06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15300
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A interação entre crianças pequenas e professoras no período de adaptação em creches: uma revisão de literatura (2019-2023)
Autor(es): Ferreira, Jamires de Sá
Primeiro Orientador: Lima, Marcos Ricardo de
metadata.dc.contributor.referee1: Santos Júnior, Júlio Bispo dos
metadata.dc.contributor.referee2: Menezes, Marcus Swell Brandão
Resumo: O presente trabalho a partir de uma revisão de literatura busca investigar as interações entre crianças pequenas e mediadoras, com o objetivo de aprimorar a adaptação de crianças de 0 a 3 anos que irão frequentar creches no Brasil. Busca-se favorecer uma adaptação positiva a esse novo ambiente, minimizando possíveis estresses traumáticos que possam afetar a trajetória escolar. Para alcançar os objetivos propostos, adotou-se uma abordagem qualitativa, com foco na revisão da literatura dos últimos cinco anos, sem deixar de referenciar autores clássicos, como Henri Wallon, Lev Vygotsky e Jean Piaget. Constatou-se que as interações são fundamentais para que tanto as crianças quanto as mediadoras obtenham bons resultados no processo adaptativo. Sendo assim, é imprescindível que as práticas pedagógicas sejam intencionais e promovam o desenvolvimento. A interação entre a instituição, as mediadoras e as famílias também se revelou um fator decisivo para que as crianças atravessem esse período de forma agradável, sentindo-se seguras e acolhidas. O ambiente da creche deve ser um recurso atrativo para os infantes, sendo essencial aplicar metodologias que despertem seu interesse. O ato de brincar entre crianças e mediadoras promove efeitos positivos na adaptação, uma vez que as emoções desempenham um papel impactante. A mediadora, que, na ausência do responsável, assume um papel substituto da figura materna, deve empregar recursos que reduzam a desconfiança e a insegurança, comum nesse primeiro contato fora do núcleo familiar. Assim, as interações facilitam o processo adaptativo, que pode ser concluído em menos tempo e, sobretudo, sem danos traumáticos para as crianças.
Abstract: This study investigates the interactions between young children and mediators, aiming to improve the adaptation of children aged 0 to 3 years who will attend daycare centers in Brazil. The goal is to foster a smooth adaptation to this new environment, minimizing potential traumatic stresses that may affect their school journey. To achieve the proposed objectives, a qualitative approach was adopted, focusing on a literature review from the last five years, without neglecting classical authors such as Henri Wallon, Lev Vygotsky, and Jean Piaget. It was found that interactions are essential for both children and mediators to achieve positive adaptive outcomes. However, it is crucial that pedagogical practices are intentional and promote development. The interaction between the institution, mediators, and families also proved to be a decisive factor for children to go through this period in a pleasant way, feeling secure and welcomed. The daycare environment must be used as an attractive resource for young children, and it is essential to apply methodologies that spark their interest. The act of playing between children and mediators has a positive impact on adaptation, as emotions play a significant role. The mediator, who assumes the role of a substitute for the mother figure in the absence of the guardian, must employ resources that reduce distrust and insecurity, which are common in this first contact outside the family unit. Thus, interactions facilitate the adaptive process, which can be completed in a shorter time and, above all, without traumatic harm to the children.
Palavras-chave: Educação infantil
Creche
Interação
Mediadora
Adaptação
Deseenvolvimento
interaction
adaptation
development
daycare
mediator
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia - Licenciatura
Citação: FERREIRA, Jamires de Sá. A interação entre crianças pequenas e professoras no período de adaptação em creches: uma revisão de literatura (2019-2023). 42 f. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15300
Data do documento: 5-dez-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.