00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15763
Tipo: Dissertação
Título: Personagens em histórias inventadas por alunos de escola pública e escola particular: a intertextualidade nas nomeações
Título(s) alternativo(s): Characters in stories invented by public school students and private school: intertextuality in appointments
Autor(es): Freitas, Roberta da Silva
Primeiro Orientador: Oliveira, Eduardo Calil de
metadata.dc.contributor.referee1: Silveira, Maria Inez Matoso
metadata.dc.contributor.referee2: Lopes, Adna de Almeida
Resumo: Este trabalho pretende discutir, a partir da noção de “dialogismo bakhtiniano” entendida como elemento constitutivo de todo e qualquer discurso, os nomes de personagens dados por alunos do ciclo inicial do Ensino Fundamental, quando escrevem suas histórias inventadas (CALIL, 2004; CALIL e LIMA, 2007). Nosso corpus é formado por 41 manuscritos escolares de alunos de 2ª série, coletados em 1996 em uma escola pública e 24 manuscritos de alunos de 3ª série, coletados entre 1997 e 1998 em uma escola particular; ambas da cidade de Maceió. A partir desses dois conjuntos de manuscritos (CALIL, 2008) descrevemos quais são os nomes de personagens que surgem, as relações intertextuais (KOCH, 2009) que esses nomes têm com o ambiente cultural, sobretudo determinado pela televisão e pelos textos lidos em sala de aula, em que estão imersos esses alunos pertencentes a distintos níveis socioeconômicos. Para compará-los, estabelecemos as seguintes categorias: ficcional (nomes relacionados ao universo cultural, como mídia, material escrito conhecido, entre outros - exemplo: Chapeuzinho Vermelho); não-ficcional (nomes ligados ao contexto imediato e cotidiano das crianças - exemplo: Amanda); ficcional-não-ficcional (universo cultural e cotidiano - exemplo: Princesa Raquel). Os resultados indicam que tanto os alunos da escola pública quanto os da escola particular adotaram praticamente a mesma forma de nomeação, identificamos a presença de uma significativa porcentagem de personagens relacionados ao universo não-ficcional, isto é, ao contexto imediato e cotidiano, com nomes de amigos e familiares, apresentados geralmente de forma individualizada, como Isabel, João... Concluímos que, mesmo em textos escritos por alunos imersos em realidades culturais distintas, esta forma de nomeação aproxima suas histórias, assim como nos ajuda a caracterizar o processo criativo de alunos dessa faixa etária.
Abstract: This paper discusses, from the notion of "Bakhtinian dialogism" understood as a constitutive element of any speech, character names by pupils of the first cycle of elementary school, when they write their stories invented (Calil, 2004, Calil and LIMA, 2007). Our corpus consists of 41 manuscripts school students in grades 2, collected in 1996 in a public school and 24 manuscripts from the 3rd grade students, collected between 1997 and 1998 in a private school, both the city of Maceió. From these two sets of manuscripts (Calil, 2008) describe what are the names of characters who appear, the intertextual relations (KOCH, 2009) that these names are to the cultural environment, mainly determined by television and the texts read in room classroom, where students are immersed in these belonging to different socioeconomic levels. To compare them, we established the following categories: fictional names (related to the cultural universe, such as media, written materials known, among others - eg Little Red Riding Hood), nonfiction (names linked to the immediate context and daily lives of children - example: Amanda);-fictional non-fiction (and everyday cultural universe - eg Princess Rachel). The results indicate that both the public school students as the private school have adopted much the same form of appointment, identify the presence of a significant percentage of characters related to non-fictional universe, ie, the immediate context and everyday, with names from friends and family, usually made individually, like Elizabeth, John .. We conclude that, even in texts written by students immersed in different cultural realities, this form of appointment approaching their stories, as well as helps us to characterize the creative process of students in this age group.
Palavras-chave: Produção textual
Criação (Literária, artística)
Intertextualidade
Histórias inventadas
Dialogismo
Personagens
Textual production
Creation (Literary, artistic)
Intertextuality
Invented history
Dialogism
Characters
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: FREITAS, Roberta da Silva. Personagens em histórias inventadas por alunos de escola pública e escola particular: a intertextualidade nas nomeações. 2025. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15763
Data do documento: 5-jun-2012
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.