00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15587
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A utilização da gamificação nas aulas de geografia
Autor(es): Silva, Andressa Rocha Almeida da
Primeiro Orientador: Pinto, Kinsey Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Falcão, Nivaneide Melo
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Poliane Camila Lima dos
Resumo: Os alunos estão envolvidos constantemente com novas mudanças em suas vidas, a tecnologia está presente de forma evidente aos que possuem acesso. Nesse contexto, a educação tem um papel crucial em buscar se utilizar de meios presentes em suas rotinas como forma de auxílio ao ensino. A gamificação, por conter elementos de jogos em atividades diversas, se tornam interessantes para o público jovem. Assim, o presente trabalho teve por objetivo analisar a aplicação da Gamificação nas aulas de Geografia em turmas do Ensino Fundamental II. A pesquisa tem um caráter exploratório, cuja metodologia correspondeu a um levantamento de referencial teórico e aplicação da gamificação nas aulas de geografia, com ênfase no conteúdo de globalização, e ao final da atividade foi respondido questionários pelos alunos referente a ação gamificada desenvolvida, envolvendo a coordenação e a professora de geografia responsável pelas turmas. Como resultado, constatou-se que a gamificação conseguiu contribuir de forma significativa ao ensino de geografia, envolvendo a participação mais ativa dos alunos.
Abstract: Students are constantly involved with new changes in their lives, technology is clearly present to those who have access. In this context, education has a crucial role in seeking to use means present in their routines as a form of teaching aid. Gamification, as it contains game elements in various activities, becomes interesting for young audiences. Thus, the present work aimed to analyze the application of Gamification in Geography classes in Elementary School II classes. The research has an exploratory character, whose methodology corresponded to a survey of theoretical references and application of gamification in geography classes, with an emphasis on globalization content, and at the end of the activity, questionnaires were answered by the students regarding the gamified action developed, involving the coordination and the geography teacher responsible for the classes. As a result, it was found that gamification managed to contribute significantly to the teaching of geography, involving more active participation from students.
Palavras-chave: Gamificação
Geografia - Estudo e ensino
Jogos
Globalização
Gamification
Teaching
Games
Geography
Globalization
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Geografia - Licenciatura
Citação: SILVA, Andressa Rocha Almeida da. A utilização da gamificação nas aulas de geografia. 2025. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15587
Data do documento: 20-mar-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A utilização da gamificação nas aulas de geografia.pdfA utilização da gamificação nas aulas de geografia1.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.