Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15334
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Cavalcanti, Telma César | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7002368593868856 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Gianini, Marcelo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7288167787924464 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Anunciação, Washington da | - |
dc.creator | Santos, Shirlley Nunes Maurício dos | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-30T20:23:51Z | - |
dc.date.available | 2025-01-30 | - |
dc.date.available | 2025-01-30T20:23:51Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-18 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Shirlley Nunes Maurício dos. A presença da mulher no guerreiro alagoano. 2025. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro) - Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Curso de Teatro, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15334 | - |
dc.description.abstract | This article reports the presence of women in Guerreiro Alagoano, an artistic manifestation of the culture of popular tradition in Alagoas. Considering the incisive male presence teaching this merriment and the importance of the work carried out by women in this context, we highlight the leadership of the teachers from Alagoas Joana Gajurú, Maria Flor, Maria Vitória and Iraci Bomfim. For the production of data, interviews, bibliographical research and consultation of documentary videos were carried out. The aim of this work was to contribute to studies about the warrior from Alagoas, especially in the academic scope of the Theater course, highlighting the female figure in this context. After the study, it is concluded that it is important to address and highlight the work developed by these masters, contributing to the appreciation of the work done by them for the continuity of this scenic tradition from Alagoas. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Teatro - Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Guerreiro alagoano | pt_BR |
dc.subject | Mulheres | pt_BR |
dc.subject | Tradição popular | pt_BR |
dc.subject | Warrior from Alagoas | pt_BR |
dc.subject | Women | pt_BR |
dc.subject | Popular tradition | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO | pt_BR |
dc.title | A presença da mulher no guerreiro alagoano | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho relata a presença da mulher no Guerreiro Alagoano, manifestação artística da cultura de tradição popular de Alagoas. Considerando a incisiva presença masculina nesse folguedo e a importância do trabalho desenvolvido por mulheres nesse contexto, destacamos as lideranças das mestras alagoanas Joana Gajurú, Maria Flor, Maria Vitória e Iraci Bomfim. Para a produção de dados foram realizadas entrevistas, pesquisa bibliográfica e consulta a vídeos documentários. O trabalho teve como objetivo contribuir para os estudos acerca do guerreiro alagoano, sobretudo no âmbito acadêmico do curso de Teatro destacando a figura feminina nesse contexto. Após o estudo, conclui-se que é importante abordar e relevar o trabalho desenvolvido por essas mestras contribuindo para valorização do trabalho efetuado por elas para a continuidade dessa tradição cênica alagoana. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - TEATRO - ICHCA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A presença da mulher no guerreiro alagoano.pdf | A presença da mulher no guerreiro alagoano | 690.06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.