00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICBS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15439
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise da abordagem do tema Botânica nos livros didáticos do Ensino médio e sua possível influência no desempenho dos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
Autor(es): Santos, Dara Maria Costa dos
Primeiro Orientador: Lima, Letícia Ribes de
metadata.dc.contributor.referee1: Justino, Gilberto Costa
metadata.dc.contributor.referee2: Scanavaca, Raíza Padilha
Resumo: O presente trabalho foca na importância dos livros didáticos como um dos instrumentos pedagógicos que podem contribuir na construção de conhecimentos, além da sua relevância para o desempenho dos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) regula a qualidade desse recurso, estabelecendo critérios para sua aprovação e distribuição. Tendo em vista que nas escolas públicas, frequentemente, o livro didático é a principal fonte de suporte pedagógico, sua qualidade desempenha um papel crucial no preparo dos alunos para o citado exame. Assim, livros didáticos de qualidade podem contribuir para o sucesso no ENEM, abordando os conteúdos de maneira a desenvolver habilidades analíticas, interpretativas e argumentativas exigidas pela prova. Uma das áreas de conhecimento do exame é a intitulada “Ciências da Natureza”, na qual conhecimentos acerca dos conteúdos advindos das Ciências Biológicas e, mais especificamente, da botânica, são exigidos dos estudantes. A falta de conhecimento adequado em botânica pode refletir no desempenho no ENEM, tornando importante o uso de recursos didáticos eficientes para superar esses obstáculos. O objetivo principal deste trabalho foi analisar como a temática de “botânica” é abordada nos livros didáticos de Biologia utilizados no Ensino Médio, na rede pública de ensino do município de Maceió (AL), e sua possível influência no desempenho dos alunos no ENEM. Foram selecionadas seis escolas da rede pública de ensino de Maceió (AL): as três que obtiveram as maiores médias no ENEM, de 2021, na categoria de Ciências da Natureza, e as três que obtiveram as menores médias, e analisados os livros didáticos por elas utilizados. Para tanto foi elaborado um formulário que foi preenchido para cada coleção de livros utilizada nessa análise. Entre os critérios de análise presentes no formulário estão: aspectos teóricos/contextuais, conteúdos sobre botânica, exercícios/atividades e recursos adicionais. Ao analisar o resultado entre a qualidade do livro didático e o desempenho no ENEM, torna-se evidente o impacto positivo de um livro de alta qualidade e um material de apoio que também seja de alta qualidade. O uso de um livro eficaz, que aborde de forma abrangente vários temas e utilize uma linguagem simples e acessível pode contribuir para o desempenho no ENEM. Como conclusão pode- se relacionar a importância do livro didático no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos relacionados à botânica e sua relação com o desempenho no ENEM. Assim, este trabalho oferece uma análise que aponta sobre a importância do uso de um bom livro didático no processo educacional dos alunos, combinado com o papel fundamental do professor nesse processo e no uso desse recurso. Esses recursos não apenas fornecem informações, mas também promovem habilidades críticas, estratégias específicas e autonomia, contribuindo para um desempenho bem-sucedido no ENEM.
Abstract: This work focuses on the importance of textbooks as one of the pedagogical instruments that can contribute to the construction of knowledge, in addition to their relevance for students' performance in the National Secondary Education Examination (ENEM). The National Textbook Program (PNLD) regulates the quality of this resource, establishing criteria for its approval and distribution. Considering that in public schools, textbooks are often the main source of pedagogical support, their quality plays a crucial role in preparing students for the aforementioned exam. Thus, quality textbooks can contribute to success in the ENEM, covering the content in a way that develops the analytical, interpretative and argumentative skills required by the test. One of the knowledge areas of the exam is the one entitled “Natural Sciences”, in which knowledge about the contents arising from Biological Sciences and, more specifically, botany, are required of students. The lack of adequate knowledge in botany can reflect on ENEM performance, making it important to use efficient teaching resources to overcome these obstacles. The main objective of this work was to analyze how the theme of “botany” is approached in Biology textbooks used in high school, in the public school system in the city of Maceió (AL) and its possible influence on students’ performance in the ENEM. Six schools from the public education network of Maceió (AL) were selected: the three that obtained the highest averages in the 2021 ENEM, in the Natural Sciences category, and the three that obtained the lowest averages and the textbooks analyzed by them used, for this purpose a form was created and filled out for each collection of books used in this analysis. Among the analysis criteria present in the form are: theoretical/contextual aspects, botany content, exercises/activities and additional resources. When analyzing the result between the quality of the textbook and performance on the ENEM, the impact of a high-quality book and supporting material that is also of high quality becomes evident. The use of an effective book, which comprehensively addresses various topics and uses simple and accessible language, can contribute to ENEM performance. As a conclusion, we can relate the importance of the textbook in the process of teaching and learning content related to botany and its relationship with performance in the ENEM. Thus, this work offers an analysis of the relevance of teaching botany, highlighting the crucial role of textbooks as fundamentals tools in the students' educational process. These resources not only provide information, but also promote critical skills, specific strategies, and autonomy, contributing to successful ENEM performance.
Palavras-chave: Livros didáticos
Botânica - Estudo e ensino
Ensino médio
Desempenho do aluno – Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
Textbooks
Botany - Study and teaching
High school
Student performance – National High School Exam (ENEM)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura
Citação: SANTOS, Dara Maria Costa dos. Análise da abordagem do tema "Botânica" nos livros didáticos do Ensino médio e sua possível influência no desempenho dos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). 2025. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde. Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15439
Data do documento: 13-dez-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.