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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15505
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Análise comparativa da influência do tempo de tela sobre o sono de professores antes e durante a pandemia da covid-19 no Brasil |
Autor(es): | Bezerra, Joane Dos Santos |
Primeiro Orientador: | Silva, Adriana Ximenes da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Ferro, Jamylle Nunes de Souza |
metadata.dc.contributor.referee2: | Rocha, Lanni Sarmento da |
Resumo: | Em 11 de março de 2020 a Organização Mundial de Saúde (OMS) caracteriza a COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2) como uma pandemia. Devido à rápida disseminação do vírus da COVID-19, o ensino presencial foi temporariamente suspenso e o Ensino Remoto Emergencial foi autorizado pelo Ministério da Educação. Educadores e estudantes de todo o Brasil precisaram adaptar-se à nova realidade do ensino por meios digitais, resultando em impactos imediatos como a ampliação da jornada de trabalho e o uso das telas em um tempo exagerado. A implementação do trabalho remoto poderia se caracterizar como um dos fatores causais para a má qualidade do sono em educadores, visto que a presença da luz azul artificial, principalmente próximo da hora de dormir, pode acarretar na inibição ou redução da síntese do hormônio melatonina, alterando o ritmo circadiano do sono-vigília, importante para o início e duração do sono. Neste trabalho buscou- se realizar uma análise comparativa entre a influência do tempo de tela (TT) sobre a qualidade do sono de professores antes e durante a pandemia da COVID-19 no Brasil. Trata-se de um estudo observacional, transversal por amostragem, onde os voluntários responderam a um questionário semiestruturado online sobre dados demográficos, tempo de tela e hábitos do sono antes e durante a pandemia. A avaliação do tempo de tela foi realizada através do teste estatístico de Análise de Variância (ANOVA one-way), e para a correlação entre o tempo de tela e o sono foi realizado o teste de Correlação de Pearson. Um total de 688 professores de todo o Brasil participaram dessa pesquisa. O tempo de tela dos educadores aumentou significativamente durante a pandemia, sendo antes da pandemia registrado (6,94±3,19 horas) e depois (10,44±3,54 horas). Além disso, no mesmo período houve uma percepção negativa dos educadores sobre o sono. Contudo, não houve correlação entre o tempo de tela antes e durante a pandemia e o sono, como mostra os valores do teste de correlação entre o TT antes e o sono: mulheres(r 0,03873), homens(r -0,08973), correlação entre o TT durante e o sono: mulheres(r -0,1351), homens(r -0,1676). Ao averiguar se havia correlação entre peso, altura e o Indice de Massa Corporal (IMC) e o sono, não foi demonstrado correlação. Entretanto, os resultados mostram que há uma correlação fraca entre o sono de homens solteiros e o peso(r - 0,3168) e entre os sono de homens solteiros e o IMC (r -0,3225). Conclui-se que houve um aumento no tempo de tela entre os profissionais da educação ao comparar antes e durante a pandemia da COVID-19, o que influiu em uma percepção negativa sobre a qualidade do sono. |
Abstract: | On March 11, 2020, the World Health Organization (WHO) characterized COVID-19 (the disease caused by the novel coronavirus SARS-CoV-2) as a pandemic. Due to the rapid spread of the COVID-19 virus, in-person education was suspended, and Emergency Remote Teaching was authorized by the Ministry of Education. Educators and students across Brazil had to adapt to the new reality of teaching through digital means, resulting in immediate impacts such as extended working hours and excessive screen time. The implementation of remote work could be characterized as one of the causal factors for poor sleep quality among educators, especially if screen usage occurs close to bedtime, disrupting the circadian rhythm of the sleep-wake cycle, due to the presence of artificial blue light, which consequently inhibits or reduces the synthesis of the hormone melatonin, important for initiating sleep and its duration during the dark phase. AIM: This study aimed to conduct a comparative analysis of the influence of screen time on the sleep quality of teachers before and during the COVID- 19 pandemic in Brazil. This is an observational, cross-sectional sampling study where volunteers responded to a semi-structured online questionnaire about demographic data, screen time, and sleep habits before and during the pandemic. The assessment of screen time was conducted using the one-way Analysis of Variance (ANOVA) statistical test, and for the correlation between screen time and sleep, the Pearson Correlation test was performed. A total of 688 teachers from across Brazil participated in this study. The screen time of educators significantly increased during the pandemic, with pre-pandemic screen time recorded at (6.94±3.19 hours) and post-pandemic at (10.44±3.54 hours). There was no correlation between screen time before and during the pandemic with hours of sleep. Correlation for screen time before, females (r 0.03873), males (r -0.08973); correlation for screen time after, females (r -0.1351), males (r -0.1676). Similarly, there was no demonstrated correlation between BMI, height, weight, and the groups of female and male teachers. Thus, it can be concluded that although no correlation was observed between screen time and sleep, the increased screen time may influence a negative perception of sleep quality. |
Palavras-chave: | Professores universitários Sono Tempo de tela COVID-19 University teachers Sleep Screen time |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Ciências Biológicas - Bacharelado |
Citação: | BEZERRA, Joane dos Santos. Análise comparativa da influência do tempo de tela sobre o sono de professores antes e durante a pandemia da COVID-19 no Brasil. 2025. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Biológicas) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15505 |
Data do documento: | 26-mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS |
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