00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IQB Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - QUÍMICA - IQB
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Souza, Laura Cristiane de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6825393185550310pt_BR
dc.contributor.referee1Paula, Francine Santos de-
dc.contributor.referee2Silva, Monique Gabriela Ângelo da-
dc.creatorOliveira, Matheus Augusto Lima Cassimiro de-
dc.date.accessioned2025-02-20T13:31:58Z-
dc.date.available2025-02-20-
dc.date.available2025-02-20T13:31:58Z-
dc.date.issued2023-12-22-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Matheus Augusto Lima Cassimiro de. O papel do lúdico no ensino de ciências na educação de jovens e adultos (EJA). 2025. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15493-
dc.description.abstractThis work presents an innovative approach to teaching Science in Youth and Adult Education (EJA), focusing on practical application and interactivity. EJA is a teaching modality aimed at educating people who did not have the opportunity to attend school at the appropriate time or who could not continue their studies for various reasons. This study reports the implementation of a class at the Municipal School Governor Lamenha Filho, in Murici-Al, for 8th grade students of the EJA modality. The class was themed “Chemistry Show - Chemical and Physical Transformations” and involved conducting three practical experiments: “Pharaoh’s Snake”, “Inflate Balloon Without Blowing”, and “Water and Oil Interaction”. These experiments allowed students to visualize and experience the concepts discussed in the classroom. In addition to the experiments, two playful games were used: “The Memory Game of Phenomena” and “Complete Here”. These games were designed to instigate playfulness in students, serving as an alternative to increase the motivation and attractiveness of EJA students. The results obtained indicate that the application of these strategies had positive impacts on the conceptual understanding of students regarding chemical and physical transformations. Through the realization of practical and interactive activities, students were able to visualize and experience the concepts discussed in the classroom. This resulted in a deeper understanding of the topics covered. This work highlights the importance of using differentiated teaching methodologies in EJA. Through practical application and interactivity, it is possible to improve students’ understanding of the concepts discussed in the classroom. In addition, the use of activities that instigate playfulness can serve as an effective alternative to increase student motivation and attractiveness.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Química- Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectExperimentos práticospt_BR
dc.subjectJogos lúdicospt_BR
dc.subjectCompreensão conceitualpt_BR
dc.subjectYouth and Adult Educationpt_BR
dc.subjectChemistry teachingpt_BR
dc.subjectPractical experimentspt_BR
dc.subjectPlayful gamespt_BR
dc.subjectConceptual understanding.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleO papel do lúdico no ensino de ciências na educação de jovens e adultos (EJA)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma abordagem inovadora para o ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos (EJA), com foco na aplicação prática e na interatividade. A EJA é uma modalidade de ensino que visa à educação de pessoas que não tiveram a oportunidade de se escolarizar no período adequado ou que não puderam continuar seus estudos por diversos motivos. Este estudo relata a implementação de uma aula na Escola Municipal Governador Lamenha Filho, em Murici-Al, para alunos do 8º ano do ensino fundamental da modalidade EJA. A aula teve como tema “Show da Química - Transformações químicas e físicas” e envolveu a realização de três experimentos práticos: “Serpente de faraó”, “Encher balão sem soprar” e “Interação água e óleo”. Esses experimentos permitiram aos alunos visualizar e experimentar os conceitos discutidos em sala de aula. Além dos experimentos, foram utilizados dois jogos lúdicos: “O Jogo da Memória dos Fenômenos” e “Complete Aqui”. Esses jogos foram projetados para instigar o lúdico nos alunos, servindo como uma alternativa para aumentar a motivação e atratividade dos estudantes da EJA. Os resultados obtidos indicam que a aplicação dessas estratégias teve impactos positivos na compreensão conceitual dos alunos em relação às transformações químicas e físicas. Através da realização de atividades práticas e interativas, os alunos puderam visualizar e experimentar os conceitos discutidos em sala de aula. Isso resultou em uma compreensão mais profunda dos temas abordados. Este trabalho destaca a importância de utilizar metodologias de ensino diferenciadas na EJA. Através da aplicação prática e da interatividade, é possível melhorar a compreensão dos alunos sobre os conceitos discutidos em sala de aula. Além disso, o uso de atividades que instiguem o lúdico pode servir como uma alternativa eficaz para aumentar a motivação e atratividade dos estudantes.pt_BR
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