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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15529
Tipo: | Dissertação |
Título: | Memes na cultura digital: das produções de atividades matemáticas aos saberes matemáticos emergentes |
Autor(es): | Santos, Jacielma Dantas dos |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Carloney Alves de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Souza, Denize da Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Givaldo Oliveira dos |
Resumo: | Trabalhar com Memes para realizar atividades de matemática pode promover aprendizado, uma vez que, haverá a junção da matemática com algo que os jovens acham interessante. Diante disto, esta Dissertação apresenta dados e encaminhamentos de uma Pesquisa de Mestrado, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Linha de Pesquisa "Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)”. Na problematização do tempo presente, emerge o seguinte questionamento: Quais as possibilidades para o desenvolvimento de produções de atividades matemáticas com Memes na Cultura Digital que articulem os saberes matemáticos emergentes no processo de aprendizagem dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental? Desta forma, nosso objetivo foi analisar quais seriam as possibilidades para o desenvolvimento de produções de atividades matemáticas com Memes na Cultura Digital que articulassem os saberes matemáticos emergentes no processo de aprendizagem dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Como objetivos específicos buscou-se mapear as possibilidades para o desenvolvimento das produções de atividades matemáticas com Memes na Cultura Digital, verificar as estratégias utilizadas pelos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e suas percepções para o desenvolvimento de atividades matemáticas com Memes, identificar o lugar dos saberes matemáticos emergentes a partir da produção dos Memes e propor uma Sequência Didática sobre Memes para professores de Matemática referente ao conteúdo de Potenciação. A pesquisa desenvolvida foi baseada na pesquisa intervenção, de natureza qualitativa, através da aplicação de questionários semiestruturados e do material produzido pelos alunos. O desenvolvimento da proposta de atividade ocorreu em uma Escola Municipal de Educação Básica de Joaquim Gomes em Alagoas, contando com a participação de 17 alunos, durante os 4 encontros. Os dados demonstraram que os alunos se engajaram ao longo das atividades propostas e conseguiram realizar todas as etapas estabelecidas, alcançando assim, todos os objetivos pretendidos. |
Abstract: | In this sense, working with memes to carry out mathematics activities can promote learning, since mathematics will be combined with something that young people find interesting. In view of this, this dissertation presents data and referrals from a master's degree research, linked to the Postgraduate Program in Science and Mathematics Teaching (PPGECIM), at the Federal University of Alagoas (UFAL), research line "Information and Communication Technologies (ICT)”. In problematizing the present time, the following question emerges: What are the possibilities for developing productions of mathematical activities with Memes in digital culture that articulate emerging mathematical knowledge in the learning process of students in the 9th year of elementary school? In this way, our objective was to analyze what the possibilities would be for the development of productions of mathematical activities with Memes in digital culture that articulate the emerging mathematical knowledge in the learning process of students in the 9th year of elementary school. As specific objectives, we sought to map the possibilities for the development of mathematical activity productions with Memes in digital culture, verify the strategies used by 9th year elementary school students and their perceptions for the development of mathematical activities with Memes, identify the place of mathematical knowledge emerging from the production of Memes and propose a didactic sequence on Memes for Mathematics teachers regarding the empowerment content. The research developed was based on intervention research, of a qualitative nature, through the application of semi-structured questionnaires and material produced by students. The development of the activity proposal took place at a Joaquim Gomes Municipal Basic Education School in Alagoas, with the participation of 17 students during the 4 meetings. The data demonstrated that the students were engaged throughout the proposed activities and managed to carry out all the established steps, thus achieving all the intended objectives. |
Palavras-chave: | Memes no ensino Ensino de matemática Cultura digital Sequência didática Potenciação Teaching mathematics Potentiation Digital information and communication technologies |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
Citação: | SANTOS, Jacielma Dantas dos. Memes na cultura digital: das produções de atividades matemáticas aos saberes matemáticos emergentes. 2024. 135 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15529 |
Data do documento: | 17-mai-2024 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
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