00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15358
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Horizontes culturais: desvendando a identidade alagoana através da geografia
Título(s) alternativo(s): Cultural horizons: discovering alagoan identity through geography
Autor(es): Lima, Patrícia Conceição Araújo
Patrício, Luiz Gustavo de Lima
Primeiro Orientador: Pinto, Kinsey Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Santos Junior, Avelar Araujo
metadata.dc.contributor.referee2: Cunha Junior, Williams Nunes da
Resumo: Este trabalho de pesquisa tem como objetivo geral investigar como a Geografia Cultural pode contribuir para a formação do cidadão alagoano, com foco na aplicação em sala de aula. Para alcançar esse objetivo, foram realizadas duas ações principais. Primeiramente, uma análise dos livros didáticos do 7º e 8º anos do Ensino Fundamental II e pesquisas bibliográficas foram conduzidas para investigar se esses materiais contribuem para a conservação e manutenção da cultura local, fortalecendo os laços emocionais do indivíduo com o seu meio social. Em seguida, foi desenvolvido um projeto escolar que abordou e discutiu a Geografia Cultural de Alagoas, visando desenvolver o senso de identidade cultural e valorizar a diversidade local. O contexto globalizado atual apresenta desafios significativos para a preservação cultural, com a ameaça de aculturação e homogeneização cultural. O avanço tecnológico e a influência da mídia têm levado a uma perda de interesse dos jovens em assuntos culturais locais, o que pode resultar na falta de motivação e engajamento dos alunos nesses temas. Portanto, é urgente conservar e proteger o patrimônio cultural como forma de resistência à homogeneização cultural. A pesquisa é estruturada em três capítulos. No primeiro, são exploradas as bases teóricas da Geografia Cultural, com ênfase em conceitos como Lugar e Espaço Vivido. No segundo, é realizada uma análise dos livros didáticos, buscando identificar suas abordagens sobre a Geografia Cultural e avaliando sua eficácia no ensino. Por fim, no terceiro capítulo, é detalhado o projeto escolar implementado em uma escola de Messias, Alagoas, evidenciando as etapas e resultados alcançados. A metodologia da pesquisa envolveu uma análise bibliográfica e uma pesquisa prática, incluindo atividades em sala de aula e uma visita de campo ao município de Marechal Deodoro. O projeto culminou em uma feira de cultura, onde os alunos puderam compartilhar os conhecimentos adquiridos com a comunidade escolar. Em suma, este estudo destaca a importância da Geografia Cultural na formação do cidadão alagoano, fornecendo novas percepções sobre como abordar esse tema de maneira mais significativa em sala de aula, promovendo uma compreensão mais profunda e integrada das complexidades culturais locais.
Abstract: This research aims to investigate how Cultural Geography can contribute to the formation of citizens in the state of Alagoas, focusing on its application in the classroom. To achieve this objective, two main actions were undertaken. Firstly, an analysis of textbooks for 7th and 8th graders in elementary school and bibliographic research were conducted to investigate whether these materials contribute to the conservation and maintenance of local culture, strengthening individuals' emotional ties to their social environment. Secondly, a school project was developed that addressed and discussed Cultural Geography of Alagoas, aiming to develop a sense of cultural identity and valorize local diversity. The current globalized context presents significant challenges for cultural preservation, with the threat of acculturation and cultural homogenization. Technological advancements and media influence have led to a waning interest among youth in local cultural matters, potentially resulting in a lack of motivation and engagement in these topics. Therefore, it is urgent to conserve and protect cultural heritage as a form of resistance against cultural homogenization. The research is structured into three chapters. The first chapter explores the theoretical foundations of Cultural Geography, with an emphasis on concepts such as Place and Lived Space. In the second chapter, an analysis of textbooks is conducted to identify their approaches to Cultural Geography and evaluate their effectiveness in teaching. Finally, the third chapter details the school project implemented in a school in Messias, Alagoas, outlining the stages and achieved results. The research methodology involved bibliographic analysis and practical research, including classroom activities and a field class to the city of Marechal Deodoro. The project culminated in a cultural fair, where students could share the knowledge acquired with the school community. In brief, this study highlights the importance of Cultural Geography in the formation of citizens in Alagoas, providing new insights into how to approach this topic more meaningfully in the classroom, promoting a deeper and more integrated understanding of local cultural complexities.
Palavras-chave: Geografia cultural
Formação do cidadão
Cultura local
Livro didático
Preservação cultural
Cultural Geography
Citizen Formation
Local Culture
Textbooks
Cultural Preservation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Geografia - Licenciatura
Citação: LIMA, Patrícia Conceição Araújo; PATRÍCIO, Luiz Gustavo de Lima. Horizontes culturais: desvendando a identidade alagoana através da geografia. 2025. 101 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15358
Data do documento: 2-abr-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Horizontes culturais_desvendando a identidade alagoana através da geografia.pdfHorizontes culturais: desvendando a identidade alagoana através da geografia5.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.