00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) EENF - ESCOLA DE ENFERMAGEM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - EENF Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENFERMAGEM - EENF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15705
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Sanches, Maria Elisângela Torres de Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6518472142484738pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Amuzza Aylla Pereira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0788588063352225pt_BR
dc.contributor.referee2Bernardo, Thais Honório Lins-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5356583005754099pt_BR
dc.creatorConceição, Nathalia Cardoso-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5013590649866901pt_BR
dc.date.accessioned2025-03-10T14:24:24Z-
dc.date.available2026-03-07-
dc.date.available2025-03-10T14:24:24Z-
dc.date.issued2025-02-14-
dc.identifier.citationCONCEIÇÃO, Nathalia Cardoso da. O papel da educação em saúde e a enfermagem no combate à desinformação sobre vacinas de COVID-19: Revisão Integrativa. 2025. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) – Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15705-
dc.description.abstractThe COVID-19 pandemic has revealed unprecedented challenges to global public health, especially in the dissemination of reliable information about vaccines. In Brazil, fake news has amplified vaccine hesitancy, undermining the population's trust in science and vaccines. Health education, through digital technologies and in-person actions, has played a strategic role in combating misinformation, promoting awareness and vaccine adherence. These strategies have proven to be fundamental in facing the challenges of the pandemic and preparing more effective responses to future crises. Thus, the study's main question is “How can health education and nursing work contribute to combating misinformation about COVID-19 vaccines during and after the pandemic?” Given the above, the study's general objective is to investigate the role of health education and nursing in combating misinformation about COVID-19 vaccines through an integrative review of the scientific literature. This study is characterized as an integrative bibliographic review with a qualitative approach. The research was conducted based on scientific publications available in national and international databases, seeking to understand the strategies used to promote vaccination adherence and demystify false information. The study reaffirms the importance of investing in continuous training, institutional support and innovation in educational practices as pillars for a more resilient and prepared public health system.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Enfermagem - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectVacinação - COVID-19 - Fake Newspt_BR
dc.subjectEnfermagem – Desinformaçãopt_BR
dc.subjectHealth educationpt_BR
dc.subjectVaccination - COVID-19 - Fake Newspt_BR
dc.subjectNursing – Misinformationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM DE SAUDE PUBLICApt_BR
dc.titleEducação em saúde e a enfermagem no combate à desinformação sobre vacinas do COVID-19: Revisão Integrativapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA pandemia de Covid-19 revelou desafios sem precedentes na saúde pública global, especialmente na disseminação de informações confiáveis sobre vacinas. No Brasil, as fake news amplificaram a hesitação vacinal, minando a confiança da população na ciência e nos imunizantes. A educação em saúde, por meio de tecnologias digitais e ações presenciais, desempenhou um papel estratégico no combate à desinformação, promovendo conscientização e adesão vacinal. Essas estratégias mostraram-se fundamentais para enfrentar os desafios da pandemia e preparar respostas mais eficazes para crises futuras. Deste modo o estudo tem como pergunta problema “Como a educação em saúde e a atuação da enfermagem podem contribuir para combater a desinformação sobre vacinas de COVID-19 durante e após a pandemia?” Diante do exposto, o estudo tem como objetivo geral investigar o papel da educação em saúde e da enfermagem no combate à desinformação sobre vacinas de COVID-19 por meio de uma revisão integrativa da literatura científica. Este estudo caracteriza-se como uma revisão bibliográfica integrativa, de abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada com base em publicações científicas disponíveis em bases de dados nacionais e internacionais, buscando compreender as estratégias utilizadas para promover a adesão vacinal e desmistificar informações falsas. O estudo reafirma a relevância de investir em capacitação contínua, suporte institucional e inovação nas práticas educativas como pilares para uma saúde pública mais resiliente e preparada.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENFERMAGEM - EENF

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O papel da educação em saúde e a enfermagem no combate à desinformação sobre vacinas de COVID-19: Revisão Integrativa
  Until 2026-03-10
Nathalia Cardoso da Conceição - O PAPEL DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE E A ENFERMAGEM NO COMBATE À DESINFORMAÇÃO SOBRE VACINAS DE COVID-19: Revisão integrativa603.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.