00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15296
Tipo: Tese
Título: A dimensão subjetiva da inclusão de crianças e jovens com deficiência nas escolas indígenas da etnia Xukuru Kariri
Autor(es): Ferro, Larissa Ferreira
Primeiro Orientador: Fumes, Neiza de Lourdes Frederico
metadata.dc.contributor.referee1: Mercado, Elisangela Leal de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Lira, Jailton de Souza
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Jânio Nunes dos
metadata.dc.contributor.referee4: Nozu, Washington Cesar Shoiti
Resumo: Esta tese versa sobre a temática da inclusão escolar de crianças e jovens com deficiência nas escolas indígenas da etnia Xukuru-Kariri (XK). Objetivou-se compreender a dimensão subjetiva do processo educacional inclusivo a partir dos profissionais que atuam diretamente com esse público. Assim, a pesquisa tem como cenário de investigação as escolas indígenas da etnia XK localizadas no município de Palmeira dos Índios (AL), sendo que se encontra ancorado nos pressupostos teóricos e metodológicos da Psicologia Sócio-histórica (PSH) e do Materialismo Histórico E Dialético (MHD). Deste modo, considerando que apreender o sentido é atentar-se para a subjetividade construída a partir da historicidade dos sujeitos de forma dialética, haja vista a presença de mediações no curso das internalizações que o mesmo estabelece ao longo da sua vida, os procedimentos de análise aqui adotados buscam compreender a dimensão histórica e dialética acerca do fenômeno investigado. O estudo encontra-se desenvolvido em duas etapas: descrição documental e pesquisa em campo. Os resultados evidenciam as várias penúrias que assolam a Educação Escolar Indígena (EEIn), assinalando a carência e, ao mesmo tempo, a busca pelo cumprimento de necessidades básicas no interior do movimento escolar indígena do povo XK. Embora a temática da inclusão tenha timidamente ganhado espaço nas discussões, outras necessidades básicas acabam ocupando o centro das reivindicações dentro dos movimentos de educação escolar indígena. Luta-se pelo direito à oferta de uma educação escolar no território, por escolas com estrutura física adequada, pela contratação de profissionais indígenas qualificados, pela construção da categoria de profissionais indígenas. Atrelado a isso, luta-se pela oferta de cursos de graduação específicos, de formações docentes que considerem os saberes étnicos dentro dos territórios. A falta desses alinhamentos (propositais, haja vista o modelo de sociedade vigente) frente à oferta da Educação Escolar Indígena e Inclusiva, tem evidenciado as brechas utilizadas pelo sistema do capital para importar práticas distantes das necessidades do território. A EEIn desenvolvida nos territórios ao tempo que tem apresentado características urbanocêntricas, tem, mesmo que timidamente, apontado para a construção de um cenário mais otimista com gotas de revolução, frente a essa demanda. Com isso, consideramos a urgente necessidade de trazermos a EEIn para os centros de discussão e debates, para visibilidade nas várias instâncias que compõem a sociedade, bem como fortalecer dentro dos territórios a construção e o desenvolvimento de epistemologias condizentes com a realidade das escolas, a partir da valorização dos saberes dos próprios indígenas e de pesquisas científicas sobre a deficiência.
