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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15438
Tipo: | Dissertação |
Título: | Resolução de problemas matemáticos - estudo de caso com professoras dos anos iniciais em escola alagoana |
Título(s) alternativo(s): | Mathematical problems solving – study of case with teaching elementary school early year of alagoana school |
Autor(es): | Medeiros, Juliane dos Santos |
Primeiro Orientador: | Santos, Mercedes Bêtta Quintano Carvalho Pereira dos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Valente, Wagner Rodrigues |
metadata.dc.contributor.referee2: | Prado, Edna Cristina do |
Resumo: | O presente trabalho é um estudo de caso sobre a resolução de problemas matemáticos em sala de aula dos anos iniciais do ensino fundamental. A investigação foi com pedagogos, professores dos anos iniciais responsáveis pelo ensino das primeiras noções matemáticas na vida escolar de uma criança, entretanto, não possuem formação específica na área do conhecimento. O objetivo geral do trabalho foi investigar como estes professores trabalham resolução de problemas matemáticos nas turmas de 1º ao 5º ano de uma escola pública. A pesquisa investigou a prática docente de cinco professoras de turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental numa escola pública situada na periferia da cidade de Maceió – Alagoas. Como aporte teórico sobre resolução de problemas utilizou-se Polya (2006), Pozo (1998), Panizza (2006), Itacarambi (2010), Perez Echeverria (1998), e Carvallho (2007, 2009, 2010). Sobre a formação de professores utilizou-se Shulman (1986) e Tardif (2010). Os instrumentos de coleta de dados foram a observação das aulas de Matemática, entrevista com os professores, e documentos da escola. Nesta investigação observaram-se similaridades na prática docente, entre elas, a prática linear no ensino, o grande enfoque nas operações matemáticas em detrimento da compreensão do problema, a linguagem matemática inadequada, o trabalho com resolução de problemas na perspectiva do letramento, o incentivo a prática da identificação de palavras-chave no enunciado dos problemas, e a falta de conhecimento sobre o conteúdo matemático que é um dos aspectos mais relevantes a considerar neste trabalho de investigação. Há indicações de que o conhecimento das professoras sobre as propriedades fundamentais da Matemática é frágil: sobre as idéias básicas relativas às quatro operações, sobre a tipologia da resolução de problemas e, consequentemente, sobre a didática adotada nas aulas de Matemática quando da utilização de resolução de problemas. Nas situações observadas, o trabalho com resolução de problema como meio de ensino não foi enfatizado. Tal análise mostrou que as professoras dos anos iniciais necessitam ter clareza a respeito da utilização de resolução de problemas matemáticos como estratégia de ensino, além do conhecimento dos conteúdos matemáticos para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. |
Abstract: | The present work is a case study about the mathematical problem solving in the classroom of the early years of elementary school. The research was with educators, teachers from early years, responsible for the teaching of the first mathematical notions in school life of a child, however, they do not have specific training in the area of knowledge. The general objective of this work was to investigate how these teachers work in mathematical problem solving classes from the 1st to the 5th year of a public school. The survey investigated the teaching practice of 5 teachers of classes from the 1st to the 5th year of elementary school in a public school situated in the suburbs of the city of Maceió-Alagoas. As theoretical contribution about troubleshooting, we used Polya (2006), Pozo (1998), Panizza (2006), Itacarambi (2010), Echeverria (1998), and Carvallho (2007, 2009, 2010). About the training of teachers, we used Shulman (1986) and Tardif (2010). The data collection instruments were the observation of math lessons, interview with the teachers, and the school's documents. In this research we observed the similarities of the teaching practice, among them, the linear practice of teaching, the great focus on mathematical operations at the expense of the understanding of the problem, the inadequated mathematical language, the work with problem solving in terms of literacy, the encouragement of the practice of identification of keywords in the utterance of the problems, and the lack of knowledge about the mathematical content that is one of the most important aspects to consider in this work. There are indications that the teachers’ knowledge on the fundamental properties of mathematics is weak: about the basic ideas related to the four operations, about the types of problem-solving and consequently on the didactics adopted for mathematics classes during the use of problem-solving. In the situations we observed, the work with problem solving as a means of teaching was not emphasized. This analysis showed that the teachers of early years need to have clarity about the use of mathematical problem solving as a teaching strategy, besides the knowledge of the mathematical content for the development of students ' learning. |
Palavras-chave: | Problemas matemáticos - Resolução Matemática - Estudo e ensino Ensino fundamental – Anos iniciais Prática docente Mathematical Problems - Resolution Mathematics - Study and teaching Elementary education – Initial years Teaching practice |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | MEDEIROS, Juliane dos Santos. Resolução de problemas matemáticos - estudo de caso com professoras dos anos iniciais em escola alagoana. 2025. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2012. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15438 |
Data do documento: | 21-mar-2012 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
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