00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FSSO - FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FSSO Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - SERVIÇO SOCIAL - FSSO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15736
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: As condições de saúde mental dos estudantes universitários brasileiros durante a pandemia da COVID-19
Autor(es): Amorim, Ana Caroline Almeida de
Primeiro Orientador: Melo, Edivânia Francisca de
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Milena da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Márcia Iara Costa da
Resumo: Este trabalho investigou fatores que contribuíram para o adoecimento mental de estudantes universitários, antes, durante e após a pandemia de Covid-19, cenário que culminou no agravamento de problemas relacionados a esta doença. Durante a pesquisa procurou-se descobrir, verificar, conhecer e identificar mudanças no quadro de saúde mental dos estudantes universitários durante a pandemia da Covid-19, as alternativas utilizadas pelos estudantes para atravessar o período de quarentena e distanciamento social, além das dificuldades e consequências enfrentadas pelos discentes durante o ensino remoto e após o retorno das aulas presenciais. Para alcançar os objetivos deste trabalho e obter os dados necessários, realizou-se análise documental, pesquisa descritiva a fim de compreender e descrever a realidade do objeto estudado e método de pesquisa bibliográfica por meio de livros, artigos, estudos e notícias, permitindo buscar antecedentes históricos e fatores comprovadores da importância da problematização escolhida. O referencial teórico procurou ressaltar as mudanças que ocorreram na vida, rotina e educação desses estudantes, elevando o número de complicações associadas à saúde mental que modificaram as relações sociais destes e aumentaram a evasão universitária, pois muitos discentes não conseguiram retornar para concluir seus cursos. Os resultados revelaram fatores que contribuíram para o adoecimento mental e a evasão universitária, dentre os quais: quarentena, isolamento social, medo, ansiedade, depressão, estresse, crise de pânico, rotina exaustiva, traumas, dificuldades financeiras, falta de saúde e motivação, falta de tempo, necessidade de priorizar o trabalho e não adaptação às aulas presenciais, já que muitos discentes iniciaram as aulas de forma remota. Esses fatores atrapalharam o processo de conclusão de curso de vários estudantes. Dessa maneira, faz-se necessário a criação e aplicação de palestras, seminários e projetos que sejam voltados aos cuidados com a saúde mental dos estudantes universitários de maneira contínua e intensa.
Abstract: This work investigated factors that contributed to the mental illness of university students, before, during and after the Covid-19 pandemic, a scenario that culminated in the worsening of problems related to this disease. During the Covid-19 pandemic, the alternatives used by students to get through the period of quarantine and social distancing, in addition to the difficulties and consequences faced by students during remote teaching and after returning from in-person classes. To achieve the objectives of this work and obtain the necessary data, a document analysis, research was carried out in order to understand and describe the reality of the object studied and the bibliographical research method through books, articles, studies and news, allowing us to search for historical and factors proving the importance of the chosen problematization. The theoretical framework sought to highlight the changes that occurred in the lives, routine and education of these students, increasing the number of complications associated with mental health that modified their social relationships and increased university dropout rates, as many students were unable to return to complete their courses. The results revealed factors that contributed to mental illness and university dropout, including: quarantine, social isolation, fear, anxiety, depression, stress, panic attacks, exhausting routine, traumas, financial difficulties, lack of health and motivation, lack of time, need to prioritize work, and not adapting to face-to-face classes, as many students started classes remotely. These factors hindered the course completion process for several students. Therefore, it is necessary to create and implement lectures, seminars and projects that are aimed at caring for the mental health of university students in a continuous and intense manner.
Palavras-chave: Saúde mental
COVID-19
Estudantes universitários - Evasão
Ensino remoto
Mental health
Covid-19
University dropout
Remote teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Serviço Social - Bacharelado
Citação: AMORIM, Ana Caroline Almeida de. As condições de saúde mental dos estudantes universitários brasileiros durante a pandemia da COVID-19. 2025. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) – Faculdade de Serviço Social, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15736
Data do documento: 12-jul-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - SERVIÇO SOCIAL - FSSO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
As condições de saúde mental dos estudantes universitários brasileiros durante a pandemia da COVID-19.pdf956.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.