00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) EENF - ESCOLA DE ENFERMAGEM MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - EENF Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO MULTIPROFISSIONAL EM GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - EENF
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Tipo: Especialização Lato Sensu
Título: Projeto de intervenção em educação permanente: uma perspectiva para gestores, coordenadores, trabalhadores e trabalhadoras de saúde visando a implantação do Núcleo de Educação Permanente em Saúde na Secretaria Municipal de Saúde de Mar Vermelho - AL
Autor(es): Silva, Marlucia Maria da
Primeiro Orientador: Albuquerque, Maria Cicera dos Santos de
metadata.dc.contributor.referee1: Cardoso, Danielly Santos dos Anjos
Resumo: A Educação Permanente em Saúde (EPS) é um processo pedagógico que possibilita dentro do ambiente do trabalho uma transformação nas relações interpessoais, na organização do trabalho e na melhoria dos serviços ofertados à população. Desse modo, o objetivo desse projeto é elaborar um projeto de intervenção em educação permanente para gestores, coordenadores, trabalhadores e trabalhadoras de saúde visando a implantação do Núcleo de Educação Permanente em Saúde na Secretaria Municipal de Saúde de Mar Vermelho - Alagoas. Refletimos teoricamente sobre os conceitos de Atenção Básica e matriciamento em saúde mental tendo como referência as experiências da Equipe Multiprofissional de Atenção Especializada em Saúde Mental – EMAESM. Na metodologia foi aplicado o método do Planejamento Estratégico Situacional/ Estimativa rápida, para determinar o problema prioritário, os nós críticos e as ações, de acordo com Planejamento e avaliação das ações em saúde (CAMPOS; FARIA; SANTOS, 2018). Para o embasamento conceitual foi consultada a Biblioteca Virtual em Saúde do Nescon. Documentos de órgãos públicos (ministérios, secretarias, etc.) e outras fontes de busca para revisão bibliográfica. Para a redação do texto, as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e orientações Iniciação à metodologia: Trabalho de Conclusão de Curso (CORRÊA; VASCONCELOS; SOUZA, 2017). Para a definição das palavras-chave e keyboards, os Descritores em Ciências da Saúde (DeCs). Os resultados apontam que a partir do problema prioritário “Inexistência do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS)” foi possível propor dois projetos no desenho das operações referentes aos seguintes nós críticos: Desconhecimento da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde - PNEPS na SMS do Município de Mar Vermelho e desconhecimento dos profissionais e trabalhadores de saúde de Mar Vermelho sobre o NEPS. Concluímos que a aplicação do plano será de grande relevância para o município, pois trará conhecimento da PNEPS e sensibilizará os gestores a criar espaços de discussão sobre o Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS).
Abstract: Permanent Health Education (EPS) is a pedagogical process that enables a transformation in interpersonal relationships, work organization and improvement of services offered to the population within the work environment.Therefore, the objective of this project is to develop an intervention project in permanent education for managers, coordinators, health workers aiming at the implementation of the Permanent Health Education Center at the Municipal Health Department of Mar Vermelho - Alagoas. We reflect theoretically on the concepts of Primary Care and matrix support in mental health, taking as a reference the experiences of the Multidisciplinary Specialized Mental Health Care Team – EMAESM. In the methodology, the Situational Strategic Planning/Quick Estimation method was applied to determine the priority problem, critical nodes and actions, in accordance with Planning and evaluation of health actions (CAMPOS; FARIA; SANTOS, 2018). For the conceptual basis, the Nescon Virtual Health Library was consulted. Documents from public bodies (ministry, secretariats, etc.) and other search sources for bibliographic review. For writing the text, the standards of the Brazilian Association of Technical Standards (ABNT) and guidelines Initiation to methodology: Course Conclusion Work (CORRÊA; VASCONCELOS; SOUZA, 2017). To define keywords and keyboards, the Health Sciences Descriptors (DeCs). The results indicate that based on the priority problem “Lack of the Permanent Health Education Center (NEPS)” it was possible to propose two projects in the design of operations referring to the following critical nodes: Lack of knowledge of the National Policy for Permanent Health Education - PNEPS in the SMS of the Municipality of Mar Vermelho and lack of knowledge of professionals and health workers in Mar Vermelho about the NEPS. We conclude that the implementation of the plan will be of great relevance for the municipality, as it will bring knowledge of PNEPS and raise awareness among managers to create spaces for discussion about the Center for Permanent Health Education (NEPS).
Palavras-chave: Educação permanente em saúde
Educação continuada
Pessoal de saúde
Matriciamento
Continuing Education
Continuing Education
Health Personnel
Matrix Support
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Especialização Multiprofissional em Gestão do Cuidado em Saúde da Família
Citação: SILVA, Marlucia Maria da. Projeto de intervenção em educação permanente: uma perspectiva para gestores, coordenadores, trabalhadores e trabalhadoras de saúde visando a implantação do Núcleo de Educação Permanente em Saúde na Secretaria Municipal de Saúde de Mar Vermelho - AL. 2025. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização Multiprofissional em Gestão do Cuidado em Saúde da Família) – Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15304
Data do documento: 4-abr-2024
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