06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15260
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cunha, Marcos Alexandre de Morais-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5769402012381725pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Fábia Pereira da-
dc.contributor.referee2Silva, Márcio Ferreira da-
dc.creatorSantos, Heucilania Alves dos-
dc.date.accessioned2025-01-03T21:04:37Z-
dc.date.available2025-01-03-
dc.date.available2025-01-03T21:04:37Z-
dc.date.issued2024-11-13-
dc.identifier.citationSANTOS, Heucilania Alves dos. Crônica: bye, bye, brasil; feijoada completa; pivete, a melopoética do cotidiano em letras de músicas, de Chico Buarque. 52 f. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15260-
dc.description.abstractThis research focuses on the genre of chronicle present in the lyrics of Francisco Buarque de Holanda, artistically known as Chico Buarque, with the aim of analyzing how the melopoetics of everyday life reveal themselves in his compositions. The investigation into Chico Buarque's work seeks to present the relationship between music and the chronicle genre, placing the composer within the artistic and historical context of his time. Thus, the artist's productions traverse time, history, and modernity. In this way, the study aims to understand the connections between music and the chronicle that Chico weaves into the poetics of everyday life, within the artistic-literary scene. The methodological approach adopted in this research consists of a qualitative analysis, bibliographic in nature, grounded in the studies and epistemological perspectives of Arrigucci (1987), Coutinho (2004), Cunha (2002), and Soares (2014). Through this study, we can unveil the artistic language of the melopoetics of everyday life present in Chico Buarque's musical compositions. It became evident, therefore, that his lyrics follow the epistemological line of the authors utilized in this research, who discuss how the chronicle is situated close to the ground and the daily life of the modern city, using simple and communicative language to address the singularities of daily life, which is unmistakably perceptible in Chico Buarque's music.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Português) - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura brasileirapt_BR
dc.subjectMúsica Popular Brasileira – MPBpt_BR
dc.subjectChico Buarque de Holandapt_BR
dc.subjectCrônicapt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectChroniclept_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.subjectMusicpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRApt_BR
dc.titleCrônica: bye, bye, brasil; feijoada completa; pivete, a melopoética do cotidiano em letras de músicas, de Chico Buarquept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objeto de estudo o gênero crônica presente nas letras de músicas de Francisco Buarque de Holanda, artisticamente conhecido como Chico Buarque, com o intuito de analisar como a melopoética do cotidiano se revela em suas composições. A investigação sobre a obra de Chico Buarque objetiva apresentar a relação entre música e o gênero crônica, inserindo o compositor no contexto artístico e histórico de sua época. Assim, as produções do artista transitam pelo tempo, pela história e pela modernidade. Dessa forma, pretende-se perceber as relações entre a música e a crônica que Chico entrelaça na poética do cotidiano, dentro do cenário artístico-literário. O procedimento metodológico adotado nesta pesquisa consiste em uma análise de natureza qualitativa, de cunho bibliográfico, fundamentando-se nos estudos e nas vertentes epistemológicas de Arrigucci (1987), Coutinho (2004), Cunha (2002) e Soares (2014). Por este estudo, podemos desvelar a linguagem artística da melopoética do cotidiano presente nas composições musicais de Chico Buarque. Evidenciou-se, portanto, que as letras de suas músicas seguem a vertente epistemológica dos(as) autores(as) utilizados(as) nesta pesquisa, os(as) que discutem como a crônica se situa próximo ao chão e ao cotidiano da cidade moderna, utilizando uma linguagem simples e comunicativa para abordar as singularidades da vida diária, indubitavelmente perceptível nas músicas de Chico Buarque.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cronica_bye_bye_Brasil_feijoada completa_pivete_a_melopoetica do cotidiano em letras de músicas de Chico Buarque.pdf825.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.