00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IQB Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - QUÍMICA - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15423
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Barros, Maria Ester de Sá Barreto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4026092982442561pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Monique Gabriella Ângelo da-
dc.contributor.referee2Silva, Júlio Cosme Santos da-
dc.creatorSilva, Kerven Willian Oliveira da-
dc.date.accessioned2025-02-13T17:50:44Z-
dc.date.available2025-02-13-
dc.date.available2025-02-13T17:50:44Z-
dc.date.issued2024-03-25-
dc.identifier.citationSILVA, Kerven Willian Oliveira da. Metodologias ativas: foco em textos fílmicos e quadrinhos como recurso didático no ensino-aprendizagem em química. 54 f. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15423-
dc.description.abstractThe present work consists of a proposal for a didactic sequence thought and designed during the pandemic scenario in relation to education, with adaptation to face-to-face teaching also being possible. Initially, brief bibliographical reviews will be presented on the functions, applications and uses of comics, cinema, and gamification with the aim of justify and explaining the application of such tools. It will be discussed about didactic sequence, its function and importance during the lesson planning and school content, and then a brief explanation of active methodologies. These reviews support the proposed didactic sequence constituted based on the Tortelli model, using as a reference the radioactivity content in the Chemistry subject in high school, however, can also be adapted to others contents. The process of introducing, developing, explaining and fixing the contents of the subject is organize in a systematic and clear way using the teaching tools already mentioned. This proposal meets some BNCC’s competencies and skills that will also be presented in the final considerations and was developed to support the creation of classes different from those we see in contemporary obsolete teaching. Its application in the classroom makes it possible to apply existing audiovisual resources that currently shape the way society works and sees the world in the digital age.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Química- Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHQspt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectSequência Didáticapt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectComicspt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectDidactic Sequencept_BR
dc.subjectChemistry teachingpt_BR
dc.subjectGamificationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleMetodologias ativas: foco em textos fílmicos e quadrinhos como recurso didático no ensino-aprendizagem em químicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho consiste em uma proposta de sequência didática pensada e projetada durante o cenário pandêmico em relação à educação, também sendo possível a adaptação ao ensino presencial. Inicialmente, serão apresentadas breves revisões bibliográficas sobre as funções, aplicações e aproveitamentos do cinema, dos quadrinhos e gamificação com o objetivo de justificar e esclarecer a aplicação de tais ferramentas. Também será falado sobre sequência didática, sua função e importância durante o planejamento de aulas e conteúdos escolares, e, em seguida, uma breve explicação acerca de metodologias ativas. Estas revisões embasam a proposta de sequência didática constituída com base no modelo de Tortelli, usando como referência o conteúdo de radioatividade na disciplina de Química no ensino médio, porém, que também poderá ser adaptada a outros conteúdos. O processo de introdução, desenvolvimento, explicação e fixação dos conteúdos do assunto é organizado de forma sistemática e clara utilizando as ferramentas didáticas citadas acima. Esta proposta atende algumas competências e habilidades da BNCC que serão apresentadas também nas considerações finais e foi desenvolvida para dar suporte na criação de aulas diferentes das que vemos no ensino obsoleto contemporâneo. Sua aplicação em sala possibilita a aplicação de recursos audiovisuais existentes que, atualmente, moldam a forma como a sociedade funciona e vê o mundo na era digital.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - QUÍMICA - IQB



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.