06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15302
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Marques, Leônidas de Santana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5984576916324144pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Adriana Deodato-
dc.contributor.referee2Santos, Ana Cristina Conceição-
dc.creatorFausto, José Cleison Siqueira-
dc.date.accessioned2025-01-27T15:27:51Z-
dc.date.available2025-01-27-
dc.date.available2025-01-27T15:27:51Z-
dc.date.issued2024-12-04-
dc.identifier.citationFAUSTO, José Cleison Siqueira. O PIBID/Pedagogia da UFAL-Sertão na construção da identidade docente de suas egressas. 29 f. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15302-
dc.description.abstractThis paper analyzes the construction of the teaching identity of six teachers who participated in PIBID/UFAL. The research highlights the program’s impacts on the conception of teachers’ practices and the consolidation of their identities. To highlight the relevance of PIBID in this process, the research is based on authors who discuss teacher training. It was identified that integrating theory and practice within the scope of PIBID is fundamental for developing a critical, conscious, and contextualized professional practice. PIBID represented a significant milestone in the initial training of teachers, contributing to the construction of more solid and reflective identities.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectIdentidade docentept_BR
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docênciapt_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.subjectUniversidade Federal de Alagoas - UFALpt_BR
dc.subjectCampus do Sertãopt_BR
dc.subjectTeaching identitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titleO PIBID/Pedagogia da UFAL-Sertão na construção da identidade docente de suas egressaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO artigo analisa a construção da identidade docente de seis pedagogas egressas do PIBID/UFAL. A investigação destaca os impactos do programa na concepção das práticas das docentes e na consolidação das suas identidades. Com o objetivo de evidenciar a relevância do PIBID nesse processo, a pesquisa fundamenta-se em autores que discutem sobre formação docente. Identificou-se que a integração entre teoria e prática no âmbito do PIBID é fundamental para o desenvolvimento da prática profissional crítica, consciente e contextualizada. O PIBID representou um marco significativo na formação inicial das docentes, contribuindo para a construção de identidades mais sólidas e reflexivas.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O PIBID PEDAGOGIA DA UFAL-SERTÃO NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE SUAS EGRESSAS.pdf1.81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.