00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FSSO - FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FSSO Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - SERVIÇO SOCIAL - FSSO
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Araújo, Lucas Bezerra de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6304680071717288pt_BR
dc.contributor.referee1Mesquita, Andréa Pacheco de-
dc.contributor.referee2Rodrigues, Viviane Isabela-
dc.creatorGomes, Elisa Ferrari-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7904174900465293pt_BR
dc.date.accessioned2025-02-24T13:28:52Z-
dc.date.available2025-02-24-
dc.date.available2025-02-24T13:28:52Z-
dc.date.issued2024-07-08-
dc.identifier.citationGOMES, Elisa Ferrari. Cinema e sociedade no Brasil: a questão social em cinco longas-metragens nacionais (1998-2019). 2025. 116 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) – Faculdade de Serviço Social, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15579-
dc.description.abstractThe present work discusses the relationship between National Cinema and the Social Issue in Contemporary Brazil. Its objective is to identify the themes and approaches through which the social inequalities that afflict Brazilian reality have been interpreted and/or represented in feature films that have caught the attention of the public and specialized critics over two decades. Five films were analyzed: Central do Brasil (1998), Abril Despedaçado (2001), Cidade de Deus (2002), O Som ao Redor (2012), and Pureza (2019). This historical series, beginning in 1998 and ending in 2019, encompasses cinematic productions inscribed in the Cinema da Retomada and Contemporary National Cinema. The identification of cinema as an analytical resource is based on understanding it as a historical agent not limited to the realm of representation, as it carries the possibility of stimulating a critical-reflexive analysis of social reality. Since the 1960s, in particular, trends in Brazilian cinema have assumed an important role in the debate surrounding the major themes of Brazilian social formation, such as the colonial heritage, the agrarian issue, racism, patriarchy, regional inequalities, the contradictions of urban-industrial development, the social condition, and the resistances of the working classes, among others. Referenced in the Marxistinspired critical social theory, the investigation is qualitative and articulated bibliographic research and documentary research. Approaching the specialized literature on cinema, the aim was to understand the movements, history, and trends processed in National Cinema. Concerning the debate on the Social Issue, an interlocution was carried out with Brazilian authors, emphasizing the debate within Brazilian Social Work in its process of critical renewal. As for documentary research, data from official bodies were consulted and analyzed to illustrate expressions of the “social issue” in Brazil. In the end, it was possible to identify how the analyzed feature films address the “social issue” and the intrinsic relationship of this approach with Brazilian socio-historical formation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Serviço Social - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCinema nacionalpt_BR
dc.subjectQuestão socialpt_BR
dc.subjectDesigualdade social - Brasilpt_BR
dc.subjectFormação social brasileirapt_BR
dc.subjectServiço social brasileiropt_BR
dc.subjectNational Cinemapt_BR
dc.subjectSocial Issuept_BR
dc.subjectBrazilian Social Formationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpt_BR
dc.titleA questão social em cinco longas-metragens nacionais (1998-2019)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho discute a relação entre Cinema Nacional e Questão Social no Brasil Contemporâneo. Seu objetivo consiste em identificar os temas e as abordagens pelas quais as desigualdades sociais que afligem a realidade brasileira foram interpretadas e/ou representadas em longas-metragens que chamaram atenção do público e da crítica especializada no intervalo de duas décadas. Foram analisados cinco filmes: Central do Brasil (1998), Abril Despedaçado (2001), Cidade de Deus (2002), O Som ao Redor (2012) e Pureza (2019). Essa série histórica, iniciada em 1998 e finalizada em 2019, compreende produções cinematográficas inscritas no Cinema da Retomada e no Cinema Nacional Contemporâneo. A identificação do cinema como recurso analítico baseia-se no entendimento deste como um agente histórico ilimitado à seara da representação, uma vez que carrega consigo a possibilidade de estímulo à análise crítico-reflexiva da realidade social. Desde a década de 1960, em especial, tendências do cinema brasileiro têm assumido um importante papel no debate em torno dos grandes temas da formação social brasileira, como a herança colonial, a questão agrária, o racismo, o patriarcado, as desigualdades regionais, as contradições do desenvolvimento urbano-industrial, a condição social e as resistências das classes trabalhadoras, entre outros. Referenciada na teoria social crítica de inspiração marxista, a investigação é de base qualitativa e articulou pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Aproximando-se da literatura especializada sobre cinema, buscou-se entender os movimentos, a história e as tendências processadas no Cinema Nacional. No que se refere ao debate da Questão Social, procedeu-se uma interlocução com autores brasileiros, com ênfase no debate do Serviço Social brasileiro em seu processo de renovação crítica. Quanto à pesquisa documental, foram consultados e analisados dados provenientes de organismos oficiais a fim de ilustrar expressões da “questão social” no Brasil. Ao final, foi possível identificar como os longas-metragens analisados abordam a “questão social” e a relação intrínseca dessa abordagem com a formação sócio-histórica brasileira.pt_BR
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