Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15780
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Bertoldo, Maria Edna de Lima | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6676421842402194 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cavalcante, Maria Socorro Aguiar de Oliveira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6428711681688374 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Segundo, Maria das Dores Mendes | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2457379318485969 | pt_BR |
dc.creator | Lima, Marcos Ricardo de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6916836325002412 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-03-19T14:44:18Z | - |
dc.date.available | 2025-03-19 | - |
dc.date.available | 2025-03-19T14:44:18Z | - |
dc.date.issued | 2008-12-02 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Marcos Ricardo de. O ensino técnico profissionalizante a serviço do capital em crise. 2025. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2008. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15780 | - |
dc.description.abstract | The current work aims at understanding how the phenomenon of the educational reformation of the nineties occurred, outlined by the International Agencies, such as UNESCO and the BIRD, within the productive restructuring context. The literature which deals with the educational reformations makes a generalist analysis based on the urban and developed regions, implying that the phenomenon of the educational reformations have happened in a homogeneous way throughout all the regions in the country. The studies of the productive restructuring are highly focused on the metropolitan industrialized regions, leading us to the question of how the productive restructuring occurred in agrarian and service economy regions. Within researches about educational reformations, specially the technical teaching reformation, the relation between educational reformations and productive restructuring is a common point among authors of diverse theoretical lines. Starting from the principle that the technical teaching reformation has kept the essence of the dual education, we come to the conclusion that it aims at providing an answer to the current capital crisis, stating that the workers are responsible for the high levels of unemployment, blaming them for not qualifying themselves. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Reformas educacionais | pt_BR |
dc.subject | Reestruturação produtiva (Educação) | pt_BR |
dc.subject | Ensino profissional | pt_BR |
dc.subject | Ensino técnico | pt_BR |
dc.subject | Capitalismo – Crise | pt_BR |
dc.subject | Educational reforms | pt_BR |
dc.subject | Productive restructuring (Education) | pt_BR |
dc.subject | Professional education | pt_BR |
dc.subject | Technical education | pt_BR |
dc.subject | Capitalism – Crisis | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | O ensino técnico profissionalizante a serviço do capital em crise | pt_BR |
dc.title.alternative | Vocational technical education at the service of capital in crisis | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho busca o entendimento de como ocorreu o fenômeno das reformas educacionais dos anos 1990, delineadas pelas Agências Internacionais, como UNESCO, BIRD no contexto da reestruturação produtiva. A literatura que trata das reformas educacionais faz uma análise generalista com base nas regiões urbanas e desenvolvidas, deixando transparecer que o fenômeno das reformas educacionais se deu de forma homogênea em todas as regiões do país. Os estudos sobre a reestruturação produtiva são muito focalizados nas regiões metropolitanas industrializadas, levando-nos ao questionamento de como se deu a reestruturação produtiva em regiões de economia de serviços e de economia agrária. Nas pesquisas sobre as reformas educacionais, especialmente a reforma do ensino técnico, a relação entre reformas educacionais e reestruturação produtiva é um ponto comum entre autores de linhas teóricas diversas. Partindo do princípio de que a reforma do ensino técnico manteve a essência da educação dual, concluímos que seu objetivo consiste em oferecer uma resposta para a atual crise do capital, responsabilizando os trabalhadores pelos altos níveis de desemprego, culpando-os por não se qualificarem. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O ensino técnico profissionalizante a serviço do capital em crise.pdf | 623.82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.