Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15733
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Projeto fake news: uma ação do PRP geografia com alunos do ensino médio |
Autor(es): | Ribeiro Neto, Manoel Batista Barbosa, Vaniele dos Santos Alves |
Primeiro Orientador: | Almeida, Jacqueline Praxedes de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santo e Santos, Cirlene Jeane |
metadata.dc.contributor.referee2: | Calalzans, Denis Rocha |
Resumo: | O artigo apresenta a realização do projeto desenvolvido por residentes do curso de Geografia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) com alunos do 1º ano do Ensino Médio, focado na conscientização sobre Fake News. Estruturado em sete semanas, o projeto incluiu atividades como debates, exibição de documentários e uso de plataformas digitais, abordando temas como a influência dos algoritmos e a importância da legislação, como o Projeto de Lei nº 2.630/2020. O objetivo foi instrumentalizar os alunos e desenvolver o senso crítico para a identificação de informações falsas, ajudando na promoção de uma postura responsável ao compartilhar conteúdo pela internet. Além disso, o artigo ressalta a necessidade de formação contínua para professores sobre desinformação, visando uma educação crítica. A culminância do projeto envolveu a socialização das atividades com a comunidade escolar, enfatizando o uso ético das redes sociais. |
Abstract: | The article describes a project developed by residents of the Geography program at the Federal University of Alagoas (UFAL) with 1st-year high school students, focused on raising awareness about Fake News. Structured over seven weeks, the project included activities such as debates, documentary screenings, and the use of digital platforms, addressing topics like the influence of algorithms and the importance of legislation, such as Bill No. 2.630/2020. The goal was to equip students with the skills to identify false information and promote responsible behavior when sharing content. Additionally, the article highlights the need for ongoing teacher training on disinformation, aiming for critical education. The culmination of the project involved sharing the activities with the school community, emphasizing the ethical use of social media. |
Palavras-chave: | Ensino de Geografia Projeto Educativo Fake News Conscientização Teaching Geography Educational Project Fake News Awareness |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Geografia - Licenciatura |
Citação: | RIBEIRO NETO, Manoel Batista; BARBOSA, Vaniele dos Santos Alves. Projeto fake news: uma ação do PRP geografia com alunos do ensino médio. 2025. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15733 |
Data do documento: | 5-ago-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Projeto fake news uma ação do prp geografia com alunos do ensino médio.pdf | 502.77 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.