00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: Creche em penitenciárias femininas no Brasil: um olhar sobre a produção acadêmica no período de 2005 a 2022
Autor(es): Teodoro, Deliane Nascimento
Primeiro Orientador: Haddad, Lenira
metadata.dc.contributor.referee1: Anjos, Cleriston Izidro dos
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Elaine Cristina Pimentel
Resumo: A pesquisa aborda a temática da creche em penitenciárias femininas no Brasil, concentrando-se na produção acadêmica no período de 2005 a 2022, com a ressalva para a ausência de pesquisas no intervalo de 2019 a 2022. O objetivo geral é compreender o direito à creche nos presídios femininos, tanto no âmbito acadêmico quanto nas políticas públicas. E seus objetivos específicos são: discutir sobre o encarceramento feminino, a maternidade nas prisões e os aspectos jurídicos que regem a creche em penitenciárias femininas no Brasil; analisar a produção científica sobre creche em penitenciárias femininas. Para alcançar esses objetivos, foi adotada uma metodologia baseada em pesquisa documental sobre o sistema penitenciário feminino e o estado do conhecimento sobre creche em penitenciárias femininas no Brasil. Durante o desenvolvimento do estudo, notou-se não apenas a escassez de produção acadêmica, mas também diversidade de abordagens, revelando discrepâncias nas análises sobre o impacto das condições prisionais no desenvolvimento das crianças. A análise da produção acadêmica proporciona uma visão abrangente e diversificada dos desafios do encarceramento feminino, maternidade e desenvolvimento infantil em contextos prisionais. Embora existam convergências em termos de preocupações centrais, os fatores discordantes ressaltam a complexidade intrínseca a esses temas e a necessidade de adotar uma abordagem multifacetada e colaborativa para enfrentar esses desafios. A escassez de produção extensiva sobre o tema sugere que as questões relacionadas às crianças em ambientes prisionais ainda carecem de atenção acadêmica e, consequentemente, de políticas públicas efetivas. Destaca-se a urgência de uma abordagem mais abrangente e sensível em relação ao impacto da prisão das mães nas crianças. As recorrências observadas nas pesquisas, como a separação traumática, a falta de estrutura adequada nas creches e os desafios legais, apontam para lacunas significativas nas políticas existentes.
Abstract: The research addresses the topic of day care centers in women's penitentiaries in Brazil, focusing on academic production in the period from 2005 to 2022, observing the absence of research in the period from 2019 to 2022. The general objective is to understand the right to day care centres in women's prisons, both in the academic sphere and in public policies. And its specific objectives are: to discuss female incarceration, motherhood in prisons and the legal aspects that govern day care centres in women's penitentiaries in Brazil; analyze scientific production on day care centers in women’s penitentiaries. To achieve these objectives, a methodology was adopted based on documental research on the female penitentiary system and the state of knowledge about daycare centers in female penitentiaries in Brazil. During the development of the study, not only the scarcity of academic production was noted, but also the diversity of approaches, revealing discrepancies in the analyzes on the impact of prison conditions on children's development. The analysis of academic production provides a comprehensive and expanded view of the challenges of female incarceration, motherhood and child development in prison contexts. Although there are convergences in terms of central concerns, the discordant factors highlight the intrinsic complexity of these issues and the need to adopt a multifaceted and collaborative approach to address these challenges. The lack of extensive production on the topic suggests that issues related to children in prison environments still lack academic attention and, consequently, effective public policies. The urgency of a more comprehensive and sensitive approach to the impact of mothers' imprisonment on children is highlighted. The recurrences observed in the research, such as traumatic separation, the lack of adequate structure in daycare centers and legal challenges, point to significant gaps in existing policies.
Palavras-chave: Creches
Penitenciária feminina - Brasil
Maternidade
Direitos sociais
Day care center
Women's prison - Brazil
Motherhood
Social rights
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: TEODORO, Deliane Nascimento. Creche em penitenciárias femininas no Brasil: um olhar sobre a produção acadêmica no período de 2005 a 2022. 2025. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15323
Data do documento: 31-jan-2024
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