Abstract: ABSTRATCT: This thesis deals with the issue of the inclusion of children and young people with disabilities in indigenous schools of the Xukuru-Kariri (XK) ethnic group. The aim is to understand the subjective dimension of the inclusive educational process from the point of view of the professionals who work directly with this public. Thus, the research scenario is the indigenous schools of the XK ethnic group located in the municipality of Palmeira dos Índios (AL). This study is anchored in the theoretical and methodological assumptions of socio-historical psychology (SHP) and historical and dialectical materialism (HDM). In this way, considering that to apprehend meaning is to pay attention to the subjectivity constructed from the historicity of the subjects in a dialectical way, given the presence of mediations in the course of the internalizations they establish throughout their lives, the analysis procedures adopted here seek to understand the historical and dialectical dimension of the phenomenon under investigation. The study was carried out in two stages: documentary description and field research. The results show the various shortcomings that plague Indigenous School Education (EEIn), highlighting the lack and, at the same time, the search to fulfill basic needs within the indigenous school movement of the XK people. Although the issue of inclusion has timidly gained ground in the discussions, other basic needs end up occupying the center of the demands within the indigenous school education movements. They are fighting for the right to offer school education in the territory, for schools with an adequate physical structure, for the hiring of qualified indigenous professionals, for the construction of the category of indigenous professionals. At the same time, they are fighting for specific undergraduate courses, teacher training and qualifications that take into account ethnic knowledge within the territories. The lack of these alignments (deliberate, given the current model of society) in relation to the provision of Indigenous and Inclusive School Education has highlighted the loopholes used by the capitalist system to import practices that are far removed from the needs of the territory. The EEIn developed in the territories, while presenting urban-centric characteristics, has even timidly pointed to the construction of a more optimistic scenario with drops of revolution in the face of this demand. With this in mind, we believe there is an urgent need to bring the EEIn to the centers of discussion and debate, to make it visible in the various instances that make up society, as well as to strengthen the construction and development of epistemologies within the territories that are consistent with the reality of the schools, based on valuing the knowledge of the indigenous people themselves and scientific research into disabilities. RESUMEN: Esta tesis trata sobre la inclusión de niños y jóvenes con discapacidad en las escuelas indígenas de la etnia Xukuru-Kariri (XK). El objetivo es comprender la dimensión subjetiva del proceso educativo inclusivo desde el punto de vista de los profesionales que trabajan directamente con este público. Así, el escenario de la investigación son las escuelas indígenas de la etnia XK localizadas en el municipio de Palmeira dos Índios (AL). Este estudio se ancla en los presupuestos teóricos y metodológicos de la psicología socio-histórica (PSH) y del materialismo histórico y dialéctico (MHD). De esta forma, considerando que aprehender el sentido es atender a la subjetividad construida a partir de la historicidad de los sujetos de forma dialéctica, dada la presencia de mediaciones en el curso de las internalizaciones que establecen a lo largo de sus vidas, los procedimientos de análisis aquí adoptados buscan comprender la dimensión histórica y dialéctica del fenómeno investigado. El estudio se llevó a cabo en dos etapas: descripción documental e investigación de campo. Los resultados muestran las diversas carencias que aquejan a la Educación Escolar Indígena (EEIn), destacando la carencia y, al mismo tiempo, la búsqueda de satisfacción de necesidades básicas dentro del movimiento escolar indígena del pueblo XK. Aunque la cuestión de la inclusión ha ganado tímidamente terreno en las discusiones, otras necesidades básicas acaban ocupando el centro de las reivindicaciones dentro de los movimientos de educación escolar indígena. Luchan por el derecho a ofrecer educación escolar en el territorio, por escuelas con una estructura física adecuada, por la contratación de profesionales indígenas calificados, por la construcción de la categoría de profesionales indígenas. Al mismo tiempo, luchan por la oferta de cursos de pregrado específicos, por la formación de profesores y por títulos que tengan en cuenta los saberes étnicos en los territorios. La falta de estos alineamientos (deliberada, dado el actual modelo de sociedad) en relación a la oferta de Educación Escolar Indígena e Inclusiva ha puesto en evidencia los resquicios utilizados por el sistema capitalista para importar prácticas alejadas de las necesidades del territorio. La EEIn desarrollada en los territorios, si bien tiene características urbano-céntricas, incluso ha apuntado tímidamente a la construcción de un escenario más optimista con gotas de revolución frente a esta demanda. Teniendo esto en cuenta, creemos que es urgente llevar la EEIn a los centros de discusión y debate, visibilizarla en las diversas instancias que componen la sociedad, así como fortalecer la construcción y desarrollo de epistemologías en los territorios que sean coherentes con la realidad de las escuelas, a partir de la valoración de los saberes propios de los indígenas y de la investigación científica sobre la discapacidad.
Palavras-chave: Educação escolar indígena
Índios Xucuru Kariri
Educação inclusiva
Políticas educacionais
Psicologia social
Materialismo histórico e dialético
Povo Xukuru-Kariri
Psicologia Sócio-histórica
Indigenous School Education
Xukuru-Kariri people
School Inclusion
Inclusive Education Policies
Social-historical psychology
Historical and Dialectical Materialism
Educación escolar indígena
Pueblo Xukuru-Kariri
Inclusión escolar
Políticas de Educación Inclusiva
Psicología socio-histórica
Materialismo Histórico y Dialéctico
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: FERRO, Larissa Ferreira. A dimensão subjetiva da inclusão de crianças e jovens com deficiência nas escolas indígenas da etnia Xukuru Kariri. 2025. 126 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15296
Data do documento: 5-dez-2023
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A dimensão subjetiva da inclusão de crianças e jovens com deficiência nas escolas indígenas da etnia Xukuru Kariri.pdfA dimensão subjetiva da inclusão de crianças e jovens com deficiência nas escolas indígenas da etnia Xukuru Kariri3.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.