00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (FRANCÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15367
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Os fatores inibidores e a produção oral em sala de aula de francês como língua adicional: reflexões iniciais
Título(s) alternativo(s): Inhibiting factors and oral production in the French language classroom additional: initial reflections
Autor(es): Guedes, Ana Carolyna
Primeiro Orientador: Ribeiro, Rosária Cristina Costa
metadata.dc.contributor.referee1: Cruz, Marcio Alexandre
metadata.dc.contributor.referee2: Meniconi, Flávia Colen
Resumo: Este estudo surge do interesse despertado durante a prática como Professora em Formação Inicial (PFI) de Língua Francesa, no projeto de extensão Casas de Cultura no Campus (CCC) na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), entre novembro de 2018 e fevereiro de 2021. A observação de um fenômeno recorrente de silêncio durante atividades orais em língua adicional levou à investigação das possíveis causas e impactos deste comportamento. O fenômeno do silêncio em momentos de produção oral, especialmente quando solicitada a língua alvo, foi identificado em situações que exigiam diálogos, discussões e interações em sala de aula. Esse comportamento, principalmente notado em turmas onde ainda havia uso ocasional da língua materna (LM), levantou questionamentos sobre suas origens e consequências para o desenvolvimento das habilidades orais dos aprendentes. Assim, este estudo busca identificar, evidenciar e analisar fatores que podem ser considerados inibidores da produção oral em língua estrangeira, assim como as percepções dos aprendentes sobre essa prática. Partindo da premissa de que tais fatores podem ser tanto pedagógicos quanto intrínsecos aos aprendentes, a pesquisa visa entender suas manifestações e minimizar seus efeitos negativos na aprendizagem da língua. Como metodologia, partimos de uma análise bibliográfica inicial, que abordou diversos fatores inibidores e seu impacto no desenvolvimento das competências orais; enquanto a segunda etapa envolveu o levantamento de dados, por meio da coleta e análise de percepções de aprendentes de Língua Francesa a partir de questionário. O grupo investigado neste trabalho configurou-se a partir dos participantes da Casa de Cultura de Expressão Francesa (CCEF), de diversos níveis, inscritos no primeiro semestre de 2024. O objetivo final foi fornecer subsídios para o desenvolvimento de estratégias pedagógicas que atenuem os efeitos dos fatores inibidores na produção oral em sala de aula de língua adicional.
Abstract: RÉSUMÉ- Cette étude découle de l'intérêt suscité pendant ma pratique en tant que Professeure en Formation Initiale (PFI) de Langue Française, dans le cadre du projet d'extension Casas de Cultura no Campus (CCC) à l'Université Fédérale d'Alagoas (UFAL), entre novembre 2018 et février 2021. L'observation d'un phénomène récurrent de silence lors d'activités orales en langue additionnelle a conduit à l'investigation des possibles causes et impacts de ce comportement. Le phénomène du silence pendant les moments de production orale, surtout lorsqu'il est demandé d'utiliser la langue cible, a été identifié dans des situations qui demandaient des dialogues, des discussions et des interactions en classe. Ce comportement, notamment remarqué dans les classes où l'usage occasionnel de la langue maternelle (LM) persistait, a soulevé des questions sur ses origines et ses conséquences pour le développement des compétences orales des apprenants. Ainsi, cette étude vise à identifier, à mettre en évidence et à analyser les facteurs qui peuvent être considérés comme des inhibiteurs de la production orale en langue additionnelle, ainsi que les perceptions des apprenants sur cette pratique. Partant du principe que ces facteurs peuvent être à la fois pédagogiques et intrinsèques aux apprenants, la recherche vise à comprendre leurs anifestations et à minimiser leurs effets négatifs sur l'apprentissage de la langue. En termes de méthodologie, nous avons commencé par une analyse bibliographique initiale, qui a abordé divers facteurs inhibiteurs et leur impact sur le développement des compétences orales ; tandis que la deuxième étape a impliqué la collecte et l'analyse des perceptions des apprenants de Langue Française à partir d'un questionnaire. Le groupe cible de ce travail a été constitué à partir des participants de la Casa de Cultura de Expressão Francesa (CCEF), de différents niveaux, inscrits pour la première période de 2024. L'objectif final était de fournir des éléments pour le développement de stratégies pédagogiques visant à atténuer les effets des facteurs inhibiteurs sur la production orale en classe de langue additionnelle.
Palavras-chave: Universidade Federal de Alagoas. Licenciatura em Letras-Francês
Perfil dos estudantes
Língua francesa
Oralidade – Francês (Língua)
Federal University of Alagoas
Degree in French Literature
Profile of students
French language
Orality – French (Language)
Université fédérale d'Alagoas
Diplôme en littérature française
Profil de étudiants
Langue française
Oralité – Français (Langue)
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Francês) - Licenciatura
Citação: GUEDES, Ana Carolyna. Os fatores inibidores e a produção oral em sala de aula de francês como língua adicional: reflexões iniciais. 2024. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Francês) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15367
Data do documento: 4-abr-2024
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