Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15287
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Aproximando os licenciandos em ciências biológicas do ensino por investigação a partir de uma oficina sobre teoria da evolução |
Autor(es): | Santos, Ismael Inácio dos |
Primeiro Orientador: | Mota, Maria Danielle Araújo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Rodrigues, Aleilson da Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Conceição, Alexandre Rodrigues da |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) buscou analisar e refletir acerca do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), utilizando como espaço formativo uma oficina de formação introdutória sobre Ensino por Investigação com o foco da discussão voltado ao conteúdo curricular Vida e Evolução, que ocorreu na Semana da Biologia no segundo semestre de 2023. Nesse sentido, esse trabalho tem como objetivo identificar o domínio teórico e prático dos licenciandos em Ciências Biológicas ao proporem uma atividade investigativa sobre o conteúdo de Vida e Evolução durante uma oficina pedagógica. Esse trabalho se enquadra em um Estudo de Caso com abordagem qualitativa-descritiva. Para atendimento ao objetivo, foi desenvolvida uma oficina, como espaço para discussão e levantamento de dados. A oficina foi dividida em dois blocos, sendo o primeiro bloco (teórico) diluído em quatro momentos distintos: distribuição do material experimental e proposição do problema pelo professor; resolução do problema; sistematização dos conhecimentos elaborados nos grupos; escrever e desenhar. E o segundo bloco em dois momentos de teor prático: Desenvolvimento de questões-problema e seleção de habilidade da BNCC. Os dados foram obtidos ao final da atividade por meio de um questionário estruturado e foram analisados e categorizados em O Ensino Por Investigação e o Desenvolvimento De Questões-Problema, Curricularização e BNCC, Ensino por Investigação: Viabilidade e Prática Docente e A oficina como ferramenta de reflexão na Formação Inicial. Nessas categorias foram elencadas e analisadas as falas dos participantes da oficina e por meio delas foi possivel desenvolver reflexões que contribuem acerca da Formação dos Professores de Ciências e Biologia da UFAL. Por fim, o Estudo de Caso permitiu identificar uma problemática relacionada aos professores em formação de Ciências e Biologia, que enfrentam dificuldades em elaborar questões críticas e argumentativas sobre Vida e Evolução. Isso ressalta a importância de estratégias formativas que estimulem não apenas a compreensão dos conceitos técnicos, mas também o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo. |
Abstract: | The present Undergraduate Thesis (TCC) aimed to analyze and reflect on the Biological Sciences Teaching degree program at the Federal University of Alagoas (UFAL), using an introductory training workshop on Inquiry-Based Learning during the discussion focused on the curriculum content Life and Evolution, which took place during the Biology Week in the second semester of 2023, as a formative space. In this sense, this work aims to identify the theoretical and practical domain of Biological Sciences undergraduates when proposing an investigative activity on the content of Life and Evolution during a pedagogical workshop. This work fits into a Case Study with a qualitative-descriptive approach. To meet the objective, a workshop was developed as a space for discussion and data collection. The workshop was divided into two blocks, with the first block (theoretical) divided into four distinct moments: distribution of experimental material and proposition of the problem by the teacher; problem-solving; systematization of knowledge elaborated in groups; writing and drawing. The second block consisted of two practical moments: Development of problem questions and selection of skills from the BNCC. Data were obtained at the end of the activity through a structured questionnaire and were analyzed and categorized into Inquiry-Based Learning and the Development of Problem Questions, Curriculum and BNCC, Inquiry-Based Learning: Feasibility and Teaching Practice, and The workshop as a tool for reflection in Initial Training. In these categories, the statements of the workshop participants were listed and analyzed, and through them, it was possible to develop reflections that contribute to the Training of Science and Biology Teachers at UFAL. Finally, the Case Study allowed identifying a problem related to science and biology teacher trainees who face difficulties in elaborating critical and argumentative questions about Life and Evolution. This highlights the importance of formative strategies that stimulate not only the understanding of technical concepts but also the development of critical and reflective thinking. |
Palavras-chave: | Biologia – Estudo e ensino Ensino por investigação Ensino de ciências Teaching by Investigation Science Teaching Teacher Training Biology |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura |
Citação: | SANTOS, Ismael Inácio dos. Aproximando os licenciandos em ciências biológicas do ensino por investigação a partir de uma oficina sobre teoria da evolução. 2025. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde. Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15287 |
Data do documento: | 25-mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Aproximando os licenciandos em ciências biológicas do ensino por investigação a partir de uma oficina sobre teoria da evolução.pdf | 842.22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.