00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - FAMED Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15385
Tipo: Especialização
Título: Estágio em saúde como compromisso da integração ensino serviço na área de saúde
Título(s) alternativo(s): Internship in health as commitment of the integration teaching and service in health care
Autor(es): Melo, Márcia Roseane Jeronimo de
Primeiro Orientador: Azevedo, Cristina Camelo de
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Suely do Nascimento
metadata.dc.contributor.referee2: Tenório, Isaline Azevedo
Resumo: Este projeto de intervenção propõe desenvolver ações que fomente a compreensão dos profissionais da UBS CAIC VIRGEM DOS POBRES III, inserida na Estratégia Saúde da Família (ESF) acerca da formação dos futuros profissionais em saúde que estagiam na Unidade, a partir da perspectiva de que a integração entre ensino e serviço é fundamental para o fortalecimento do SUS. Refletir sobre a formação profissional em saúde, baseada numa integração entre as Instituições de Ensino (docentes) e os Campos de estágios ofertados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) inseridas na ESF (profissionais e preceptores) é algo que se faz urgente para a construção de um Sistema de Saúde mais eficaz. A produção deste projeto se deu através de revisão bibliográfica, dialogando com autores e pesquisa sobre políticas criadas pelo Ministério da Saúde (MS), como a Política Nacional de Humanização. Nesse sentido o projeto vem a contribuir para a compreensão de todos os envolvidos no processo de ensinar e aprender no campo de saúde, sobre a nova concepção de saúde, que não se reduz ao processo saúde/doença, mas refletir sobre como colaborar para a melhoria na formação dos futuros profissionais de saúde, na perspectiva de construir um novo modelo de saúde, que vise melhorias no atendimento aos usuários do SUS.
Abstract: This intervention project proposes to develop actions that inducts the understanding of professionals at UBS CAIC Virgem dos Pobres III, inserted in the Family Health Strategy (FHS) on the training of future health professionals who matures in the unit, to show that the integration between teaching and service is fundamental to the strengthening of SUS. Reflecting on professional training in health, based on an integration between education institutions (teachers) and internship field offered by the Basic Health Units (UBS) inserted in the FHS (professional and preceptors) is something that is urgent in order to build a more effective health system. The production of this project was through literature review, dialogues with authors and the research on some policies created by the Ministry of Health (MOH-MS) as the National Humanization Policy. In this sense the project comes to contribute to the understanding of all those involved in the process of teaching and learning in the health field, about the new concept of health, which is not limited to the health/disease binomial, but think up on how to help improve the training of future health professionals with a view to building a new health model, aimed at improvements in the service to the users of SUS
Palavras-chave: Serviços de saúde – Estagiários
Profissionais de saúde – Formação
Sistema Único de Saúde (Brasil)
Saúde pública
Health services – Interns
Health professionals – Training
Unified Health System (Brazil)
Public health
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde
Citação: MELO, Márcia Roseane Jeronimo de. Estágio em saúde como compromisso da integração ensino serviço na área de saúde. 2025. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do trabalho e da Educação em Saúde) – Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15385
Data do documento: 11-nov-2016
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE - FAMED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estágio em saúde como compromisso da integração ensino serviço na área de saúde.pdf160.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.