Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15587
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A utilização da gamificação nas aulas de geografia |
Autor(es): | Silva, Andressa Rocha Almeida da |
Primeiro Orientador: | Pinto, Kinsey Santos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Falcão, Nivaneide Melo |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Poliane Camila Lima dos |
Resumo: | Os alunos estão envolvidos constantemente com novas mudanças em suas vidas, a tecnologia está presente de forma evidente aos que possuem acesso. Nesse contexto, a educação tem um papel crucial em buscar se utilizar de meios presentes em suas rotinas como forma de auxílio ao ensino. A gamificação, por conter elementos de jogos em atividades diversas, se tornam interessantes para o público jovem. Assim, o presente trabalho teve por objetivo analisar a aplicação da Gamificação nas aulas de Geografia em turmas do Ensino Fundamental II. A pesquisa tem um caráter exploratório, cuja metodologia correspondeu a um levantamento de referencial teórico e aplicação da gamificação nas aulas de geografia, com ênfase no conteúdo de globalização, e ao final da atividade foi respondido questionários pelos alunos referente a ação gamificada desenvolvida, envolvendo a coordenação e a professora de geografia responsável pelas turmas. Como resultado, constatou-se que a gamificação conseguiu contribuir de forma significativa ao ensino de geografia, envolvendo a participação mais ativa dos alunos. |
Abstract: | Students are constantly involved with new changes in their lives, technology is clearly present to those who have access. In this context, education has a crucial role in seeking to use means present in their routines as a form of teaching aid. Gamification, as it contains game elements in various activities, becomes interesting for young audiences. Thus, the present work aimed to analyze the application of Gamification in Geography classes in Elementary School II classes. The research has an exploratory character, whose methodology corresponded to a survey of theoretical references and application of gamification in geography classes, with an emphasis on globalization content, and at the end of the activity, questionnaires were answered by the students regarding the gamified action developed, involving the coordination and the geography teacher responsible for the classes. As a result, it was found that gamification managed to contribute significantly to the teaching of geography, involving more active participation from students. |
Palavras-chave: | Gamificação Geografia - Estudo e ensino Jogos Globalização Gamification Teaching Games Geography Globalization |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Geografia - Licenciatura |
Citação: | SILVA, Andressa Rocha Almeida da. A utilização da gamificação nas aulas de geografia. 2025. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15587 |
Data do documento: | 20-mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A utilização da gamificação nas aulas de geografia.pdf | A utilização da gamificação nas aulas de geografia | 1.98 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.