00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - ICHCA Curso de Especialização em Filosofia Contemporânea – ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15420
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, José Vicente Medeiros da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5437241483951235pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Flávia Roberta Benevenuto de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3308273056142240pt_BR
dc.contributor.referee2Deus, Luiz Carlos Rocha de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0916228578595090pt_BR
dc.creatorFigueiredo, Eduardo Lourenço-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7759572730478353pt_BR
dc.date.accessioned2025-02-12T21:36:52Z-
dc.date.available2025-02-12-
dc.date.available2025-02-12T21:36:52Z-
dc.date.issued2017-05-22-
dc.identifier.citationFIGUEIREDO, Eduardo Lourenço. A responsabilidade pelo outro/vítima na ética de Enrique Dussel. 2025. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Filosofia Contemporânea) – Instituto de Ciências Humanas Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15420-
dc.description.abstractWe approach in the present work the responsibility for the other / victim in the Ethics of the Enrique Dussel Liberation. The philosopher, under the Levinasian thought influence, seeks to think ethics and no longer ontology as the first philosophy, and thus, overcoming the egology in which Western philosophical thought has fallen. It puts the responsibility for freedom overly emphasized by the contemporary philosophical practice. However, although in such elements Dussel is very close to the thought of Emmanuel Lévinas, the thinker presents the original character of his philosophy as they he thinks the other as endowed with greater materiality, understanding him as the other / victim. Thus, it seeks to reflect on the relationship between our pre-originating responsibility for the other / victim and concepts such as closeness, totality and the own philosophical doing committed to liberation. It embraces the commitment to think the Latin American reality in the search to overcome the oppression and misery to which the victims of the present socioeconomic system are subject. Does it, however, recognizing in the face of the other / victim the interpellation for justice capable of breaking us with the existing totality. His ethics, therefore, leads to a rethinking of politics itself based on certain critical principles and sets us the challenge of the rescue of utopias and rethinking, from the exterior of the victim, his memories, narratives and heroes, other ways for the human.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Especialização em Filosofia e Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectDussel, Enrique, 1934pt_BR
dc.subjectÉtica - Libertaçãopt_BR
dc.subjectResponsabilidadept_BR
dc.subjectPhilosophypt_BR
dc.subjectEthics - Liberationpt_BR
dc.subjectResponsibilitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
dc.titleA responsabilidade pelo outro/vítima na ética de Enrique Dusselpt_BR
dc.title.alternativeResponsibility for the other/victim in Enrique Dussel's ethicspt_BR
dc.typeEspecializaçãopt_BR
dc.description.resumoAbordamos no presente trabalho a responsabilidade pelo outro/vítima na Ética da Libertação de Enrique Dussel. O filósofo, sob a influência do pensamento levinasiano, busca pensar a ética e não mais a ontologia como filosofia primeira e, assim, superando a egologia em que caiu o pensamento filosófico ocidental, antepõe a responsabilidade à liberdade, excessivamente enfatizada pelo fazer filosófico contemporâneo. Todavia, ainda que em tais elementos Dussel esteja bastante próximo do pensamento de Emmanuel Lévinas, o pensador apresenta o caráter original de sua filosofia à medida em que pensa o outro como dotado de maior materialidade, entendendo-o como sendo o outro/vítima. Assim, busca refletir sobre a relação entre nossa responsabilidade pré-originária pelo outro/vítima e conceitos como proximidade, totalidade e o próprio fazer filosófico comprometido com a libertação. Abraça o compromisso de pensar a realidade latino-americana na busca por superar a opressão e miséria a que estão sujeitas as vítimas do atual sistema socioeconômico. O faz, no entanto, reconhecendo no rosto do outro/vítima a interpelação por justiça capaz de fazer-nos romper com a totalidade vigente. Sua ética, consequentemente, desemboca num repensar da própria política a partir de determinados princípios críticos e nos lança o desafio do resgate das utopias e do repensar, desde a exterioridade da vítima, com suas memórias, narrativas e heróis, outros caminhos para o humano.pt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Especialização em Filosofia Contemporânea – ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A responsabilidade pelo outrovítima na ética de Enrique Dussel.pdf764.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.