00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MÚSICA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15514
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Fireman, Milson Casado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1988423512971792pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Flávio Ferreira da-
dc.contributor.referee2Fialho, Willbert Yvan Barbosa-
dc.creatorSantos Júnior, José Fagundes de Souza.-
dc.date.accessioned2025-02-20T16:13:43Z-
dc.date.available2025-02-20-
dc.date.available2025-02-20T16:13:43Z-
dc.date.issued2024-04-04-
dc.identifier.citationSANTOS JÚNIOR, José Fagundes de Souza. Edição crítica da 1° Valsa Brasileira para dois violões de Francisco Mignone. 2025. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15514-
dc.description.abstractThis work refers to a critical edition of the 1st Brazilian Waltz for two guitars by Francisco Mignone. He composed the set of pieces in 1970 at the age of 73, entitled Os Manuscritos De Buenos Aires, it has in its entirety a suite of four movements and 4 separate pieces. The pieces were written with pencil and later covered with a black pen, facilitating understanding for some observations (lessons). With the investigation of the central piece of this research, some concerns about the composer's ideas emerged. It is not possible to recognize his real intentions for the piece studied in this work, since he is not present to report. With the author's supposed intentions, the editor exposes his criticality and point of view regarding pertinent doubts throughout the work. The initial research originated in an elective course offered by the guitar teacher in the undergraduate course and discussed with classmates and the teacher himself. However, the analysis of the 1st Brazilian Waltz for two guitars by Francisco Mignone resulted in a critical edition, through the lessons observed throughout this article. The lessons report what conclusions were reached by the editor, and what reasons(s) supported his hypotheses.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Música(Instrumento) - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPerícia musicalpt_BR
dc.subjectMusicólogospt_BR
dc.subjectCríticos de músicapt_BR
dc.subjectEditionpt_BR
dc.subjectSheet musicpt_BR
dc.subjectManuscriptpt_BR
dc.subjectGuitarpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
dc.titleEdição crítica da 1° Valsa Brasileira para dois violões de Francisco Mignonept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho refere-se a uma edição crítica da 1ª Valsa Brasileira para dois violões de Francisco Mignone. Ele compôs o conjunto de peças em 1970 aos 73 anos de idade, intitulado Os Manuscritos De Buenos Aires, possui em sua totalidade uma suíte de quatro movimentos e 4 peças avulsas. As peças foram escritas com lápis e posteriormente cobertas por caneta preta, facilitando o entendimento para algumas observações (lições). Com a investigação da peça central desta pesquisa, apareceram algumas inquietações acerca das ideias do compositor. Não é possível reconhecer suas reais intenções para a peça estudada neste trabalho, uma vez que ele não está presente para relatar. Com os supostos intuitos do autor, o editor expõe sua criticidade e ponto de vista referente as dúvidas pertinentes no decorrer da obra. A pesquisa inicial originou-se em uma disciplina eletiva ofertada pelo professor de violão no curso de licenciatura e discutidas com os colegas de turma e o próprio docente. A análise da 1ª Valsa Brasileira para dois violões de Francisco Mignone, resultou em uma edição crítica, por meio das lições observadas no decorrer deste artigo. As lições relatam quais foram as conclusões tomadas pelo editor, e qual(is) motivos sustentaram suas hipóteses. Logo após, é mostrado uma comparação entre a edição elaborada e a versão original para piano, intitulada Valsa de esquina n°2.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MÚSICA - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Edição crítica da 1° Valsa Brasileira para dois violões de Francisco Mignone.pdf4.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.