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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15741
Tipo: | Dissertação |
Título: | O romper do silêncio: a trajetória da educação escolar em Arapiraca (AL), do seu povoamento até a década de 1950 |
Autor(es): | Farias, Maria Aparecida de |
Primeiro Orientador: | Verçosa, Élcio de Gusmão |
metadata.dc.contributor.referee1: | Nascimento, Ester Fraga Vilas-Boas Carvalho do |
metadata.dc.contributor.referee2: | Carvalho, Cícero Péricles de Oliveira |
Resumo: | Este trabalho apresenta o primeiro levantamento e uma análise da trajetória da educação escolar em Arapiraca (AL), partindo da ação pedagógica desenvolvida no processo de escolarização desde o início do seu povoamento até a década de 1950. O intuito deste estudo é tentar entender por que a educação escolar, que no início ali se processou de forma lenta e pouco expressiva, quando comparada com o desenvolvimento educacional da capital e de alguns municípios alagoanos, conseguiu, a uma certa altura de sua história, avançar mais do que os demais municípios do Estado. Nessa pesquisa, a cultura fumageira aparece como elemento que ora desestimula o processo educacional, ora contribui com o salto vertiginoso que vai tornar Arapiraca a segunda maior cidade do estado no plano econômico e social. A ética paternalista cristã predominante na prática dos professores e das professoras que eram indicados pelas lideranças locais ou contratados pelos pais de família, sob forte orientação da Igreja, expressa no tipo de ensino que iria ter origem e se desenvolver em Arapiraca, nos âmbitos público e privado, é considerada como elemento central na construção daquela sociedade e, conseqüentemente, da educação escolar que ali se vai desenvolver. Nesse processo de desenvolvimento da escolarização institucional em Arapiraca, especial destaque foi dado ao Grupo Escolar Adriano Jorge que imprime novos rumos, na década de 1940, à educação arapiraquense, bem como à implantação, em seguida, de uma escola privada e, na década de 1950, de uma escola particular confessional destinada à educação feminina e à chegada da escola da Campanha Nacional de Educandários Gratuitos – CENEG, indo-se até ao final dos anos de 1950, quando Arapiraca passa dos últimos para os primeiros lugares em termos de oferta de educação escolar no interior alagoano. |
Abstract: | Departing from the pedagogical action developed in Arapiraca, this work introduces for the first time a data collection and the analysis of the trajectory of the school education in that city, from the beginning of its population until the decade of 1950. The aim of this study is to try to explain why the school education, that was slow and not expressive in relation to other cities of the state of Alagoas, has at a certain point of its history advanced more than other municipalities. This research leads to the conclusion that the agricultural activity of tobacco is a factor that both enfeebled and contributed to the educational process, with the vertiginous impulse that is going to transform the city of Arapiraca in the second largest city in the state, economically and socially speaking. A predominant Christian paternalistic ethics in the practicing of teachers who were indicated by local leaders or hired by the families, under strong orientation of the Catholic church, is considered a nodal point in the construction of that society and consequently in the school education process. In this process of institutional development of the school education in Arapiraca, a special emphasis was given to Adriano Jorge Elementary School, created in 1940. This establishment, a private school in 1950, a private confessional school dedicated to the feminine education and a school from the National Campaign for Free High Schools (Campanha Nacional de Educandários Gratuitos – CENEG) gave new directions to the process of education in Arapiraca, impulsing the city from the last to the first places in terms of educational opportunities in the interior of Alagoas. |
Palavras-chave: | Educação escolar – Arapiraca (AL) - História Ação Pedagógica Ética School education – Arapiraca (AL) - History Pedagogical action Ethics |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | FARIAS, Maria Aparecida de. O Romper do silêncio: a trajetória da educação escolar em Arapiraca (AL), do seu povoamento até a década de 1950. 2025. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2007. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15741 |
Data do documento: | 2007 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
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