00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (LIBRAS) - FALE
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Edineide dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0149828546683161pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Maria Angélica da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9860576086717875pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Jeylla Salomé Barbosa dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1325800076691958pt_BR
dc.creatorCarmo, Ana Paula Silva do-
dc.creatorSilva, Gilmara Limeira-
dc.date.accessioned2025-03-06T17:01:52Z-
dc.date.available2025-03-06-
dc.date.available2025-03-06T17:01:52Z-
dc.date.issued2022-11-25-
dc.identifier.citationCARMO, Ana Paula Silva do; SILVA, Gilmara Limeira. Através dos estágios de libras como primeira língua: as sequências didáticas como proposta metodológica curricular de trabalho. 2022. 24 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Libras) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15677-
dc.description.abstractThis work is part of the study of didactic sequences in teaching Brazilian Sign Language (Libras) to deaf people. Thus, the objective of this study is to present the didactic sequence as one of the possible paths of reflection for a theoretical-methodological proposal for teaching Libras as a first language in Brazilian education for the deaf, through evidence of positive experiences with this proposal. To this end, we understand that, for deaf people, social practices of verbal interactions in Libras should occur, preferably, at the earliest possible age, among their peers, with constant contact with the Brazilian deaf community. Therefore, teaching/learning Libras, as a first language (L1), must provide linguistic situations of real use of Libras, so that the literacy education of deaf students meets their real needs in everyday life, thus simulating, in formal education, the non-school practices of immersion of signers in this language. To this end, our teaching methodology adopted in the mandatory internship regencies – Libras (L1) – were the didactic sequences (DOLZ & SCHNEUWLY, 2004) as a way of enhancing reading skills and competencies in the production of textual genres (Bakhtin, 1992) in Libras for deaf students in Elementary 2: final years. Therefore, our theoretical framework, in addition to those already mentioned, is based on the teaching sequence models of Dolz, Noverráz and Schneuwly (1998) to detail the teaching sequence procedures, among others. The results of this study seek to highlight teaching sequences as a possible methodology for teaching Libras (L1) based on the oral textual genres of Libras.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Libras) - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectTeaching-learningpt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectDidactic sequencept_BR
dc.subjectMethodologypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleAtravés dos estágios de libras como primeira língua: as sequências didáticas como proposta metodológica curricular de trabalhopt_BR
dc.title.alternativeThrough internships in libras as a first language: didactic sequences as a methodological proposal for curricular workpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho situa-se no âmbito dos estudos acerca das sequências didaticas no ensino da Língua Brasileira de Sinais – Libras à pessoa surda. Assim, o objetivo deste estudo é apresentar a sequências didática como um dos caminhos possíveis de reflexão para uma proposta teórico metodológica de ensino da Libras, como primeira língua, na educação brasileira de surdos, por meio das evidências das experiências positivas dessa proposta. Para tanto, entendemos que, para a pessoa surda, as práticas sociais de interações verbais em Libras devem ocorrer, de preferência, na mais tenra idade possível, entre seus pares, com o contato constante com a comunidade surda brasileira. Sendo assim, o ensino/aprendizagem de Libras, como primeira língua (L1), deve proporcionar situações linguísticas de uso real da Libras, no sentido de que a escolarização do letramento dos surdos atenda a suas reais necessidades da vida cotidiana, simulando, dessa forma, no ensino formal, as práticas não escolares de imersão dos sinalizantes desse idioma. Para isso, nossa metodologia de ensino adotada nas regências de estágio obrigatório – Libras (L1) – foram as sequências didáticas (DOLZ & SCHNEUWLY, 2004) como forma de potencializarmos as habilidades e as competências leitoras nas produções de gêneros textuais (Bakhtin, 1992) em Libras para os alunos surdos do Fundamental 2: anos finais. Com isso, o nosso aparato teórico, além dos já citados, ancora-se nos modelos de sequências didáticas de Dolz, Noverráz e Schneuwly (1998) para o detalhamento dos procedimentos das sequências didáticas, entre outros. Os resultados deste estudo busca ressaltar as sequências didáticas como uma possivel metodologia de ensino de Libras (L1) a partir dos gêneros textuais orais da Libras.pt_BR
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