00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15431
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Aptidão física de alunos de uma escola pública de Maceió – AL, inserida no Programa de Residência Pedagógica
Autor(es): Inacio Junior, Carlos Antonio
Primeiro Orientador: Silva, Maria Elizabete de Andrade
metadata.dc.contributor.referee1: Toscano, Chrystiane Vasconcelos Andrade
metadata.dc.contributor.referee2: Moreira, Argenaz de Oliveira
Resumo: O presente estudo teve como objetivo descrever e analisar as variáveis da Aptidão Física Relacionada a Saúde dos alunos de uma escola pública de Maceió - AL, inserida no Programa Residência Pedagógica CAPES. A amostra foi composta de 173 escolares com faixa etária entre 6 - 11 anos de ambos os sexos. O instrumento utilizado foi o protocolo de testes e avaliação Projeto Esporte Brasil (Proesp-BR) relacionada à saúde, foram observadas as variáveis: Índice de Massa Corporal (IMC), Resistência Aeróbica, Flexibilidade, Resistência Muscular Localizada (RML) e Razão Cintura Estatura (RCE). Os resultados apontaram, na maioria das variáveis, uma predominância de estudantes classificados na zona saudável, exceto nas variáveis de RML e Resistencia Aeróbia, a variável de flexibilidade apontou que 40% dos escolares do sexo feminino estão classificados como zona de risco a saúde. Quando comparados os sexos, os resultados evidenciaram baixas variações significativas, exceto para as variáveis de RCE e Resistência Aeróbia. No qual as meninas apresentaram uma menor RCE e Resistência Aeróbia em relação aos meninos. Concluímos que os valores obtidos no estudo necessitam da análise de outras variáveis essenciais para uma análise mais precisa das variáveis da ApFRS, tais como: níveis de atividade física habitual, hábitos alimentares e níveis socioeconômicos. As informações obtidas no presente estudo são fundamentais na criação de propostas curriculares voltadas para a Disciplina de Educação Física inserida no Programa de Residência Pedagógica, trazendo possibilidades de melhorias na Aptidão Física dos alunos, ampliando as atividades além das aulas regulares de Educação Física.
Abstract: The present study aimed to describe and analyze the variables of Health-Related Physical Fitness of students at a public school in Maceió - AL, included in the CAPES Pedagogical Residency Program. The sample was made up of 173 students aged between 6 - 11 years of both sexes. The instrument used was the testing and evaluation protocol Projeto Esporte Brasil (Proesp-BR) related to health, the variables were observed: Body Mass Index (BMI), Aerobic Resistance, Flexibility, Localized Muscular Resistance (RML) and Waist to Height Ratio (RCE). The results showed, in most variables, a predominance of students classified in the healthy zone, except for the RML and Aerobic Endurance variables, the flexibility variable showed that 40% of female students are classified as a health risk zone. When comparing the sexes, the results showed low significant variations, except for the WHR and Aerobic Endurance variables. In which girls had lower WHtR and Aerobic Endurance compared to boys. We conclude that the values obtained in the study require the analysis of other essential variables for a more precise analysis of the ApFRS variables, such as: levels of habitual physical activity, eating habits and socioeconomic levels. The information obtained in the present study is fundamental in the creation of curricular proposals aimed at the Physical Education Discipline included in the Pedagogical Residency Program, bringing possibilities for improvements in students' Physical Fitness, expanding activities beyond regular Physical Education classes.
Palavras-chave: Aptidão física
Educação física
Alunos
Escola Pública – Maceió (AL)
Programa de Residência Pedagógica
Physical fitness
Physical education
Students
Pedagogical Residency Program
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Educação Física - Licenciatura
Citação: INACIO JUNIOR, Carlos Antonio. Aptidão física de alunos de uma escola pública de Maceió – AL, inserida no Programa de Residência Pedagógica. 2025. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15431
Data do documento: 1-abr-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.