Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15539
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Os jogos pedagógicos como ferramenta de aprendizagem, integração e socialização para crianças experiências de estágio supervisionado na educação infantil |
Autor(es): | Barros, Maria do Socorro Ariel de |
Primeiro Orientador: | Voss, Lilian Kelly de Almeida Figueiredo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Pereira, Rodrigo |
metadata.dc.contributor.referee2: | Aguiar, José Messias da Silva |
Resumo: | O presente trabalho consiste em resolver um questionamento que surgiu durante o estágio supervisionando II: de que forma podemos contribuir com o desenvolvimento das crianças de maneira atrativa e divertida, proporcionando seu interesse e foco nas atividades educativas? Para atingir o objetivo deste trabalho foi utilizada a pesquisa qualitativa do tipo relato de experiência, e como instrumento de coleta de dados a observação participante. Neste sentido, objetivamos de forma geral, possibilitar uma aprendizagem atrativa e divertida, de modo que estimule a curiosidade e interesse das crianças através da ludicidade dos jogos pedagógicos. Os aportes teóricos se dão através das contribuições de Kishimoto (1999), Áries (1981), Heywood (2004), Goés (2008), Nallin (2005), Piaget (1978) dentre outros. Também foram utilizadas fundamentações relacionadas ao ordenamento legal: Constituição Federal – CF (1988); Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB (1996); Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018); Referencial Curricular para a Educação Infantil – RCNEI (1998); Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil – DCNEI (2010). Os dados foram produzidos no Centro Municipal de Educação Infantil de Pariconha, a partir das experiências de estágio desenvolvidas na Pré-escola I (04 e 05 anos de idade). Por meio de fotografias e registros escritos construímos discussões e análises que evidenciam a importância dos jogos pedagógicos como ferramenta de aprendizagem, integração e socialização para as crianças da Educação Infantil. |
Abstract: | The present work consists of resolving a question that arose during the supervising internship II: how can we contribute to the development of children in an attractive and fun way, providing their interest and focus on educational activities? To achieve the objective of this work, qualitative research of the experience report type was used, and participant observation was used as a data collection instrument. In this sense, we generally aim to enable attractive and fun learning, in a way that stimulates children's curiosity and interest through the fun of educational games. The theoretical contributions are made through the contributions of Kishimoto (1999), Áries (1981), Heywood (2004), Goés (2008), Nallin (2005), Piaget (1978) among others. Foundations related to the legal system were also used: Federal Constitution – CF (1988); Education Guidelines and Bases Law – LDB (1996); National Common Curricular Base – BNCC (2018); Curricular Reference for Early Childhood Education – RCNEI (1998); National Curricular Guidelines for Early Childhood Education – DCNEI (2010). The data were produced at the Municipal Center for Early Childhood Education in Pariconha, based on internship experiences developed at Preschool I (4 and 5 years old). Through photographs and written records, we built discussions and analyzes that highlight the importance of pedagogical games as a learning, integration and socialization tool for children in Early Childhood Education. |
Palavras-chave: | Educação infantil Jogos pedagógicos Ludicidade Ensino e aprendizagem Socialização infantil Integração infantil Estágio supervisionado Pedagogical games Early Childhood Education Child Joke |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia - Licenciatura |
Citação: | BARROS, Maria do Socorro Ariel de. Os jogos pedagógicos como ferramenta de aprendizagem, integração e socialização para crianças: experiências de estágio supervisionado na educação infantil. 56 f. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15539 |
Data do documento: | 23-nov-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Os jogos pedagógicos como ferramenta de aprendizagem, integração e socialização para crianças exper.pdf | 1.92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.