aplicação no processo de ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental. Com o objetivo de investigar como a ludicidade contribui para a educação das crianças, identifica-se uma lacuna no uso efetivo de jogos e brincadeiras como ferramentas pedagógicas nas salas de aula. A metodologia adotada consiste em uma revisão teórica, apoiada em obras de autores renomados como BRASIL (1998), HUIZINGA (1980) e KISHIMOTO (1997), além de uma análise qualitativa dos impactos dessas práticas lúdicas no aprendizado. Os resultados apontam para uma aprendizagem mais dinâmica, prazerosa e eficaz, destacando a importância de integrar o lúdico no currículo escolar para desenvolver o raciocínio, a afetividade, a socialização e a capacidade de expressão das crianças. Conclui-se que os jogos e brincadeiras são mediadores essenciais no processo de ensino, cuja eficácia está ligada à contínua formação dos professores, enfatizando a necessidade de planejamento e reflexão na incorporação dessas atividades como estratégias didáticas. Este estudo reitera a essencialidade da ludicidade não apenas na educação infantil, mas como um elemento fundamental na educação primária, ressaltando que a criança não perde sua essência ao avançar nos níveis de ensino.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA ENSINO A DISTÂNCIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jogos e brincadeiras sua importância no contexto escolar nos anos iniciais do ensino fundamental.pdf578.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.