00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15481
Tipo: Tese
Título: A epistemologia freireana e a educação em ciências: desafios e potencialidades para o desenvolvimento do processo de alfabetização científica e tecnológica na educação básica
Autor(es): Araújo, Elian Sandra Alves de
Primeiro Orientador: Fireman, Elton Casado
metadata.dc.contributor.referee1: Menezes, Anderson de Alencar
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos
metadata.dc.contributor.referee3: Almeida, Jadilson Ramos de
metadata.dc.contributor.referee4: Lorenzetti, Leonir
Resumo: O campo da Educação em Ciências torna-se um espaço de promoção formativa crítico-reflexiva para os sujeitos que chegam às nossas escolas. A aproximação da Educação em Ciências com o referencial freireano tem sido indicada como possibilidade de superação do ensino tradicionalista, conteudista e enciclopédico que marcam a educação escolar. Esta indicação centra-se na dialogicidade, problematização, contextualização e interdisciplinaridade da educação libertadora proposta por Freire. É pensando no panorama de aproximação desses referenciais que se realiza esta pesquisa, com o seguinte objetivo geral: Identificar e analisar as sinalizações das possibilidades, dos desafios e avanços que a aproximação do campo da Educação em Ciências com o referencial freireano, apresentadas pelas publicações nacionais sobre as práticas educativas nessas áreas, pode trazer para o avanço do processo de Alfabetização Científica e Tecnológica na educação básica em nosso país. Este estudo se insere na abordagem de pesquisa de métodos mistos, amparada nos pressupostos da Revisão Sistemática da Literatura (RSL). A análise dos dados e a sua interpretação realizaram-se em dois níveis: a análise cienciométrica e a análise documental por meio dos pressupostos da análise de conteúdo. Os dados cienciométricos permitem pensar que, atualmente, há uma rede de pesquisadores consolidados na área em que trabalham com essa aproximação de referenciais. A análise dos textos que relatavam práticas educativas na educação básica desenvolvidas com a aproximação da Educação em Ciências com o referencial freireano sinaliza para a dificuldade de se instalar mudanças na forma de se trabalhar os conteúdos conceituais na sala de aula. Uma abordagem diferenciada vai esbarrar na estrutura escolar, que ainda é disciplinar e marcada pela cultura do silêncio. Ao aproximarmos a epistemologia freireana das discussões sobre a ACT, foi possível identificar que se faz necessário considerar as novas demandas da sociedade do século XXI que agora fazem parte do contexto escolar. Para tanto, pensar em uma educação científica que ajude os sujeitos a desvelar as situações-limite que lhes são impostas é uma posição esperada de uma escola que entende seu papel na busca pelos princípios da justiça social. Assim, observando e considerando os avanços expressos pelas pesquisas analisadas, é possível afirmar que a adoção das proposições freireanas para o campo da educação científica possibilita a criação de um espaço para o envolvimento dos sujeitos com o tema em estudo, de modo que, por meio da interação dialógico-crítica, pode-se possibilitar o desenvolvimento da curiosidade epistemológica que garante o surgimento de novas questões, e assim, a manutenção da busca pelo conhecimento por parte dos estudantes e professores. Podemos afirmar que a aproximação desses referenciais sinaliza possibilidades de avanço para o processo de ACT desde os anos iniciais do ensino fundamental; no entanto, os resultados aqui alcançados também permitem corroborar a tese de que, mesmo os trabalhos indicando uma forte aproximação com o referencial freireano em níveis metodológicos e epistemológicos em sua fundamentação, a maioria das práticas educativas analisadas ainda se mantém distantes de Freire e de uma proposição para a ACT nos sentidos sociopolíticos mais amplos que podem emergir a partir da educação escolar.
Abstract: It is understood that the field of Science Education becomes a space of critical-reflexive formative promotion for the subjects that come to our schools. The approximation of Science Education with Freirean references has been indicated as a possibility to overcome the traditionalist, content-based and encyclopedic teaching that characterize school education. This indication focuses on the dialogicity, problematization, contextualization and interdisciplinarity of the liberating education proposed by Freire. This research is carried out with the following general objective: To identify and analyze the possibilities, challenges and advances that the approximation of the field of Science Education with the Freirean referential, presented by national publications on the educational practices in these areas, can bring to the advancement of the Scientific and Technological Literacy process in basic education in our country. This study is part of the mixed methods research approach, supported by the assumptions of the Systematic Literature Review (SLR). Data analysis and interpretation took place on two levels: the scientometric analysis and the documentary analysis through the assumptions of content analysis. The scientometric data allow us to think that, currently, there is a network of consolidated researchers in the area who work with this approximation of references. The analysis of the texts that reported educational practices in basic education developed with the approach of Science Education and the Freirean referential points to the difficulty of installing changes in the way conceptual content is worked in the classroom, a different approach will come up against the school structure, which is still disciplinary and marked by the culture of silence. When we approached the Freirean epistemology to the discussions about ACT, it was possible to identify, that it is necessary to consider the new demands of society in the 21st century that are now part of the school context, so thinking about a scientific education that helps the subjects to unveil the limiting situations imposed on them is a position expected from a school that understands its role in the search for the principles of social justice. Thus, observing and considering the advances expressed by the researches analyzed, it is possible to state that the adoption of Freirean propositions for the field of science education enables the creation of a space for the involvement of the subjects with the subject under study, so that, by means of dialogic-critical interaction, it is possible to develop epistemological curiosity, which guarantees the emergence of new questions and, thus, the maintenance of the search for knowledge by students and teachers. We can affirm that the approximation of these references signals possibilities of progress for the ACT process from the early years of elementary school; however, the results achieved here also allow us to corroborate the thesis that, even though the studies indicate a strong approximation to the Freirean reference on methodological and epistemological levels, most of the analyzed educational practices are still far from Freire and from a proposal for ACT in the broader sociopolitical sense that can emerge from school education.
