00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO- IC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15619
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Paiva, Ranilson Oscar Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1714190463540106pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Pinto, Ibsen Mateus Bittencourt Santana-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9677263203563065pt_BR
dc.contributor.referee1Araujo, André Magno Costa de-
dc.contributor.referee2Pimentel, Bruno Almeida-
dc.creatorLima, João Victor Falcão Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3458986488598922pt_BR
dc.date.accessioned2025-02-25T12:23:28Z-
dc.date.available2025-02-25-
dc.date.available2025-02-25T12:23:28Z-
dc.date.issued2024-06-12-
dc.identifier.citationLIMA, João Victor Falcão Santos. Aplicação de learning analytics para fomentar a autorregulação da aprendizagem na educação híbrida. 2025. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) – Instituto de Computação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15619-
dc.description.abstractBlended Learning is an educational modality that combines face-to-face and online environments and has been gaining attention in recent years. Among its benefits, there is more autonomy and flexibility for students; conversely, they need self-regulated learning skills to plan and carry out necessary activities. Furthermore, there is evidence that indicates a positive correlation between the development of these skills and student’s academic performance. Therefore, the present study proposes the use of Learning Analytics interventions to encourage self-regulated learning in blended learning. A dashboard was developed with data visualizations and recommendations related to self-regulated learning in blended learning. An experiment was conducted to evaluate the self-regulation skills of students in a blended undergraduate course using the Online Self-Regulated Learning Questionnaire (OSLQ) and also collect their perceptions regarding the use of the proposed dashboard. The results suggest positive perceptions about the developed dashboard, especially with the recognition of its usefulness in supporting the steps involved in self-regulated learning process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Ciências da Computação - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação híbridapt_BR
dc.subjectAutorregulação da aprendizagempt_BR
dc.subjectLearning Analyticspt_BR
dc.subjectDashboardpt_BR
dc.subjectSelf-regulated learningpt_BR
dc.subjectBlended learningpt_BR
dc.subjectOSLQpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.titleAplicação de learning analytics para fomentar a autorregulação da aprendizagem na educação híbridapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA Educação Híbrida é uma modalidade pedagógica que combina os ambientes presencial e online e vem ganhando bastante atenção nos últimos anos. Entre seus benefícios, há mais autonomia e flexibilidade para os estudantes; em contrapartida, eles precisam de habilidades de autorregulação da aprendizagem para planejar e cumprir as atividades necessárias. Além disso, existem evidências que indicam uma correlação positiva entre o desenvolvimento destas habilidades e o desempenho obtido pelo estudante. Portanto, o presente estudo propõe o uso de intervenções de Learning Analytics para fomentar a autorregulação da aprendizagem na educação híbrida. Foi desenvolvido um painel de bordo (dashboard) com visualizações de dados e recomendações relacionadas à aprendizagem autorregulada na educação híbrida. Um experimento foi conduzido para avaliar as habilidades de autorregulação de estudantes em uma disciplina de graduação na modalidade híbrida através do instrumento Online Self-Regulated Learning Questionnaire (OSLQ) e também coletar suas percepções acerca do uso do dashboard proposto. Os resultados sugerem percepções positivas sobre o painel de bordo desenvolvido, especialmente com o reconhecimento de sua utilidade para apoiar as etapas envolvidas no processo de autorregulação da aprendizagem.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO- IC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aplicação de learning analytics para fomentar a autorregulação da aprendizagem na educação híbrida.pdf1.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.