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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15770
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Formação continuada de professores de ciências/química frente a estudantes com transtorno de espectro autista desafios e impactos |
Autor(es): | Santos, Isadora Rebeca Alves da Silva |
Primeiro Orientador: | Silva, Monique Gabriella Ângelo da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Malta, Valéria Rodrigues dos Santos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Mônica Araújo da |
Resumo: | O presente Trabalho teve como objetivo geral explorar e propor abordagens de ensino de Ciências da Natureza/Química que possam ser implementadas nas escolas para melhorar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos com Transtorno do Espectro Autista. Reconhecendo a necessidade de práticas pedagógicas inclusivas, o estudo utilizou a Análise Textual Discursiva (ATD) para organizar e categorizar os dados coletados, com a finalidade de construir novas concepções e estratégias que atendam às especificidades dos alunos com TEA. Entre os objetivos específicos, o trabalho se dedicou a averiguar as concepções de professores, diretores e Profissionais de Apoio Escolar (PAE) das escolas públicas do município de Matriz de Camaragibe - AL, sobre questões relacionadas à inclusão e diversidade dentro do ambiente escolar, identificando suas percepções sobre os desafios e oportunidades que a educação inclusiva apresenta. Além disso, foi investigada a formação e capacitação dos professores no que diz respeito ao atendimento das necessidades educacionais de crianças e jovens autistas, com foco em compreender como os educadores lidam com esses alunos no contexto de sala de aula. Tendo em vista a o comprometimento da qualidade de ensino ofertada, os resultados do estudo apontam para a importância de uma formação continuada e específica para os professores, a fim de que possam aplicar estratégias pedagógicas que respeitem as características cognitivas e comportamentais dos alunos com TEA. O trabalho destaca também a necessidade de um maior envolvimento e suporte dos profissionais de apoio e da gestão escolar para a efetivação de uma educação verdadeiramente inclusiva. Assim, este trabalho contribui para a ampliação do conhecimento sobre a educação de alunos com TEA, oferecendo subsídios para a implementação de práticas educativas que promovam a inclusão e o sucesso acadêmico desses estudantes nas disciplinas de Ciências da Natureza/Química. |
Abstract: | The general aim of this work was to explore and propose approaches to teaching Nature Sciences/Chemistry that could be implemented in schools to improve the teaching-learning process for students with Autism Spectrum Disorder. Recognizing the need for inclusive pedagogical practices, the study used Textual Discourse Analysis (TDA) to organize and categorize the data collected, with the aim of building new concepts and strategies that meet the specific needs of students with ASD. Among the specific objectives, the work was dedicated to investigating the conceptions of teachers, principals and School Support Professionals (SSP) from public schools in the municipality of Matriz de Camaragibe - AL, on issues related to inclusion and diversity within the school environment, identifying their perceptions of the challenges and opportunities that inclusive education presents. In addition, we investigated the training and qualification of teachers with regard to meeting the educational needs of autistic children and young people, with a focus on understanding how educators deal with these students in the classroom context. In view of the compromised quality of the education offered, the results of the study point to the importance of continuing and specific training for teachers, so that they can apply pedagogical strategies that respect the cognitive and behavioral characteristics of students with ASD. The work also highlights the need for greater involvement and support from support professionals and school management in order to achieve truly inclusive education. Thus, this work contributes to the expansion of knowledge about the education of students with ASD, offering subsidies for the implementation of educational practices that promote the inclusion and academic success of these students in the disciplines of Nature Sciences/Chemistry. |
Palavras-chave: | Transtorno do Espectro Autista Ensino de ciências Educação inclusiva Autism Spectrum Disorder Science teaching Inclusive education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Química- Licenciatura |
Citação: | SANTOS, Isadora Rebeca Alves da Silva. Formação continuada de professores de ciências/química frente a estudantes com transtorno de espectro autista: desafios e impactos. 2025. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15770 |
Data do documento: | 28-ago-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - QUÍMICA - IQB |
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