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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15374
Tipo: | Dissertação |
Título: | A dimensão subjetiva da inclusão na educação superior: um estudo das significações produzidas por docentes durante a pandemia da COVID-19 |
Título(s) alternativo(s): | The subjective dimension of inclusion in higher education: a study of the meanings produced by teachers during the COVID-19 pandemic |
Autor(es): | Moura, Phelipe Lins de |
Primeiro Orientador: | Fumes, Neiza de Lourdes Frederico |
metadata.dc.contributor.referee1: | Mercado, Luís Paulo Leopoldo |
metadata.dc.contributor.referee2: | Soares, Júlio Ribeiro |
Resumo: | Nesta pesquisa, tivemos como objetivo geral analisar a dimensão subjetiva da realidade de docentes acerca da inclusão de universitários com deficiência durante o ensino remoto implementado em decorrência da pandemia da COVID-19 e como objetivos específicos a) explicitar a realidade dos docentes durante o ensino remoto implementando em decorrência da pandemia da COVID-19; b) apreender as significações que constituem a prática pedagógica/trabalho dos docentes em tempos de ensino remoto; e c) compreender as necessidades e os desafios enfrentados pelos professores na pandemia durante o ensino remoto. A dissertação se fundamenta teórica e metodologicamente na Psicologia Sócio-Histórica de Vygotski. Para darmos conta dos objetivos propostos, essa pesquisa foi desenvolvida com 22 docentes de uma instituição de Educação Superior Pública. A produção de informações se deu por meio de dois instrumentos: um questionário aplicado de forma online e entrevista semiestruturada, que é um instrumento rico para produzir as informações referentes aos movimentos constitutivos das significações dos professores. Para análise dos dados inicialmente realizamos uma triangulação dos dados e construímos a Análise de Conteúdo e para análise das entrevistas utilizamos o procedimento dos Núcleos de Significação. Os resultados evidenciam os desafios dos docentes na vivência do ensino remoto, em relação à precarização do trabalho docente, com cargas horárias extensas e dobradas, uso excessivo das plataformas de aprendizagem, formação adequada para o uso das tecnologias, preparação das aulas para além de aulas excludentes e a inclusão dos universitários com deficiência. Surgindo assim várias dificuldades específicas, como: metodologia e ferramenta adequada; falta de recursos para o aluno; concentração nas aulas devido o contexto inseguro e instável da pandemia; a avaliação da aprendizagem insuficiente e ineficaz; a falta de apoio institucional, de modo particular do Núcleo de Acessibilidade; não contar com a presença de algum bolsista para auxiliar as alunas na realização de algumas atividades; não terem sido informados com antecedência sobre a presença de estudantes com deficiência em suas turmas, para tentar adequar melhor o planejamento a esta realidade, destacamos que a pandemia e o ensino remoto, trouxe aos docentes desta pesquisa uma reflexão da prática, e é pela reflexão da sua ação que construirá novas formas de fazer e de enfrentar os desafios diante das práticas pedagógicas na concepção inclusiva. Por fim, reiteramos que as significações dos docentes mostram a necessidade de investimentos na docência em sua formação para o exercício profissional frente à diversidade e pluralidade dos universitários. |
Abstract: | In this research, our general objective was to analyze the subjective dimension of the reality of teachers regarding the inclusion of university students with disabilities during remote teaching implemented as a result of the COVID-19 pandemic and as specific objectives a) to explain the reality of teachers during remote teaching implementing as a result of the COVID-19 pandemic; b) understand the meanings that constitute the pedagogical practice/work of teachers in times of remote teaching; and c) understand the needs and challenges faced by teachers in the pandemic during remote teaching. The dissertation is theoretically and methodologically based on Vygotsky's Socio-Historical Psychology. To achieve the proposed objectives, this research was developed with 22 professors from a Public Higher Education institution. The production of information took place through two instruments, the questionnaire applied online and the semi-structured interview, which is a rich instrument for producing information regarding the movements constitutive of the teachers' meanings. To analyze the data, we initially triangulated the data and constructed the Content Analysis and to analyze the interviews we used the Meaning Nuclei procedure. The results highlight the challenges faced by teachers in experiencing remote teaching, in relation to the precariousness of teaching work, with extensive and double workloads, excessive use of learning platforms, adequate training for the use of technologies, preparation of classes in addition to classes exclusions and the inclusion of university students with disabilities. Thus, several specific difficulties arise, such as: methodology and appropriate tool; lack of resources for the student; concentration in classes due to the unsafe and unstable context of the pandemic; the assessment of insufficient and ineffective learning; the lack of institutional support, particularly from the Accessibility Center, not counting on the presence of a scholarship holder to help the students in carrying out some activities; not having been informed in advance about the presence of students with disabilities in their classes, to try to better adapt planning to this reality, we highlight that the pandemic and remote teaching brought the teachers in this research a reflection on practice, and it is through reflection of its action that will build new ways of doing things and facing the challenges faced by pedagogical practices in an inclusive conception. Finally, we reiterate that the meanings in the teachers' statements reveal a need for investments in teaching in their training for professional practice in view of the diversity and plurality of university students. |
Palavras-chave: | Dimensão subjetiva da realidade Docência Inclusão educacional Educação superior Subjective Dimension of Reality Teaching Inclusion College education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | MOURA, Phelipe Lins de. A dimensão subjetiva da inclusão na educação superior: um estudo das significações produzidas por docentes durante a pandemia da COVID-19. 2025. 171 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15374 |
Data do documento: | 25-mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
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