00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (LIBRAS) - FALE
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Reflexões sobre o ensino de língua portuguesa para os surdos e as implicações na produção da redação do enem
Título(s) alternativo(s): Reflections on teaching Portuguese to the deaf and the implications for writing the ENEM essay
Autor(es): Silva, Antônio Correia da
Santos, Rafael Bernardo Silva
Primeiro Orientador: Espírito Santo, Joseane dos Santos do
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Rita de Cássia Souto Maior Siqueira
metadata.dc.contributor.referee2: Teixeira, Radjalma da Silva
Resumo: A redação vem ganhando espaço nos processos avaliativos como o vestibular e o ENEM. Sendo assim, há uma busca constante de práticas, técnicas e estratégias que possibilitem ao aluno a produção de um texto coeso e coerente. O presente trabalho é composto por um breve percurso teórico que busca refletir sobre o processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa (LP) para os alunos Surdos, bem como as dificuldades que se dão nesse processo. Considerando que o Surdo deve escrever em LP e que sua língua natural é a Língua Brasileira de Sinais (BRASIL, 10.436/02), surgem no espaço escolar duas línguas de modalidades e aprendizagens diferentes. A Língua Brasileira de Sinais torna-se a primeira língua e a LP a segunda língua (BRASIL, 5.626/05). Nessa diversidade linguística, o professor de LP encara o desafio de ensinar os gêneros escritos aos estudantes Surdos. Nesse contexto, ensinar a língua escrita para os Surdos muitas vezes se torna uma dificuldade para os professores de LP. Sendo assim, há necessidade de pesquisas, como essa, que analisem este processo. O presente trabalho tem como principal objetivo refletir sobre dificuldades sobre o processo de ensino-aprendizagem da LP dos alunos Surdos e com isto as consequências e entraves na sua escrita na redação do ENEM. No embasamento teórico, adotamos a concepção bakhtiniana de gênero (BAKHTIN, 2003) e seguimos com autores que abordam reflexões sobre a linguagem e sua relação com as funções cognitivas do ser humano Lodi (2002), Goldfeld (1997), Poker, (2002), entre outros. Alinhado a esses autores, buscamos um referencial teórico específico sobre o ensino de produção textual para estudantes surdos, sendo estes, Salles (2004), Silva (2001), Pinheiro (2015), etc. Para o desenvolvimento do trabalho utilizamos a abordagem qualitativa (LUDKE; ANDRÉ, 1986), com leituras bibliográficas como procedimento para a coleta de dados. Acredita-se na importância deste estudo por, além de fazer uma análise da relação existente entre surdez e educação, servir de instrumento de análise para os profissionais da área da educação, principalmente os que já estão trabalhando com alunos surdos, à medida em que os convida para uma reflexão das práticas pedagógicas em geral e também relacionadas a este alunado.
Abstract: The writing has been gaining space in assessment processes such as the entrance exam and the ENEM. Therefore, there is a constant search for practices, techniques and strategies that enable the student to produce a cohesive and coherent text. This work is composed of a brief theoretical path that seeks to reflect on the teaching-learning process of the Portuguese language for deaf students, as well as the difficulties that occur in this process. Considering that the deaf must write in Portuguese and that their natural language is the Brazilian Sign Language (BRASIL, 10.436/02), two languages of different learning modalities and learning emerge in the school environment. The Brazilian Sign Language becomes the first language and the Portuguese language the second language (BRASIL, 5626/05). In this linguistic diversity, the Portuguese Language teacher faces the challenge of teaching written genres to deaf students. In this context, teaching written language to deaf people often becomes a difficulty for Portuguese language teachers. Therefore, there is a need for research, such as this one, to analyze this process. The main objective of this work is to reflect on difficulties in the Portuguese language teaching-learning process of deaf students and with this the consequences and obstacles in their writing in the ENEM writing. On the theoretical basis, we adopted the Bakhtinian concept of gender (BAKHTIN, 2003) and followed with authors who address reflections on language and its relationship with the cognitive functions of human beings Lodi (2002), Goldfeld (1997), Poker, (2002) , between others. In line with these authors, we seek a specific theoretical framework on the teaching of textual production for deaf students, such as Salles (2004), Silva (2001), Pinheiro (2015), etc. For the development of the work, we used a qualitative approach (LUDKE; ANDRÉ, 1986), with bibliographic readings as a procedure for data collection. We believe in the importance of this study because, in addition to analyzing the relationship between deafness and education, it serves as an analytical tool for professionals in the field of education, especially those who are already working with deaf students, as the invites for a reflection on pedagogical practices in general and also related to this student body
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem
Língua portuguesa- Estudo e ensino
Alunos surdos
Língua Brasileira de Sinais
Santos, Rafael Bernardo Silva
Teaching and learning
Portuguese language - Study and teaching
Deaf students
Brazilian Sign Language
Santos, Rafael Bernardo Silva
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Libras) - Licenciatura
Citação: SILVA, Antônio Correia da; SANTOS, Rafael Bernardo Silva. Reflexões sobre o ensino de língua portuguesa para os surdos e as implicações na produção da redação do ENEM. 45 f. 2022. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Libras) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15676
Data do documento: 26-mai-2022
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