00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15780
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bertoldo, Maria Edna de Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6676421842402194pt_BR
dc.contributor.referee1Cavalcante, Maria Socorro Aguiar de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6428711681688374pt_BR
dc.contributor.referee2Segundo, Maria das Dores Mendes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2457379318485969pt_BR
dc.creatorLima, Marcos Ricardo de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6916836325002412pt_BR
dc.date.accessioned2025-03-19T14:44:18Z-
dc.date.available2025-03-19-
dc.date.available2025-03-19T14:44:18Z-
dc.date.issued2008-12-02-
dc.identifier.citationLIMA, Marcos Ricardo de. O ensino técnico profissionalizante a serviço do capital em crise. 2025. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15780-
dc.description.abstractThe current work aims at understanding how the phenomenon of the educational reformation of the nineties occurred, outlined by the International Agencies, such as UNESCO and the BIRD, within the productive restructuring context. The literature which deals with the educational reformations makes a generalist analysis based on the urban and developed regions, implying that the phenomenon of the educational reformations have happened in a homogeneous way throughout all the regions in the country. The studies of the productive restructuring are highly focused on the metropolitan industrialized regions, leading us to the question of how the productive restructuring occurred in agrarian and service economy regions. Within researches about educational reformations, specially the technical teaching reformation, the relation between educational reformations and productive restructuring is a common point among authors of diverse theoretical lines. Starting from the principle that the technical teaching reformation has kept the essence of the dual education, we come to the conclusion that it aims at providing an answer to the current capital crisis, stating that the workers are responsible for the high levels of unemployment, blaming them for not qualifying themselves.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectReformas educacionaispt_BR
dc.subjectReestruturação produtiva (Educação)pt_BR
dc.subjectEnsino profissionalpt_BR
dc.subjectEnsino técnicopt_BR
dc.subjectCapitalismo – Crisept_BR
dc.subjectEducational reformspt_BR
dc.subjectProductive restructuring (Education)pt_BR
dc.subjectProfessional educationpt_BR
dc.subjectTechnical educationpt_BR
dc.subjectCapitalism – Crisispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO ensino técnico profissionalizante a serviço do capital em crisept_BR
dc.title.alternativeVocational technical education at the service of capital in crisispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho busca o entendimento de como ocorreu o fenômeno das reformas educacionais dos anos 1990, delineadas pelas Agências Internacionais, como UNESCO, BIRD no contexto da reestruturação produtiva. A literatura que trata das reformas educacionais faz uma análise generalista com base nas regiões urbanas e desenvolvidas, deixando transparecer que o fenômeno das reformas educacionais se deu de forma homogênea em todas as regiões do país. Os estudos sobre a reestruturação produtiva são muito focalizados nas regiões metropolitanas industrializadas, levando-nos ao questionamento de como se deu a reestruturação produtiva em regiões de economia de serviços e de economia agrária. Nas pesquisas sobre as reformas educacionais, especialmente a reforma do ensino técnico, a relação entre reformas educacionais e reestruturação produtiva é um ponto comum entre autores de linhas teóricas diversas. Partindo do princípio de que a reforma do ensino técnico manteve a essência da educação dual, concluímos que seu objetivo consiste em oferecer uma resposta para a atual crise do capital, responsabilizando os trabalhadores pelos altos níveis de desemprego, culpando-os por não se qualificarem.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ensino técnico profissionalizante a serviço do capital em crise.pdf623.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.