00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MÚSICA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15735
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Fireman, Milson Casado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1988423512971792pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Débora Borges da-
dc.contributor.referee2Silva, Flávio Ferreira da-
dc.creatorSantos, Ricardo Barnabé dos-
dc.date.accessioned2025-03-13T13:07:00Z-
dc.date.available2025-03-13-
dc.date.available2025-03-13T13:07:00Z-
dc.date.issued2023-11-30-
dc.identifier.citationSANTOS, Ricardo Barnabé dos. Ensino coletivo de instrumento musical: práticas pedagógicas aplicadas ao violão. 2025. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15735-
dc.description.abstractThis work examines the collective teaching of the instrument, and its practices applied to the guitar, searching for the emergence of this modality that appeared in the mid19th century. The work of bibliographic review allowed to elucidate how the pedagogical structuring took place within this teaching modality and how this approach was explored over time, revealing its potentials and challenges. A discussion was raised about questions that revolve around the collective approach, making a contrast with traditional approaches, discussing the benefits, challenges, and current trends of collective guitar teaching.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Música - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectViolãopt_BR
dc.subjectInstrumento musicalpt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectCollective musical instrument teachingpt_BR
dc.subjectPractices applied to the guitarpt_BR
dc.subjectGuitar teachingpt_BR
dc.subjectCollective guitar teachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
dc.titleEnsino coletivo de instrumento musical: práticas pedagógicas aplicadas ao violãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho examina o ensino coletivo de instrumento e suas práticas aplicadas ao violão, fazendo uma busca pelo surgimento dessa modalidade que apareceu em meados do século XIX. O trabalho de revisão bibliográfica permitiu elucidar como se dava a estruturação pedagógica dentro dessa modalidade de ensino e como essa abordagem foi explorada no decorrer do tempo, revelando seus potenciais e desafios. Foi levantada uma discussão sobre questões que giram em torno da abordagem coletiva, fazendo um contraste com abordagens tradicionais, discutindo sobre benefícios, desafios e tendências atuais do ensino coletivo de violão.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MÚSICA - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ensino coletivo de instrumento musical práticas pedagógicas aplicadas ao violão.pdf632.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.