Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15262
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silva, Sheyla Farias | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7162806505256892 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Moraes, Flávio Augusto de Aguiar | - |
dc.contributor.referee2 | Barbalho, José Ivamilson Silva | - |
dc.creator | Brito, Edjane Almeida de | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-03T21:29:19Z | - |
dc.date.available | 2025-01-03 | - |
dc.date.available | 2025-01-03T21:29:19Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-27 | - |
dc.identifier.citation | BRITO, Edjane Almeida de. Ensino de história indígena: a temática indígena na educação básica de Paulo Afonso / Bahia (2022-2024). 77 f. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15262 | - |
dc.description.abstract | This work addresses the importance of teaching Indigenous History in building a more inclusive and diverse understanding of Brazil’s past and present. Historically, the predominant narrative in Brazil has neglected the cultural contributions of Indigenous peoples, viewing them merely as ethnography rather than as an active part of history. However, this perspective has shifted with the strengthening of Indigenous movements that fight for their rights and the preservation of their culture. The research highlights Law 11.645/2008, which mandates the inclusion of Indigenous history and culture in the school curriculum. This landmark aims to promote a more pluralistic and multiethnic society, recognizing Indigenous peoples as protagonists in Brazil’s history and knowledge. To analyze the implementation of Indigenous themes in the basic education system of Paulo Afonso (BA), the study employed qualitative methods and conducted interviews with the superintendent of basic education, four educational coordinators, three teachers, and three students to understand how Indigenous themes are addressed. The study reveals that there is still prejudice and a superficial approach to Indigenous topics in schools and proposes that this research can contribute to more inclusive educational decisions. It also suggests teacher training to effectively and accurately convey content without stereotypes, fostering a school environment that values cultural diversity. The work is organized into five sections, covering everything from perceptions of Law 11.645/2008 to a lesson plan proposal for introducing Indigenous themes in the classroom. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de História - Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | História indígena | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Currículo escolar | pt_BR |
dc.subject | Lei 11.645/2008 | pt_BR |
dc.subject | Paulo Afonso - Bahia | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | History | pt_BR |
dc.subject | Indigenous | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | pt_BR |
dc.title | Ensino de história indígena a temática indígena na educação básica de Paulo Afonso Bahia (2022-2024) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho aborda a importância do ensino de história indígena na construção de uma compreensão mais inclusiva e diversa do passado e presente brasileiro. Historicamente, a narrativa predominante no Brasil negligenciou as contribuições culturais dos povos indígenas, considerando-os como etnografia e não como parte ativa da história. No entanto, o cenário mudou com o fortalecimento dos movimentos indígenas, que lutam pelos seus direitos e pela preservação de sua cultura. A pesquisa destaca a Lei 11.645/2008, que tornou obrigatória a inclusão da história e cultura indígena no currículo escolar. Esse marco visa promover uma sociedade mais plural e multiétnica, resgatando os povos indígenas como protagonistas da história e saberes do Brasil. Com o objetivo de analisar a implementação da temática indígena na educação básica do município de Paulo Afonso (BA), o estudo utilizou métodos qualitativos e entrevistou a superintendente de educação básica, quatro coordenadores pedagógicos, três professores e três alunos para compreender como a temática indígena é abordada. O estudo evidencia que ainda há preconceito e uma abordagem superficial da temática indígena nas escolas, e propõe que essa pesquisa possa contribuir para a tomada de decisões educacionais mais inclusivas. Sugere, ainda, capacitação de professores para que possam transmitir o conteúdo de forma eficaz e sem estereótipos, promovendo um ambiente escolar que valorize a diversidade cultural. O trabalho está organizado em cinco seções que discutem desde a percepção da Lei 11.645/2008 até uma proposta de aula para introdução da temática indígena. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ensino de história indígena a temática indígena na educação básica de Paulo Afonso Bahia (2022-2024).pdf | 871.4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.