00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FAMED Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MEDICINA - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15492
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Queimaduras
Autor(es): Silva, Beatriz Cristina da Araújo
Almeida, Israel do Carmo
Primeiro Orientador: Pereira, Gerson Odilon
Resumo: Queimaduras são lesões traumáticas que podem acometer desde a pele até a órgãos mais profundos, decorrentes de acidentes que podem ser de etiologia elétrica, térmica, radioativa, biológica ou química. As queimaduras podem ser classificadas quanto ao agente causador e quanto à profundidade das lesões (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, 2008). Constituem um grave problema de saúde pública no Brasil uma vez que representam uma das principais causas de atendimentos nos serviços de urgência e emergência, além das repercussões físicas, sociais e econômicas (Bezerra et al., 2020; Moulin et al., 2018). Dentro da classificação de acordo com a profundidade, podem ser divididas em: (Queimadura de 1o Grau): são superficiais atingindo apenas a epiderme causando vasodilatação, portando vai apresentar hiperemia e dor. A regeneração total acontece em cerca de uma semana (Queimadura de 2o Grau): marcada pela presença de bolhas (flictenas). Se atingir até a derme superficial (papilar), preserva a maior parte de seus capilares e por isso quando é feito o desbridamento o aspecto do leito será avermelhado e úmido devido a grande hiperemia e exsudação. Entretanto se acometer a derme profunda (reticular), uma parte considerável do plexo capilar será destruída e o leito ficará branco-rosado e seco. Ambas cursam com dor e hipersensibilidade, mas no segundo caso há menos dor, pois mais terminações nervosas foram agredidas (Queimadura de 3o Grau): há destruição de toda a espessura da pele, incluindo o plexo capilar e terminações nervosas. Dessa forma seu aspecto será seco, sem dor (ou pouca) e o aspecto será endurecido como couro e a coloração pode ir ser branco, mármore, marrom ou preto a depender do grau de carbonização do tecido (Queimadura de 4o Grau): alcança camada inferiores à pele, como fáscia, músculo, ossos e órgãos. Esse tipo ocorre principalmente nas queimaduras elétricas ou térmicas e químicas com grande tempo de exposição. Acerca da extensão das queimaduras, são avaliadas pela percentagem de superfície epitelial queimada (SQC) que é determinada pela regras dos 9A podendo classificar o paciente em pequeno ou grande queimado, onde os segmentos corporais são estimados em nove ou múltiplos de nove e o somatório define a superfície corporal queimada a qual fornece estimativa aproximada, devendo ser ajustada para aplicação em crianças (KEARNS et al., 2016).
Abstract: não tem
Palavras-chave: Queimaduras
emergências médicas
Medical emergencies
Burns
Skin burn
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Medicina - Bacharelado
Citação: SILVA, Beatriz Cristina da Araújo; ALMEIDA, Israel do Carmo. Queimaduras. 2025. 446 - 450 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina) – Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Alagoas, 2023. Trabalho publicado como capítulo 86 do livro: Urgências e emergências médicas. São Paulo, Sarvier, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15492
Data do documento: 18-jul-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MEDICINA - FAMED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Queimaduras.pdf3.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.