Se entiende que el campo de la Enseñanza de las Ciencias se convierte en un espacio de promoción formativa crítico-reflexiva para los sujetos que acuden a nuestras escuelas. El abordaje de la Enseñanza de las Ciencias con referencial freireano ha sido señalado como una posibilidad de superación de la enseñanza tradicionalista, contenidista y enciclopedista que marca la educación escolar. Esta indicación se centra en la dialogicidad, problematización, contextualización e interdisciplinariedad de la educación liberadora propuesta por Freire. Esta investigación se realiza con el siguiente objetivo general: Identificar y analizar las posibilidades, desafíos y avances que la aproximación del campo de la Educación Científica con el referencial freireano, presentado por publicaciones nacionales sobre las prácticas educativas en estas áreas, puede aportar al avance del proceso de Alfabetización Científica y Tecnológica en la educación básica en nuestro país. Este estudio se enmarca en el enfoque de investigación de métodos mixtos, apoyado en los supuestos de la Revisión Sistemática de la Literatura (RSL). El análisis e interpretación de los datos se realizó en dos niveles: el análisis cienciométrico y el análisis documental a través de los supuestos del análisis de contenido. Los datos cienciométricos permiten pensar que, actualmente, existe una red de investigadores consolidada en el área que trabaja con esta aproximación de referencias. El análisis de los textos que dieron cuenta de las prácticas educativas en la educación básica desarrolladas con el enfoque de la Enseñanza de las Ciencias y el referencial freireano apunta a la dificultad de instalar cambios en la forma de trabajar los contenidos conceptuales en el aula, un enfoque diferente chocará con la estructura escolar, que sigue siendo disciplinaria y marcada por la cultura del silencio. Al aproximar la epistemología freireana a las discusiones sobre ACT, fue posible identificar, que es necesario considerar las nuevas demandas de la sociedad del siglo XXI que hoy forman parte del contexto escolar, por lo que pensar en una educación científica que ayude a los sujetos a develar las situaciones limitantes que se les imponen es una postura esperada de una escuela que entiende su papel en la búsqueda de los principios de justicia social. Así, observando y considerando los avances expresados por las investigaciones analizadas, es posible afirmar que la adopción de las proposiciones freireanas para el campo de la educación científica posibilita la creación de un espacio para el involucramiento de los sujetos con el tema en estudio, de modo que, por medio de la interacción dialógico-crítica, sea posible desarrollar la curiosidad epistemológica que garantice el surgimiento de nuevas preguntas y, así, el mantenimiento de la búsqueda del conocimiento por parte de alumnos y profesores. Podemos afirmar que la aproximación de estos referentes señala posibilidades de avance para el proceso de ACT desde los primeros años de la educación básica; sin embargo, los resultados aquí alcanzados también permiten corroborar la tesis de que, si bien los trabajos señalan una fuerte aproximación con el referencial freireano en los planos metodológico y epistemológico en su fundamentación, la mayoría de las prácticas educativas analizadas aún permanecen distantes de Freire y de una propuesta de ACT en los sentidos sociopolíticos más amplios que pueden emerger de la educación escolar.
Palavras-chave: Alfabetização científica e tecnológica
Cienciometria
Educação em ciências
Matriz epistemológica
Pedagogia libertadora
Scientific and technological literacy
Scientometrics
Science education
Epistemological matrix
Liberating pedagogy
Alfabetización científica y tecnológica
Cienciometría
Educación científica
Pedagogía liberadora
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: ARAÚJO, Elian Sandra Alves de. A epistemologia freireana e a educação em ciências: desafios e potencialidades para o desenvolvimento do processo de alfabetização científica e tecnológica na educação básica. 2025. 368 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15481
Data do documento: 31-mai-2023
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.