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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15744
Tipo: | Dissertação |
Título: | Erro ortográfico e singularidade: a relação entre os significantes no funcionamento linguístico-discursivo |
Autor(es): | Santos, Roseane Maria dos |
Primeiro Orientador: | Lopes, Adna de Almeida |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silveira, Maria Inez Matoso |
metadata.dc.contributor.referee2: | Felipeto, Sônia Cristina Simões |
metadata.dc.contributor.referee3: | Prado, Edna Cristina do |
Resumo: | Este trabalho traz uma reflexão sobre a singularidade do erro ortográfico no funcionamento linguístico-discursivo. Detém-se sobre as relações que os erros possam manter com outros erros presentes na materialidade discursiva e as marcas de subjetividade em diálogos transcritos de um dos processos de escritura em ato. A questão norteadora desta pesquisa é: O que faz a criança equivocar-se na escrita de tal modo que, após grafar convencionalmente um termo, escapa e volta a grafá-lo com erro e de várias formas diferentes? O corpus desta dissertação constitui-se de manuscritos de 15 alunos de uma escola da rede pública municipal de Maceió, quando atendem a propostas de re-escritas de contos de fada e contos inventados individuais e em duplas seguidas de filmagem que contempla o percurso de uma das produções em ato. Esse material faz parte de um conjunto de textos do acervo Escritura, Texto e Criação – ET&C, coordenado pelo Professor Eduardo Calil da Universidade Federal de Alagoas – UFAL, a partir de 1996. Desses textos, foram selecionados para análise três manuscritos e uma transcrição cujo diálogo entre as escreventes põe em evidência os efeitos do funcionamento da língua, de modo que um equívoco escapa entre os interstícios de uma „escuta‟ e da forma gráfica. Toma-se como ponto de partida estudos de viés cognitivista (ZORZI, 1997; MORAIS, 1995, 1998; REGO & BUARQUE, 2003, entre outros) que consideram a apreensão das regularidades e irregularidades do erro ortográfico como um saber sobre a língua por um sujeito que a controla. Discute-se essa perspectiva, buscando apoio na área de Aquisição da Linguagem, lugar teórico que reconhece o sujeito submetido ao funcionamento da língua e esta concebida como faltosa, consagrada ao equívoco (MILNER, 1987). Na análise, consideram-se os eixos do funcionamento da língua, os processos metafóricos e metonímicos preconizados por Jakobson (1975) a partir da releitura saussureana das cadeias associativas e sintagmáticas. Esses processos têm sido re-elaborados por Lemos (1997; 1999) em sua teorização acerca das mudanças de posição da criança relativamente à língua, e considerados em estudos de autores filiados àquela área (CALIL, 1998, 2000; CALIL e FELIPETO 2008; LOPES 2005) dentre outros, como outra forma de ver o erro que não se justifica apenas pelos critérios cognitivos, mas pela forma como se mostra: interrogando-nos, exigindo-nos um olhar para a subjetividade do processo de escritura, dizendo de um sujeito-efeito das leis significantes. A singularidade do erro ortográfico comparece, nesse sentido, nos dados analisados, pelo deslizamento metafórico de significantes, ora da superfície textual, ora trazido do diálogo dos escreventes. |
Abstract: | This work brings a reflection about the singularity of the spelling error in the linguisticdiscursive working. It focuses on the relationships that the errors can keep with other errors present in the discursive materiality and the signs of subjectivity in dialogues transcribed from a process of writing in act. The main question in this research is: What leads the child to make mistakes in writing in such a way that after writing correctly, s/he returns and writes the same word in different wrong ways? The corpus of this dissertation is composed of the school handwriting collection produced by 15 students from a Public School in Maceió, when they responded to proposes of rewriting of fairy tales and rewriting of their own tales written individually or in pairs, and followed by the recording of the evolution of one of the productions in act. Taking as starting point the studies of cognitive bias (ZORZI, 1997; MORAIS, 1995, 1998; REGO & BUARQUE, 2003; among others) that consider the comprehension of regularities and irregularities of the spelling error as a kind of linguistic knowledge possessed by a subject who controls it. This perspective is discussed looking for support in the area of Language Acquisition, a theoretical place that recognizes the individual subjected to the language operation and designed to be faulty, destinated to the misconception (MILNER, 1987). ). In the analysis, the axes of the language operation are considered, as well as the metaphoric and metonymic processes advocated by Jakobson (1975) from the rereading of Saussurean syntagmatic and associative chains. These processes have been re-elaborated by Lemos (1997, 1999) in his theory about the changes in the child's position in relation to the language, and also considered in studies of authors affiliated with that area (CALIL, 1998, 2000; CALIL and FELIPETO 2008; LOPES 2005) as a different way to see the error that is justified not only by cognitive criteria, but also by the way it shows itself: questioning us, demanding from us a look to the subjectivity of the writing process and speaking of a subject who is a consequence of the meaningful laws. In this sense, the singularity of the spelling error is present in the analysed data by the metaphorical slippage of signifiers, sometimes brought from the textual surface, sometimes brought from the dialogue of the person who writes it. |
Palavras-chave: | Escrita (Linguística) Ortografia, erro de Subjetividade (Psicologia) Writing (Linguistics) Spelling, error Subjectivity (Psychology) |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | SANTOS, Roseane Maria dos. Erro ortográfico e singularidade: a relação entre os significantes no funcionamento linguístico-discursivo. 2025. 97 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15744 |
Data do documento: | 13-ago-2010 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
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