Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15299
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Educação socioemocional na primeira infância experiências e práticas pedagógicas para o desenvolvimento integral das crianças |
Autor(es): | Sá, Luangela de Lima |
Primeiro Orientador: | Lima, Laíse Soares |
metadata.dc.contributor.referee1: | Figueirêdo, Carla Taciane |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Ana Cristina Conceição |
Resumo: | O bem-estar emocional, o desenvolvimento escolar e o comportamento social são habilidades essenciais na vida dos sujeitos, especialmente na primeira infância. Este estudo tem como objetivo analisar as contribuições do trabalho pedagógico com a Educação Socioemocinal para o desenvolvimento das crianças em uma turma pré-escolar. Especificamente, busca-se compreender como as práticas cotidianas com as crianças contemplam as habilidades socioemocionais; e perceber as manifestações das crianças com o trabalho socioemocional. Caracteriza-se como um estudo de natureza qualitativa, com uma abordagem exploratória e participante, utilizando como instrumentos para produção dos dados a observação participante e o registro em diário de campo. Os dados foram analisados com base em temas emergentes, tais como a socialização, a resolução de conflitos e o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças, que favoreceram a composição das seguintes categorias de análise: desenvolvimento de habilidades socioemocionais, mediação pedagógica do professor e interação entre pares. Com as categorias estabelecidas, foram selecionados seis episódios para descrição e análise, que evidenciam como a educação socioemocional é essencial para criar um ambiente escolar inclusivo, promovendo o desenvolvimento integral das crianças. Ao ser integrada desde a educação infantil, respeita e valoriza as singularidades dos pequenos, considerando suas narrativas e expressões, o que favorece a autoestima e melhora as interações entre as crianças e seus pares, permitindo que comecem a compreender e gerenciar suas emoções e comportamentos. |
Abstract: | Emotional well-being, school development and social behavior are essential skills in people's lives, especially in early childhood. This study aims to analyze the contributions of pedagogical work with Socioemotional Education to the development of children in a preschool class. Specifically, it seeks to understand how the daily practices with the children contemplate socio- emotional skills; and to perceive the children's manifestations with socio-emotional work. It is characterized as a qualitative study, with an exploratory and participatory approach, using participant observation and field diary entries as data production tools. The data was analyzed based on emerging themes, such as socialization, conflict resolution and the children's cognitive and emotional development, which led to the following categories of analysis: development of socio-emotional skills, pedagogical mediation by the teacher and interaction between peers. With the categories established, six episodes were selected for description and analysis, which show how socio-emotional education is essential for creating an inclusive school environment, promoting children's all-round development. When integrated from early childhood education, it respects and values the singularities of the little ones, considering their narratives and expressions, which favors self-esteem and improves interactions between children and their peers, allowing them to begin to understand and manage their emotions and behaviors. |
Palavras-chave: | Educação infantil Educação socioemocional Competências emocionais Comportamento social Socio-emotional education Early childhood education Emotional competencies Social behavior |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia - Licenciatura |
Citação: | SÁ, Luangela de Lima. Educação socioemocional na primeira infância: experiências e práticas pedagógicas para o desenvolvimento integral das crianças. 26 f. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15299 |
Data do documento: | 3-dez-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Educação socioemocional na primeira infância experiências e práticas pedagógicas para o desenvolvimento integral das crianças.pdf | 432.87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.