00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
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Tipo: Dissertação
Título: A percepção de estudantes da graduação de enfermagem sobre o Programa Saúde na Escola (PSE)
Título(s) alternativo(s): The perception of undergraduate students about the School Health Program (PSE)
Autor(es): Oliveira, Rosilene de Araújo Silva
Primeiro Orientador: Sampaio, Josineide Francisco
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Correia, Divanise Suruagy
metadata.dc.contributor.referee1: Fregadolli, Andréa Marques Vanderlei
metadata.dc.contributor.referee2: Peixoto, Ana Lydia Vasco Albuquerque
Resumo: A necessidade da formação de recursos humanos da saúde voltados às exigências do Sistema Único de Saúde (SUS) levou as Instituições de Ensino Superior (IES) a reorientar o processo de formação do estudante. Durante o Estágio Curricular Supervisionado (ECS), o aluno deve participar de forma efetiva no planejamento e desenvolvimento das ações do Programa Saúde na Escola (PSE). Este Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso (TACC), do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Estado de Alagoas (FAMED/UFAL), é constituído de duas partes: a primeira, composta por um artigo científico resultante da pesquisa realizada; a segunda, por um produto educacional. A pesquisa teve como objetivo conhecer a percepção de estudantes da graduação em Enfermagem sobre o PSE, através da sua visão sobre os temas e ações desenvolvidas pelo programa, como também as contribuições do PSE na formação profissional por meio da integração Ensino, Saúde e Comunidade. Trata-se de um estudo de caso, de abordagem qualitativa, no qual a coleta de dados foi realizada em grupo focal online com estudantes da graduação em Enfermagem do 9° período da Faculdade Cesmac do Sertão, na cidade de Palmeira dos Índios (AL), tendo como critério de inclusão os estudantes que estiveram no Estágio Curricular Supervisionado em Rede Básica de Saúde nos 02 (dois) últimos anos no município de Taquarana (AL). Para a análise dos dados, foi utilizado o método de análise de conteúdo, dividindo-se em três etapas: pré-análise; exploração do material; tratamento dos resultados, inferência e interpretação. Obteve-se como resultado 02 (duas) categorias de análise: 1) Conhecimento e Desenvolvimento do PSE, na qual foram identificadas 4 (quatro) subcategorias: conhecimento sobre o PSE, realização de atividades do PSE, atores envolvidos nas atividades, dificuldades e desafios no planejamento e no desenvolvimento das atividades, e 2) Integração Ensino, Serviço e Comunidade na Formação Profissional. Assim, foi produzido um artigo científico, intitulado: “A percepção de estudantes da graduação em enfermagem sobre o Programa Saúde na Escola (PSE).” A partir desses resultados foi elaborado como produto de intervenção, um e-book intitulado: “Ações do PSE – Programa Saúde na Escola”. Espera-se com este estudo contribuir na formação crítica-reflexiva dos estudantes para a resolução dos problemas de saúde na comunidade escolar através da integração ensino, saúde e comunidade, como uma mudança na postura de profissionais da saúde, da educação e estudantes de saúde na Unidade Básica de Saúde (UBS), especialmente no desenvolvimento das ações do PSE.
Abstract: The need to train human health resources focused on the requirements of the Unified Health System (SUS) led Higher Education Institutions (HEIs) to reorient the student training process. During the Supervised Curricular Internship (ECS), the student must participate effectively in the planning and development of the actions of the School Health Program (PSE). This Academic Course Completion Work (TACC), of the Professional Master's Degree in Health Education at the Faculty of Medicine of the Federal University of the State of Alagoas (FAMED/UFAL), consists of two parts: the first, composed of a scientific article resulting the research carried out; the second, for an educational product. The research aimed to understand the perception of undergraduate Nursing students about the PSE, through their vision of the themes and actions developed by the program, as well as the contributions of the PSE to professional training through the integration of Teaching, Health and Community. This is a case study, with a qualitative approach, in which data collection was carried out in an online focus group with undergraduate Nursing students from the 9th period at Faculdade Cesmac do Sertão, in the city of Palmeira dos Índios (AL), with the inclusion criteria being students who were in the Supervised Curricular Internship in the Basic Health Network in the last 02 (two) years in the municipality of Taquarana (AL). For data analysis, the content analysis method was used, divided into three stages: pre-analysis; exploration of the material; treatment of results, inference and interpretation. The result was 02 (two) categories of analysis: 1) Knowledge and Development of the PSE, in which 4 (four) subcategories were identified: knowledge about the PSE, carrying out PSE activities, actors involved in the activities, difficulties and challenges in the planning and development of activities, and 2) Integration of Teaching, Service and Community in Professional Training. Thus, a scientific article was produced, entitled: “The perception of undergraduate nursing students about the School Health Program (PSE).” Based on these results, an e-book entitled: “PSE Actions – School Health Program” was created as an intervention product. This study is expected to contribute to the critical-reflective training of students to resolve health problems in the school community through the integration of teaching, health and community, as a change in the attitude of health and education professionals and health students in Basic Health Unit (UBS), especially in the development of PSE actions.
Palavras-chave: Programas de graduação em enfermagem
Serviços de saúde escolar
Integração comunitária
Política pública
Capacitação de recursos humanos em saúde
Programa Saúde na Escola (Brasil)
Estudantes de enfermagem - Percepção
Undergraduate Nursing programs
School health promotion
Community integration
Public policy
Professional training in health
Health at School Program (Brazil)
Nursing students - Perception
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino na Saúde
Citação: OLIVEIRA, Rosilene de Araújo Silva. A percepção de estudantes da graduação de enfermagem sobre o Programa Saúde na Escola (PSE). 2025. 95 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós-graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15435
Data do documento: 28-mar-2024
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